Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Devechi, Catia Piccolo Viero | pt_BR |
dc.contributor.author | Macedo, Aldenora Conceição de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T15:10:42Z | - |
dc.date.available | 2024-12-17T15:10:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-20 | - |
dc.identifier.citation | MACEDO, Aldenora Conceição de. O curso de pedagogia no Brasil: uma análise reconstrutiva interseccional dos condicionantes de acesso à educação superior. 2024. 344 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51173 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa parte do seguinte problema: como as intersecções dos marcadores sociais de
gênero, raça e classe determinam o ingresso das e dos estudantes ao curso de pedagogia em
instituições públicas ou privadas do DF? Para alcançar respostas, delimitamos os seguintes
objetivos específicos: a) Identificar quem são as e os estudantes dos cursos pedagogia públicos
e privados sob a perspectiva de gênero, raça e classe; b) Conhecer as motivações e/ou condições
que levam as e os estudantes das instituições públicas e das privadas à escolha pelo curso de
pedagogia; c) Entender como o ingresso das e dos estudantes aos cursos de pedagogia em
instituições públicas ou privadas se relaciona com as políticas públicas educacionais afirmativas
e de inclusão social; d) Interpretar e reconstruir a relação entre o processo histórico de exclusão
social de gênero, raça e classe no país e o curso de pedagogia. Articulamos a hermenêutica na
perspectiva reconstrutiva de Habermas à interseccionalidade, estudada por meio de autoras
como Heleieth Saffioti, Lélia Gonzalez, Ângela Davis, bell hooks, Audre Lorde, e, Patrícia Hill
Collins, e, discutimos a justiça social, por ser base da interseccionalidade, por meio da
conceituação democrática bi/tridimensional de Nancy Fraser. Assim, realizamos
contextualizações históricas, culturais e políticas sobre questões importantes, como o
surgimento da educação superior no país, o atravessamento da relação público e privado, os
diferentes momentos históricos e os sistemas de governo neles estabelecidos. Demos atenção
especial ao curso de pedagogia, discutindo sua formação organizacional e humana, desde a
instituição até os momentos atuais. A pesquisa empírica foi realizada tendo como fonte o curso
de pedagogia, modalidade presencial, de quatro IES do Distrito Federal, duas públicas e duas
privadas. A produção dos dados foi realizada por meio de questionários aplicados a 97
estudantes e as análises foram empreendidas com base na hermenêutica reconstrutiva e nas
compreensões interseccionais da matriz de dominação de Patrícia Hill Collins. Finalizamos
com a tese de que as intersecções dos sistemas de poder, patriarcado, racismo e capitalismo,
constituem seres e, no caso das(os) discentes de pedagogia, as(os) posiciona no campo da
desvalorização social, cultural e política. Determinadas(os) ao curso pelo gênero desvalorizado
– mulheres, feminino; pela raça desumanizada, as pessoas negras – com destaque para os
homens que estão caminhando mais ao lado das mulheres nas ocupações tidas como femininas;
e, pela classe social desprestigiada, dizendo respeito, sobretudo, à questão econômica e cultural
das(os) discentes e que, em nossa pesquisa, foi o fator potencializador para a maioria das(os)
negras(os) estar na rede privada. Nesse sentido, também foram desvelados dois diferentes
subgrupos raciais: um, com melhores condições econômicas e culturais, o das pessoas negras
que chegam à universidade pública, e, outro, contrário ao primeiro, com menos possibilidades,
ao qual as cotas não alcançam e estão presentes na rede privada. Coletividades bivalentes que
demandam articulação intersetorial de políticas públicas que visem tanto correção das
desigualdades materiais, ou da injustiça econômica, quanto da dominação cultural, ou seja, uma
justiça social democrática configurada pela união de redistribuição e reconhecimento, para fins
de transformação social. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O curso de pedagogia no Brasil : uma análise reconstrutiva interseccional dos condicionantes de acesso à educação superior | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Justiça social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hermenêutica reconstrutiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interseccionalidade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research stems from the following problem: how do the intersections of social markers
such as gender, race, and class determine the admission of students to the pedagogy course in
public or private institutions in the Federal District (DF)? To find answers, we established the
following specific objectives: a) Identify who the students in public and private pedagogy
courses are from the perspective of gender, race, and class; b) Understand the motivations
and/or conditions that lead students from public and private institutions to choose the pedagogy
course; c) Comprehend how the admission of students to pedagogy courses in public or private
institutions relates to affirmative educational public policies and social inclusion; d) Interpret
and reconstruct the relationship between the historical process of social exclusion based on
gender, race, and class in the country and the pedagogy course. We articulate Habermas's
reconstructive hermeneutics with intersectionality, studied through authors like Heleieth
Saffioti, Lélia Gonzalez, Angela Davis, bell hooks, Audre Lorde, and Patricia Hill Collins, and
discuss social justice, as it forms the basis of intersectionality, through Nancy Fraser's
bi/tridimensional democratic conceptualization. Thus, we provide historical, cultural, and
political contextualizations on important issues, such as the emergence of higher education in
the country, the intersection between public and private relations, different historical moments,
and the systems of government established within them. We paid special attention to the
pedagogy course, discussing its organizational and human formation from its inception to the
present day. The empirical research was conducted with a focus on the face-to-face pedagogy
course at four higher education institutions in the Federal District, two public and two private.
Data production was carried out through questionnaires applied to 97 students, and the analyses
were based on reconstructive hermeneutics and the intersectional understandings of Patricia
Hill Collins's matrix of domination. We conclude with the thesis that the intersections of power
systems—patriarchy, racism, and capitalism—constitute the subjects, and in the case of
pedagogy students, position them within the field of social, cultural, and political devaluation.
Determined to the course by devalued gender—women, femininity; by dehumanized race, black
people—with an emphasis on men who are increasingly occupying roles considered feminine
alongside women; and by the underprivileged social class, especially regarding the economic
and cultural issues of the students, which in our research was the potential factor for the majority
of black students to be in the private network. In this sense, two different racial subgroups were
also unveiled: one, with a more privileged class, of black people who reach public universities,
and another, with fewer economic and cultural resources, which quotas do not reach and are
present in the private network. Bivalent collectivities that demand an intersectoral articulation
of public policies aimed at correcting both material inequalities, or economic injustice, and
cultural domination, i.e., a democratic social justice configured by the union of redistribution
and recognition, for the purpose of social transformation. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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