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Title: Metodologia problematizadora na perspectiva da pedagogia histórico-crítica : uma inovação curricular na formação docente em pedagogia na Universidade de Brasília
Authors: Gontijo, Aldriana Azevedo
Orientador(es):: Machado, Liliane Campos
Assunto:: Professores - formação
Pedagogia histórico-crítica
Currículos
Issue Date: 10-Dec-2024
Citation: GONTIJO, Aldriana Azevedo. Metodologia problematizadora na perspectiva da pedagogia histórico-crítica: uma inovação curricular na formação docente em pedagogia na Universidade de Brasília. 2024. 284 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Abstract: Esta tese integra-se à linha de pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE-UnB), sob orientação da Prof.ª Dra. Liliane Campos Machado, bem como compõe o corpo de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Grupo de Estudo e Pesquisa: Formação, Currículo, Tecnologias e Inovação- GEPFOCTI da FE-UnB. Partindo do pressuposto de que as transformações sociais têm exigido reflexões incisivas à educação quanto aos processos de ensino-aprendizagem relativos à formação docente e impelindo as Instituições de Ensino Superior - IES a buscarem metodologias inovadoras capazes de promoverem a construção do conhecimento vinculada à realidade social, este estudo apresentou a propositura da Metodologia Problematizadora a partir do método da Pedagogia Histórico-Crítica (Saviani, 2012a; 2001). A investigação ancora-se no seguinte problema de pesquisa: quais as possibilidades da Metodologia Problematizadora na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica como uma inovação para a formação docente no curso de Pedagogia da Universidade de Brasília-UnB? O objetivo geral é adotar e desvelar as possibilidades da Metodologia Problematizadora na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica como uma inovação para a formação docente em curso de Pedagogia na UnB. Para tanto, buscou por meio do estado do conhecimento uma aproximação do cognoscível sobre uma Metodologia Problematizadora a partir da Pedagogia Histórico-Crítica como uma inovação curricular na formação docente, ou seja, o que se produziu de trabalhos de pesquisas em âmbito nacional sobre a temática. Nesse sentido, ancorada em uma perspectiva crítica (Pucci, 2007; Saviani, 2001), este estudo percorreu os seguintes procedimentos metodológicos: a pesquisaação (Thiollent,1986) que ocorreu nas dependências da UnB com estudantes do curso de Pedagogia; a pesquisa bibliográfica de obras de referência que compôs os eixos teóricos; o questionário aplicado junto a docentes e estudantes do curso de Pedagogia da UnB; o diário de pesquisa e a análise documental. Compreende-se a Pedagogia Histórico-Crítica como um campo teórico-metodológico que assume em sua natureza a função de orientar a ação educativa, a fim de transformar os sujeitos e a sociedade. A partir dessa compreensão, este estudo apoiouse em três eixos teóricos: 1. Inovação Curricular; 2. Currículo da Formação Docente e 3. método da Pedagogia Histórico Crítica. Portanto, defendeu a Inovação Curricular (Carbonell, 2002; Rivilla, 1990) em uma perspectiva emancipadora (Veiga, 2003), que busca se orientar para o sentido de discutir e refletir, de forma mais ampla e alargada, as atividades das práticas educativas. Dessa forma ela busca dialogar com as necessidades de autonomia e independência dos sujeitos em sociedade, como um processo de transformação crítica e a melhoria do currículo rumo ao avanço dos processos de ensino-aprendizagem dos estudantes e professores. Defendeu, ainda, o Currículo da Formação Docente guiada pela epistemologia da práxis (Sánchez Vásquez, 2007; Curado Silva, 2018), pois esta concebe a relação indissociável da teoria e da prática. Por fim, no terceiro eixo, o método da Pedagogia Histórico-Crítica defendeu que, a partir de seus cinco passos metodológicos (prática social, problematização, instrumentalização, catarse e prática social), é possível compreender a realidade em sua totalidade por meio do trabalho educativo, em uma perspectiva revolucionária (Saviani, 2012a, 2001; Lavoura; Galvão, 2021; Martins, 2019). Portanto, nessa compreensão, considerou-se nesse estudo uma estrutura lógica nomeada de Metodologia Problematizadora, organizada em 10 (dez) etapas que se interconectam como uma possibilidade de conduzir progressivamente à construção e aquisição dos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade no processo educativo. A pesquisa revelou que a Metodologia