http://repositorio.unb.br/handle/10482/51146
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SuzanaRegiaOliveiraBarbosaSilva_DISSERT.pdf | 2,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Currículo para a educação de jovens, adultos e idosos : reflexões e desafios a partir de um estudo de caso no Distrito Federal (2022-2024) |
Autor(es): | Silva, Suzana Régia Oliveira Barbosa |
Orientador(es): | Silva, Francisco Thiago |
Assunto: | Educação de jovens e adultos Idosos - educação Estudo de caso Currículo educacional Educação de jovens e adultos - Distrito Federal (Brasil) |
Data de publicação: | 10-Dez-2024 |
Data de defesa: | 9-Set-2024 |
Referência: | SILVA, Suzana Régia Oliveira Barbosa. Currículo para a educação de jovens, adultos e idosos: reflexões e desafios a partir de um estudo de caso no Distrito Federal (2022-2024). 2024. 175 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | A Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) é uma política importante para promover a igualdade de oportunidades e reduzir as diferenças sociais no país. Muitos indivíduos enfrentam desafios para concluir seus estudos na idade regular, sejam por motivos sociais, econômicos ou pessoais. A EJAI oferece a essas pessoas a chance de retomar os estudos, melhorar suas perspectivas de emprego e contribuir para o seu crescimento pessoal e melhoria na qualidade de vida. Dito isto, a presente dissertação analisou a estrutura do currículo, nos níveis prescrito e praticado na EJAI em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. Para isso, discorremos sobre sua trajetória histórica, políticas públicas, legislação educacional, formação dos professores e o currículo ao nível nacional e local. A relevância do estudo surge, sobretudo, a partir das incertezas sobre a eficácia do currículo atual. O problema central da pesquisa foi investigar: como se estrutura o currículo, nos níveis prescrito e praticado, na Educação de jovens, adultos e idosos (EJAI) em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal? Como pressuposto inicial de investigação, o foco foi o aparente desinteresse em adequar um currículo específico para a EJAI. Adotamos a metodologia de natureza básica, de objetivo exploratório, com abordagem qualitativa, utilizando o método de estudo de caso único (Yin, 2015), com aproximações com o método do Materialismo Histórico Dialético (Frigotto, 1991; Triviños, 2019). Optamos por realizar nossa pesquisa em uma escola da Coordenação Regional de Ensino (CRE) da Ceilândia, que atende o Ensino Médio e a modalidade da EJAI. A abordagem teórica foi a Pedagogia histórico-crítica de Saviani (2012). Utilizamos os procedimentos técnicos de revisão bibliográfica e pesquisa documental. A entrevista semiestruturada foi realizada com três professores (um por segmento) e três educadores da equipe de direção (vice-diretor, supervisor e coordenador pedagógicos), abordando as demandas do estudo em relação aos seguintes eixos teóricos e respectivos autores: I. Percurso histórico e marcos legais da EJAI (Aranha, 2006; Di Pierro, 2000), II. Formação dos professores da EJAI (Arroyo, 2006; Soares, 2011), III. O currículo da EJAI (Saviani, 2016; Silva, 2021). Os principais resultados alcançados incluem categorias de análise surgidas, de forma ontológica e derivada, como: o currículo para a EJAI, os aspectos intrínsecos da EJAI e a relevância da formação docente para a EJAI. As unidades de registro capturadas foram: as características dos alunos da EJAI, o currículo e a EJAI, a formação docente inicial e contínua. A pesquisa revelou ainda que o currículo da EJAI precisa ter significado e ir além da prescrição. Os resultados desta pesquisa mostram pontos relevantes a partir das entrevistas, como os professores reconhecem a necessidade de modelar o que está no currículo prescrito para atingir a aprendizagem dos estudantes, mas não participam ativamente como protagonistas na elaboração deste currículo. Essa questão ainda permanece no percurso histórico da EJAI. Embora a investigação não esgote as discussões em torno dos objetivos propostos, ela revela interesses de quem compõe o currículo. É necessário atenção em relação ao currículo como uma ferramenta de poder na educação que pode ampliar ou limitar as oportunidades, definir os conhecimentos ou mesmo oprimir os estudantes, mas também promover a sua emancipação. |
Abstract: | Education for Young People, Adults, and the Elderly (EJAI) is the important policies to promote equal opportunities and reduce social differences in the country. Many individuals face challenges in completing their studies at the regular age, whether for social, economic or personal reasons. EJAI offers these individuals the chance to resume their studies, improve their employment prospects and contribute to their personal growth and improvement in their quality of life. That said, this dissertation analyzed the structure of the curriculum, at the levels prescribed and practiced in EJAI in a public school in the Federal District. To this end, we discussed its historical trajectory, public policies, educational legislation, teacher training and the curriculum at the national and local levels. The relevance of the study arises, above all, from the uncertainties about the effectiveness of the current curriculum. The central problem of the research was to investigate: how is the curriculum structured, at the levels prescribed and practiced, in Education for Young People, Adults and the Elderly (EJAI) in a public school in the Federal District? As an initial research premise, the focus was the apparent lack of interest in adapting a specific curriculum for EJAI. We adopted a basic methodology, with an exploratory objective, with a qualitative approach, using the single case study method (Yin, 2015), with approximations to the method of Dialectical Historical Materialism (Frigotto, 1991; Triviños, 2019). We chose to conduct our research in a school of the Regional Education Coordination (CRE) of Ceilândia, which serves High School and the EJAI modality. The theoretical approach was Saviani's Historical-Critical Pedagogy (2012). We used the technical procedures of bibliographic review and documentary research. The semi-structured interview was conducted with three teachers (one per segment) and three educators from the management team (vice-principal, supervisor and pedagogical coordinator), addressing the demands of the study in relation to the following theoretical axes and respective authors: I. History of EJAI (Aranha, 2006; Di Pierro, 2000), II. Training of EJAI teachers (Arroyo, 2006; Soares, 2011), III. The EJAI curriculum (Saviani, 2016; Silva, 2021). The main results achieved include categories of analysis that emerged, in an ontological and derived way, such as: the curriculum for EJAI, the intrinsic aspects of EJAI and the relevance of teacher training for EJAI. The recording units captured were: the characteristics of EJAI students, the curriculum and EJAI, initial and continuous teacher training. The research also revealed that the EJAI curriculum needs to have meaning and go beyond prescription. The results of this research show relevant points from the interviews, such as how teachers recognize the need to model what is in the prescribed curriculum to achieve student learning, but do not actively participate as protagonists in the development of this curriculum. This issue still remains in the historical path of EJAI. Although the investigation does not exhaust the discussions around the proposed objectives, it reveals interests of those who compose the curriculum. Attention is needed in relation to the curriculum as a tool of power in education that can expand or limit opportunities, define knowledge or even oppress students, but also promote their emancipation. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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