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Título: Rowahtuze : resistência e protagonismo indígena na educação pública do Distrito Federal
Autor(es): Marinho, Elizandio de Aquino
Orientador(es): Oliveira, Alessandro Roberto de
Assunto: Protagonismo indígena
Povos indígenas - educação
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Interculturalidade
Práticas pedagógicas
Data de publicação: 16-Dez-2024
Referência: MARINHO, ELIZANDIO DE AQUINO. Rowahtuze: resistência e protagonismo indígena na educação pública do Distrito Federal. 2024. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Apesar da implementação da Lei nº 11.645/2008, que, a nível nacional, obriga o ensino de História e Cultura Indígena nas escolas e da Portaria nº 279/2018, que estabelece regras para a escolarização indígena no âmbito da Secretaria de Estado Educação do Distrito Federal, até então, o que vigora na maioria das escolas públicas do DF são práticas pedagógicas mais integracionistas que inclusivas. Salvo algumas exceções, as questões raciais e étnicas costumam aparecer nos Projetos Político-Pedagógicos das escolas como temas transversais e não como uma questão central de conhecimento, poder e identidade. Neste sentido, através do diálogo com intelectuais, artistas e educadores indígenas residentes na sede da capital federal que já desenvolvem trabalhos relacionados ao ensino da História e Cultura Indígena e Educação para as Relações Étnico-Raciais na Educação Básica da rede pública da unidade da federação, esta pesquisa tem como objetivo identificar lacunas e sugerir possíveis caminhos para uma educação que comtemple de fato o protagonismo indígena na educação pública do DF.
Abstract: Despite the implementation of Law No. 11,645/2008, which nationally mandates the teaching of Indigenous History and Culture in schools, and Ordinance No. 279/2018, which establishes rules for Indigenous education under the Secretariat of Education of the Federal District, what still prevails in most public schools in the Federal District are pedagogical practices that are more integrationist than inclusive. With a few exceptions, racial and ethnic issues tend to appear in the schools' Political-Pedagogical Projects as cross-cutting themes rather than as a central issue of knowledge, power, and identity. In this sense, through dialogue with Indigenous intellectuals, artists, and educators residing in the capital who are already working on projects related to the teaching of Indigenous History and Culture and Education for Ethnic-Racial Relations in Basic Education within the public network of the Federal District, this research aims to identify gaps and suggest possible paths for an education that truly embraces Indigenous protagonism in the public education system of the Federal District.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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