Problematizadora assumiu um sentido de possibilitar àqueles em formação docente as aprendizagens necessárias para uma atitude propositiva em sua realidade social, posto que a realidade social e os fenômenos que nela ocorrem necessitam ser apreendidos, problematizados e reconfigurados por esses estudantes. As categorias que emergiram da pesquisa foram: a aula, o planejamento do professor e do estudante, o trabalho coletivo, o pensamento crítico, a construção da práxis, a avaliação formativa e a autonomia do estudante na Metodologia Problematizadora. Na busca por uma resposta coesa ao problema de pesquisa deste estudo, conclui-se que promover a formação acadêmica dos docentes por meio da Metodologia Problematizadora carrega a possibilidade de constituir-se em uma inovação curricular, na medida em que está empenhada em estimular o processo de aprendizagem dos estudantes, combinada com o processo de ensino do professor, valorizando desse modo o diálogo entre ambos, assim como o diálogo com os conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade por meio do trabalho educativo, ou seja, os conhecimentos mais elaborados sejam apreendidos pelas atividades complexas do psiquismo humano. Assim pensada, tem-se na Metodologia Problematizadora um caminho que permitirá aos estudantes a construção sólida do conhecimento de maneira autônoma. Contudo, a adoção dessa metodologia deve ser entendida para além de uma dimensão técnica de ensino e aprendizagem, mas como uma metodologia que carrega elementos que propiciem a construção da autonomia dos estudantes para a docência. Portanto, a Metodologia Problematizadora contribuiu para a formação do sujeito e o aprimoramento de suas ações na prática social na qual está inserido.
Abstract: This thesis is part of the research line Teaching Profession, Curriculum and Assessment (PDCA) of the Faculty of Education of the University of Brasília (FE-UnB), under the guidance of Prof. Dr. Liliane Campos Machado, as well as composing the body of research developed within the scope of the Study and Research Group: Training, Curriculum, Technologies and Innovation - GEPFOCTI of FE-UnB. Based on the assumption that social transformations have required incisive reflections on education regarding the teaching-learning processes related to teacher training and pushing Higher Education Institutions - HEIs to seek innovative methodologies capable of promoting the construction of knowledge linked to social reality, This study presented the proposition of the Problematizing Methodology based on the Historical-Critical Pedagogy method (Saviani, 2012a; 2001). The investigation is anchored in the following research problem: what are the possibilities of Problematizing Methodology from the perspective of Historical-Critical Pedagogy as an innovation for teacher training in the Pedagogy course at the University of Brasília-UnB? The general objective is to adopt and reveal the possibilities of Problematizing Methodology from the perspective of Historical-Critical Pedagogy as an innovation for teacher training in a Pedagogy course at UnB. To this end, it sought, through the state of knowledge, an approximation of what is knowable about a Problematizing Methodology based on Historical-Critical Pedagogy as a curricular innovation in teacher training, that is, what was produced from national research work on the subject. In this sense, anchored in a critical perspective (Pucci, 2007; Saviani, 2001), this study covered the following methodological procedures: action research (Thiollent, 1986) that took place on the premises of UnB with students from the Pedagogy course; the bibliographical research of reference works that formed the theoretical axes; the questionnaire applied to teachers and students of the Pedagogy course at UnB; the research diary and document analysis. HistoricalCritical Pedagogy is understood as a theoretical-methodological field that assumes in its nature the function of guiding educational action, in order to transform subjects and society. Based on this understanding, this study was based on three theoretical axes: 1. Curricular Innovation; 2. Teacher Training Curriculum and 3. Critical Historical Pedagogy method. Therefore, he defended Curricular Innovation (Carbonell, 2002; Rivilla, 1990) in an emancipatory perspective (Veiga, 2003), which seeks to orient itself towards discussing and reflecting, in a broader and broader way, the activities of educational practices. In this way, it seeks to dialogue with the needs for autonomy and