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dc.contributor.advisorDantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Albertopt_BR
dc.contributor.authorGontijo, Sintia Matiaspt_BR
dc.date.accessioned2024-12-10T16:37:39Z-
dc.date.available2024-12-10T16:37:39Z-
dc.date.issued2024-12-10-
dc.date.submitted2024-09-05-
dc.identifier.citationGONTIJO, Sintia Matias. A atividade pedagógica de professores do AEE em sala de recursos generalista dos anos finais do Ensino Fundamental. 2024. 204 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51145-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo refere-se à “atividade pedagógica de professores do AEE em sala de recursos generalista dos anos finais do Ensino Fundamental”. Partindo da questão problema, indaga-se: como ocorre a atividade pedagógica do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE)? O questionamento levou ao objetivo geral, que foi analisar a atividade pedagógica do professor do Atendimento Educacional Especializado na sala de recursos generalista em confluência com os professores regentes do ensino regular. A metodologia constitui-se de natureza qualitativa numa aproximação a Teoria Crítica. Os sujeitos da pesquisa são docentes do Atendimento Educacional Especializado atuantes na área de ciências humanas/linguagens, que compõem as salas de recursos generalistas das escolas públicas, e os professores regentes do ensino regular das respectivas escolas do AEE da área de humanas, vinculadas à Coordenação Regional de Ensino (CRE) do Paranoá/Itapoã. A pesquisa documental visa analisar os elementos que compõem a história acadêmica do docente, respeitando suas limitações na sua formação e averiguando quais são os saberes presentes e necessários a sua atividade no serviço educativo do AEE. No intuito de traduzir os dados, utilizou-se a análise de discurso crítica (ADC). A fundamentação teórica está pautada nos estudos teóricos de Charlot (2007), Dantas (2001, 2003, 2007), Franco (2007, 2008, 2012, 2017), Tardif (1991, 2000, 2002, 2008), Mantoan (2003, 2007), Pimenta (1995, 1999, 2012), entre outros. Os documentos são a Orientação Pedagógica da Educação Especial do Distrito Federal (2010), as legislações sobre o Atendimento Educacional Especializado e outros. Os resultados apontam para uma pesquisa capaz de contemplar a importância dos saberes pedagógicos para a prática pedagógica do profissional do AEE e para o processo de escolarização do estudante atendido. Com a relevância do estudo, pretende-se contribuir para a reflexão sobre o papel do profissional do AEE em confluência com os professores do ensino regular. No que diz respeito aos saberes pedagógicos necessários à atividade pedagógica da docência na sala de recursos generalista para o adequado processo de ensino e aprendizagem, concluiu-se que sua atuação é de extrema relevância para que o professor regente apresente resultados positivos em lidar com a aprendizagem do aluno público-alvo deste serviço educativo.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA atividade pedagógica de professores do AEE em sala de recursos generalista dos anos finais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.subject.keywordDocentespt_BR
dc.subject.keywordSaberes pedagógicospt_BR
dc.subject.keywordSalas de recursos generalistaspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study refers to the “pedagogical activity of Specialized Educational Assessment (AEE) teachers in a generalist resource room in the final years of Elementary School”. Starting from the problem question, the question is: how does the pedagogical activity of the Specialized Educational Assessment (AEE) teacher occur? The questioning led to the general objective, which was to analyze the pedagogical activity of the Specialized Educational Assessment teacher in the generalist resource room in conjunction with the regular education teachers. The methodology is qualitative in nature, approaching Critical Theory. The subjects of the research are teachers from the Specialized Educational Assessment service working in the area of human sciences/languages, who make up the generalist resource rooms of public schools, and the regular teaching teachers from the respective AEE schools in the humanities area, linked to the Regional Coordination of Education (CRE) of Paranoá/Itapoã. The research aims to analyze the elements that make up the teacher's academic history, respecting their limitations in their training and investigating what knowledge is present and necessary for their activity in the AEE educational service. In order to translate the data, critical discourse analysis (ACD) was used. The theoretical foundation is based on the theoretical studies of Charlot (2007), Dantas (2001, 2003, 2007), Franco (2007, 2008, 2012, 2017), Tardif (1991, 2000, 2002, 2008), Mantoan (2003, 2007), Pimenta (1995, 1999, 2012), among others. The documents used are the Pedagogical Guidance for Special Education of Distrito Federal (2010), the legislation on Specialized Educational Assistance, and others. The results point to research capable of contemplating the importance of pedagogical knowledge for the pedagogical practice of AEE professionals and for the schooling process of the student served. With the relevance of the study, it is intended to contribute to the reflection on the role of the AEE professional in conjunction with regular education teachers. With regard to the pedagogical knowledge necessary for the pedagogical activity of teaching in the generalist resource room for the adequate teaching and learning process, it was concluded that their performance is extremely important for the leading teacher to present positive results in dealing with learning of the target student of this educational service.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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