Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Alessandro Roberto de | pt_BR |
dc.contributor.author | Marinho, Elizandio de Aquino | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T15:10:46Z | - |
dc.date.available | 2024-12-17T15:10:46Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-27 | - |
dc.identifier.citation | MARINHO, ELIZANDIO DE AQUINO. Rowahtuze: resistência e protagonismo indígena na educação pública do Distrito Federal. 2024. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51176 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Apesar da implementação da Lei nº 11.645/2008, que, a nível nacional, obriga o ensino
de História e Cultura Indígena nas escolas e da Portaria nº 279/2018, que estabelece regras
para a escolarização indígena no âmbito da Secretaria de Estado Educação do Distrito
Federal, até então, o que vigora na maioria das escolas públicas do DF são práticas
pedagógicas mais integracionistas que inclusivas. Salvo algumas exceções, as questões
raciais e étnicas costumam aparecer nos Projetos Político-Pedagógicos das escolas como
temas transversais e não como uma questão central de conhecimento, poder e identidade.
Neste sentido, através do diálogo com intelectuais, artistas e educadores indígenas
residentes na sede da capital federal que já desenvolvem trabalhos relacionados ao ensino
da História e Cultura Indígena e Educação para as Relações Étnico-Raciais na Educação
Básica da rede pública da unidade da federação, esta pesquisa tem como objetivo
identificar lacunas e sugerir possíveis caminhos para uma educação que comtemple de
fato o protagonismo indígena na educação pública do DF. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Rowahtuze : resistência e protagonismo indígena na educação pública do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Protagonismo indígena | pt_BR |
dc.subject.keyword | Povos indígenas - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Despite the implementation of Law No. 11,645/2008, which nationally mandates the
teaching of Indigenous History and Culture in schools, and Ordinance No. 279/2018,
which establishes rules for Indigenous education under the Secretariat of Education of the
Federal District, what still prevails in most public schools in the Federal District are
pedagogical practices that are more integrationist than inclusive. With a few exceptions,
racial and ethnic issues tend to appear in the schools' Political-Pedagogical Projects as
cross-cutting themes rather than as a central issue of knowledge, power, and identity. In
this sense, through dialogue with Indigenous intellectuals, artists, and educators residing
in the capital who are already working on projects related to the teaching of Indigenous
History and Culture and Education for Ethnic-Racial Relations in Basic Education within
the public network of the Federal District, this research aims to identify gaps and suggest
possible paths for an education that truly embraces Indigenous protagonism in the public
education system of the Federal District. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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