independence of individuals in society, as a process of critical transformation and improvement of the curriculum towards the advancement of the teachinglearning processes of students and teachers. He also defended the Teacher Training Curriculum guided by the epistemology of praxis (Sánchez Vásquez, 2007; Curado Silva, 2018), as this conceives the inseparable relationship between theory and practice. Finally, in the third axis, the Historical-Critical Pedagogy method argued that, based on its five methodological steps (social practice, problematization, instrumentalization, catharsis and social practice), it is possible to understand reality in its entirety through work educational, from a revolutionary perspective (Saviani, 2012a, 2001; Lavoura; Galvão, 2021; Martins, 2019). Therefore, in this understanding, this study considered a logical structure called Problematizing Methodology, organized into 10 (ten) steps that interconnect as a possibility to progressively lead to the construction and acquisition of knowledge historically produced by humanity in the educational process. The research revealed that the Problematizing Methodology assumed the meaning of enabling those in teacher training to learn necessary for a purposeful attitude in their social reality, given that social reality and the phenomena that occur in it need to be apprehended, problematized and reconfigured by these students. The categories that emerged from the research were: the class, teacher and student planning, collective work, critical thinking, the construction of praxis, formative assessment and student autonomy in the Problematizing Methodology. In the search for a cohesive response to the research problem of this study, it is concluded that promoting the academic training of teachers through the Problematizing Methodology carries the possibility of constituting a curricular innovation, as it is committed to stimulating the process of students' learning, combined with the teacher's teaching process, thus valuing the dialogue between both, as well as the dialogue with the knowledge historically produced by humanity through educational work, that is, the most elaborate knowledge is learned through activities complex aspects of the human psyche. With this in mind, the Problematizing Methodology provides a path that will allow students to build solid knowledge autonomously. However, the adoption of this methodology must be understood beyond a technical dimension of teaching and learning, but as a methodology that carries elements that promote the construction of students' autonomy for teaching. Therefore, the Problematizing Methodology contributed to the formation of the subject and the improvement of their actions in the social practice in which they are inserted.
Résumé: Cette thèse fait partie de la ligne de recherche Profession enseignante, curriculum et évaluation (PDCA) de la Faculté d'éducation de l'Université de Brasilia (FE-UnB), sous la direction du professeur Liliane Campos Machado, ainsi que de la composition du corpus de recherche développé dans le cadre du Groupe d'Etudes et de Recherches : Formation, Curriculum, Technologies et Innovation - GEPFOCTI de la FE-UnB. Partant de l'hypothèse que les transformations sociales ont nécessité des réflexions incisives sur l'éducation concernant les processus d'enseignement-apprentissage liés à la formation des enseignants et poussant les établissements d'enseignement supérieur - EES à rechercher des méthodologies innovantes capables de promouvoir la construction de connaissances liées à la réalité sociale, cette étude a présenté le proposition de la méthodologie problématisante basée sur la méthode de pédagogie historique-critique (Saviani, 2012a ; 2001). L'enquête est ancrée dans la problématique de recherche suivante : quelles sont les possibilités de la méthodologie problématisante du point de vue de la pédagogie historico-critique comme innovation pour la formation des enseignants du cours de pédagogie de l'Université de Brasilia-UnB ? L'objectif général est d'adopter et de révéler les possibilités de la méthodologie problématisante du point de vue de la pédagogie historico-critique en tant qu'innovation pour la formation des enseignants dans un cours de pédagogie à l'UnB. À cette fin, on a cherché, à travers l'état des connaissances, une approximation de ce qui est connaissable d'une méthodologie problématisante basée sur la pédagogie historico-critique en tant qu'innovation curriculaire dans la formation des enseignants, c'est-à-dire