Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Francisco Thiago | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Suzana Régia Oliveira Barbosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-10T16:37:39Z | - |
dc.date.available | 2024-12-10T16:37:39Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-10 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-09 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Suzana Régia Oliveira Barbosa. Currículo para a educação de jovens, adultos e idosos: reflexões e desafios a partir de um estudo de caso no Distrito Federal (2022-2024). 2024. 175 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51146 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) é uma política importante para promover a
igualdade de oportunidades e reduzir as diferenças sociais no país. Muitos indivíduos enfrentam
desafios para concluir seus estudos na idade regular, sejam por motivos sociais, econômicos ou
pessoais. A EJAI oferece a essas pessoas a chance de retomar os estudos, melhorar suas
perspectivas de emprego e contribuir para o seu crescimento pessoal e melhoria na qualidade
de vida. Dito isto, a presente dissertação analisou a estrutura do currículo, nos níveis prescrito
e praticado na EJAI em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. Para isso,
discorremos sobre sua trajetória histórica, políticas públicas, legislação educacional, formação
dos professores e o currículo ao nível nacional e local. A relevância do estudo surge, sobretudo,
a partir das incertezas sobre a eficácia do currículo atual. O problema central da pesquisa foi
investigar: como se estrutura o currículo, nos níveis prescrito e praticado, na Educação de
jovens, adultos e idosos (EJAI) em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal?
Como pressuposto inicial de investigação, o foco foi o aparente desinteresse em adequar um
currículo específico para a EJAI. Adotamos a metodologia de natureza básica, de objetivo
exploratório, com abordagem qualitativa, utilizando o método de estudo de caso único (Yin,
2015), com aproximações com o método do Materialismo Histórico Dialético (Frigotto, 1991;
Triviños, 2019). Optamos por realizar nossa pesquisa em uma escola da Coordenação Regional
de Ensino (CRE) da Ceilândia, que atende o Ensino Médio e a modalidade da EJAI. A
abordagem teórica foi a Pedagogia histórico-crítica de Saviani (2012). Utilizamos os
procedimentos técnicos de revisão bibliográfica e pesquisa documental. A entrevista
semiestruturada foi realizada com três professores (um por segmento) e três educadores da
equipe de direção (vice-diretor, supervisor e coordenador pedagógicos), abordando as
demandas do estudo em relação aos seguintes eixos teóricos e respectivos autores: I. Percurso
histórico e marcos legais da EJAI (Aranha, 2006; Di Pierro, 2000), II. Formação dos professores
da EJAI (Arroyo, 2006; Soares, 2011), III. O currículo da EJAI (Saviani, 2016; Silva, 2021).
Os principais resultados alcançados incluem categorias de análise surgidas, de forma ontológica
e derivada, como: o currículo para a EJAI, os aspectos intrínsecos da EJAI e a relevância da
formação docente para a EJAI. As unidades de registro capturadas foram: as características dos
alunos da EJAI, o currículo e a EJAI, a formação docente inicial e contínua. A pesquisa revelou
ainda que o currículo da EJAI precisa ter significado e ir além da prescrição. Os resultados desta
pesquisa mostram pontos relevantes a partir das entrevistas, como os professores reconhecem
a necessidade de modelar o que está no currículo prescrito para atingir a aprendizagem dos
estudantes, mas não participam ativamente como protagonistas na elaboração deste currículo.
Essa questão ainda permanece no percurso histórico da EJAI. Embora a investigação não esgote
as discussões em torno dos objetivos propostos, ela revela interesses de quem compõe o
currículo. É necessário atenção em relação ao currículo como uma ferramenta de poder na
educação que pode ampliar ou limitar as oportunidades, definir os conhecimentos ou mesmo
oprimir os estudantes, mas também promover a sua emancipação. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Currículo para a educação de jovens, adultos e idosos : reflexões e desafios a partir de um estudo de caso no Distrito Federal (2022-2024) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Idosos - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudo de caso | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Education for Young People, Adults, and the Elderly (EJAI) is the important policies to promote
equal opportunities and reduce social differences in the country. Many individuals face
challenges in completing their studies at the regular age, whether for social, economic or
personal reasons. EJAI offers these individuals the chance to resume their studies, improve their
employment prospects and contribute to their personal growth and improvement in their quality
of life. That said, this dissertation analyzed the structure of the curriculum, at the levels
prescribed and practiced in EJAI in a public school in the Federal District. To this end, we
discussed its historical trajectory, public policies, educational legislation, teacher training and
the curriculum at the national and local levels. The relevance of the study arises, above all, from
the uncertainties about the effectiveness of the current curriculum. The central problem of the
research was to investigate: how is the curriculum structured, at the levels prescribed and
practiced, in Education for Young People, Adults and the Elderly (EJAI) in a public school in
the Federal District? As an initial research premise, the focus was the apparent lack of interest
in adapting a specific curriculum for EJAI. We adopted a basic methodology, with an
exploratory objective, with a qualitative approach, using the single case study method (Yin,
2015), with approximations to the method of Dialectical Historical Materialism (Frigotto, 1991;
Triviños, 2019). We chose to conduct our research in a school of the Regional Education
Coordination (CRE) of Ceilândia, which serves High School and the EJAI modality. The
theoretical approach was Saviani's Historical-Critical Pedagogy (2012). We used the technical
procedures of bibliographic review and documentary research. The semi-structured interview
was conducted with three teachers (one per segment) and three educators from the management
team (vice-principal, supervisor and pedagogical coordinator), addressing the demands of the
study in relation to the following theoretical axes and respective authors: I. History of EJAI
(Aranha, 2006; Di Pierro, 2000), II. Training of EJAI teachers (Arroyo, 2006; Soares, 2011),
III. The EJAI curriculum (Saviani, 2016; Silva, 2021). The main results achieved include
categories of analysis that emerged, in an ontological and derived way, such as: the curriculum
for EJAI, the intrinsic aspects of EJAI and the relevance of teacher training for EJAI. The
recording units captured were: the characteristics of EJAI students, the curriculum and EJAI,
initial and continuous teacher training. The research also revealed that the EJAI curriculum
needs to have meaning and go beyond prescription. The results of this research show relevant
points from the interviews, such as how teachers recognize the need to model what is in the
prescribed curriculum to achieve student learning, but do not actively participate as protagonists
in the development of this curriculum. This issue still remains in the historical path of EJAI.
Although the investigation does not exhaust the discussions around the proposed objectives, it
reveals interests of those who compose the curriculum. Attention is needed in relation to the
curriculum as a tool of power in education that can expand or limit opportunities, define
knowledge or even oppress students, but also promote their emancipation. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|