http://repositorio.unb.br/handle/10482/51173
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AldenoraConceicaoDeMacedo_TESE.pdf | 3,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O curso de pedagogia no Brasil : uma análise reconstrutiva interseccional dos condicionantes de acesso à educação superior |
Autor(es): | Macedo, Aldenora Conceição de |
Orientador(es): | Devechi, Catia Piccolo Viero |
Assunto: | Justiça social Hermenêutica reconstrutiva Educação superior Pedagogia Interseccionalidade |
Data de publicação: | 16-Dez-2024 |
Data de defesa: | 20-Set-2024 |
Referência: | MACEDO, Aldenora Conceição de. O curso de pedagogia no Brasil: uma análise reconstrutiva interseccional dos condicionantes de acesso à educação superior. 2024. 344 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Esta pesquisa parte do seguinte problema: como as intersecções dos marcadores sociais de gênero, raça e classe determinam o ingresso das e dos estudantes ao curso de pedagogia em instituições públicas ou privadas do DF? Para alcançar respostas, delimitamos os seguintes objetivos específicos: a) Identificar quem são as e os estudantes dos cursos pedagogia públicos e privados sob a perspectiva de gênero, raça e classe; b) Conhecer as motivações e/ou condições que levam as e os estudantes das instituições públicas e das privadas à escolha pelo curso de pedagogia; c) Entender como o ingresso das e dos estudantes aos cursos de pedagogia em instituições públicas ou privadas se relaciona com as políticas públicas educacionais afirmativas e de inclusão social; d) Interpretar e reconstruir a relação entre o processo histórico de exclusão social de gênero, raça e classe no país e o curso de pedagogia. Articulamos a hermenêutica na perspectiva reconstrutiva de Habermas à interseccionalidade, estudada por meio de autoras como Heleieth Saffioti, Lélia Gonzalez, Ângela Davis, bell hooks, Audre Lorde, e, Patrícia Hill Collins, e, discutimos a justiça social, por ser base da interseccionalidade, por meio da conceituação democrática bi/tridimensional de Nancy Fraser. Assim, realizamos contextualizações históricas, culturais e políticas sobre questões importantes, como o surgimento da educação superior no país, o atravessamento da relação público e privado, os diferentes momentos históricos e os sistemas de governo neles estabelecidos. Demos atenção especial ao curso de pedagogia, discutindo sua formação organizacional e humana, desde a instituição até os momentos atuais. A pesquisa empírica foi realizada tendo como fonte o curso de pedagogia, modalidade presencial, de quatro IES do Distrito Federal, duas públicas e duas privadas. A produção dos dados foi realizada por meio de questionários aplicados a 97 estudantes e as análises foram empreendidas com base na hermenêutica reconstrutiva e nas compreensões interseccionais da matriz de dominação de Patrícia Hill Collins. Finalizamos com a tese de que as intersecções dos sistemas de poder, patriarcado, racismo e capitalismo, constituem seres e, no caso das(os) discentes de pedagogia, as(os) posiciona no campo da desvalorização social, cultural e política. Determinadas(os) ao curso pelo gênero desvalorizado – mulheres, feminino; pela raça desumanizada, as pessoas negras – com destaque para os homens que estão caminhando mais ao lado das mulheres nas ocupações tidas como femininas; e, pela classe social desprestigiada, dizendo respeito, sobretudo, à questão econômica e cultural das(os) discentes e que, em nossa pesquisa, foi o fator potencializador para a maioria das(os) negras(os) estar na rede privada. Nesse sentido, também foram desvelados dois diferentes subgrupos raciais: um, com melhores condições econômicas e culturais, o das pessoas negras que chegam à universidade pública, e, outro, contrário ao primeiro, com menos possibilidades, ao qual as cotas não alcançam e estão presentes na rede privada. Coletividades bivalentes que demandam articulação intersetorial de políticas públicas que visem tanto correção das desigualdades materiais, ou da injustiça econômica, quanto da dominação cultural, ou seja, uma justiça social democrática configurada pela união de redistribuição e reconhecimento, para fins de transformação social. |
Abstract: | This research stems from the following problem: how do the intersections of social markers such as gender, race, and class determine the admission of students to the pedagogy course in public or private institutions in the Federal District (DF)? To find answers, we established the following specific objectives: a) Identify who the students in public and private pedagogy courses are from the perspective of gender, race, and class; b) Understand the motivations and/or conditions that lead students from public and private institutions to choose the pedagogy course; c) Comprehend how the admission of students to pedagogy courses in public or private institutions relates to affirmative educational public policies and social inclusion; d) Interpret and reconstruct the relationship between the historical process of social exclusion based on gender, race, and class in the country and the pedagogy course. We articulate Habermas's reconstructive hermeneutics with intersectionality, studied through authors like Heleieth Saffioti, Lélia Gonzalez, Angela Davis, bell hooks, Audre Lorde, and Patricia Hill Collins, and discuss social justice, as it forms the basis of intersectionality, through Nancy Fraser's bi/tridimensional democratic conceptualization. Thus, we provide historical, cultural, and political contextualizations on important issues, such as the emergence of higher education in the country, the intersection between public and private relations, different historical moments, and the systems of government established within them. We paid special attention to the pedagogy course, discussing its organizational and human formation from its inception to the present day. The empirical research was conducted with a focus on the face-to-face pedagogy course at four higher education institutions in the Federal District, two public and two private. Data production was carried out through questionnaires applied to 97 students, and the analyses were based on reconstructive hermeneutics and the intersectional understandings of Patricia Hill Collins's matrix of domination. We conclude with the thesis that the intersections of power systems—patriarchy, racism, and capitalism—constitute the subjects, and in the case of pedagogy students, position them within the field of social, cultural, and political devaluation. Determined to the course by devalued gender—women, femininity; by dehumanized race, black people—with an emphasis on men who are increasingly occupying roles considered feminine alongside women; and by the underprivileged social class, especially regarding the economic and cultural issues of the students, which in our research was the potential factor for the majority of black students to be in the private network. In this sense, two different racial subgroups were also unveiled: one, with a more privileged class, of black people who reach public universities, and another, with fewer economic and cultural resources, which quotas do not reach and are present in the private network. Bivalent collectivities that demand an intersectoral articulation of public policies aimed at correcting both material inequalities, or economic injustice, and cultural domination, i.e., a democratic social justice configured by the union of redistribution and recognition, for the purpose of social transformation. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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