ce qui a été produit à partir des travaux de recherche nationaux sur le sujet. . . En ce sens, ancrée dans une perspective critique (Pucci, 2007 ; Saviani, 2001), cette étude a couvert les démarches méthodologiques suivantes : recherche-action (Thiollent, 1986) qui s'est déroulée dans les locaux de l'UnB avec les étudiants du cours de Pédagogie ; la recherche bibliographique des ouvrages de référence qui ont constitué les axes théoriques ; le questionnaire appliqué aux enseignants et aux étudiants du cours de Pédagogie à l'UnB ; le journal de recherche et l’analyse documentaire. La pédagogie historique-critique est comprise comme un domaine théorico-méthodologique qui assume par nature la fonction de guider l'action éducative, afin de transformer les sujets et la société. Partant de cette compréhension, cette étude s'est appuyée sur trois axes théoriques : 1. Innovation curriculaire ; 2. Programme de formation des enseignants et 3. Méthode de pédagogie historique critique. Il a donc défendu l’innovation curriculaire (Carbonell, 2002 ; Rivilla, 1990) dans une perspective émancipatrice (Veiga, 2003), qui cherche à s’orienter vers la discussion et la réflexion, de manière de plus en plus large, des activités des pratiques éducatives. De cette manière, il cherche à dialoguer avec les besoins d'autonomie et d'indépendance des individus dans la société, en tant que processus de transformation critique et d'amélioration du curriculum vers l'avancement des processus d'enseignement-apprentissage des étudiants et des enseignants. Il a également défendu le programme de formation des enseignants guidé par l’épistémologie de la praxis (Sánchez Vásquez, 2007 ; Curado Silva, 2018), car il conçoit la relation indissociable entre théorie et pratique. Enfin, dans le troisième axe, la méthode Pédagogie historique-critique a soutenu que, sur la base de ses cinq étapes méthodologiques (pratique sociale, problématisation, instrumentalisation, catharsis et pratique sociale), il est possible de comprendre la réalité dans sa globalité à travers un travail éducatif, depuis une perspective révolutionnaire (Saviani, 2012a, 2001 ; Lavoura ; Galvão, 2021 ; Martins, 2019). Par conséquent, dans cette compréhension, cette étude a considéré une structure logique appelée Méthodologie Problématisante, organisée en 10 (dix) étapes qui s'interconnectent comme une possibilité de conduire progressivement à la construction et à l'acquisition de connaissances historiquement produites par l'humanité dans le processus éducatif. La recherche a révélé que la méthodologie problématisante avait pour sens de permettre aux enseignants en formation d'acquérir les apprentissages nécessaires à une attitude ciblée dans leur réalité sociale, étant donné que la réalité sociale et les phénomènes qui s'y produisent doivent être appréhendés, problématisés et reconfigurés par ces étudiants. . Les catégories qui ont émergé de la recherche étaient : la classe, la planification de l'enseignant et de l'élève, le travail collectif, la pensée critique, la construction de la praxis, l'évaluation formative et l'autonomie de l'élève dans la méthodologie problématisante. Dans la recherche d'une réponse cohérente au problème de recherche de cette étude, on conclut que la promotion de la formation académique des enseignants à travers la méthodologie problématisante comporte la possibilité de constituer une innovation curriculaire, car elle s'engage à stimuler le processus d'apprentissage des étudiants. , combiné au processus d'enseignement de l'enseignant, valorisant ainsi le dialogue entre les deux, ainsi que le dialogue avec les connaissances historiquement produites par l'humanité à travers le travail éducatif, c'est-à-dire que les connaissances les plus élaborées sont apprises à travers des activités aspects complexes de la psyché humaine. Dans cette optique, la Méthodologie problématisante propose un parcours qui permettra aux étudiants de construire de solides connaissances de manière autonome. Cependant, l'adoption de cette méthodologie doit être comprise au-delà d'une dimension technique de l'enseignement et de l'apprentissage, mais comme une méthodologie qui porte des éléments qui favorisent la construction de l'autonomie des étudiants pour l'enseignement. Ainsi, la Méthodologie Problématisante a contribué à la formation du sujet et à l’amélioration de ses actions dans la pratique sociale dans laquelle il s’insère.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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