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Título: Criança com deficiência e assistência social : uma análise do Programa Criança Feliz a partir das visitas domiciliares
Outros títulos: Child with disability and social assistance : an analysis of the happy child program based on home visits
Niño con discapacidad y asistencia social : un análisis del programa niño feliz basado en visitas domiciliarias
Autor(es): Lima, Lisane Marques
Orientador(es): Barroso, Hayeska Costa
Assunto: Crianças com deficiência
Assistência social
Data de publicação: 9-Dez-2024
Referência: LIMA, Lisane Marques. Criança com deficiência e assistência social: uma análise do programa criança feliz a partir das visitas domiciliares. 2024. 103 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Essa dissertação consiste em uma análise dos documentos institucionais, publicados pelo governo federal entre o período de 2016 a 2022, como estratégia orientadora para execução das visitas domiciliares do Programa Criança Feliz. O Programa foi criado como estratégia de apoio ao desenvolvimento infantil em consonância com o Marco Legal da Primeira Infância, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social, atendendo prioritariamente crianças de zero a seis anos na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. A pesquisa de natureza qualitativa, adota como método o levantamento bibliográfico e análise documental realizada no período de 2022 e 2023, utilizando o uso da técnica de análise de conteúdo. Buscouse analisar em que medida o Programa Criança Feliz pode contribuir na promoção e disseminação dos direitos das crianças com deficiência, aprofundando o estudo, a partir da análise dos documentos com orientações e diretrizes do acompanhamento do PCF às crianças com deficiência e sua relação com a Política Nacional de Assistência Social, observando o processo histórico de lutas sociais dos direitos deste público e sua influência no campo das políticas públicas. A análise revelou que embora o programa seja considerado como uma estratégia inovadora da primeira infância na agenda pública, com potencial capilaridade nos territórios, ainda está limitado a abordagens centradas em conceitos normalizantes e biológicos, evidenciando a lacuna que há sobre a perspectiva do cuidado no contexto social das crianças com deficiência, de modo a percebê-las dentro de um programa de desenvolvimento infantil como forma de ampliar seus direitos materiais e sociais. Revelou-se, ainda, que não há ineditismo sobre a perspectiva do papel da assistência social, visto que este grupo social é público integrante dos serviços já tipificados no âmbito do Sistema Único de Assistência Social, necessitando aprimorar e fortalecer o papel da assistência social na capacidade protetiva das famílias com crianças com deficiência de modo a incluir essas crianças na vida comunitária e ampliar seus direitos de acordo com orientação das normativas existentes em nível internacional e nacional.
Abstract: This dissertation consists of an analysis of institutional documents published by the federal government between 2016 and 2022, as guiding strategy for the implementation of home visits of the Happy Child Program. The Program was created as a strategy to support child development in line with the Legal Framework for Early Childhood, within the scope of the Unified Social Assistance System, prioritizing children from zero to six years old in early childhood, considering their family and their life context. The research, of a qualitative nature, adopts bibliographic survey and documentary analysis method carried out between 2022 and 2023, using the content analysis technique. The aim was to analyze to what extent the Happy Child Program can contribute to the promotion and dissemination of the rights of children with disabilities, deepening the study from the analysis of documents with guidance and guidelines for the PCF's follow-up of children with disabilities and their relationship with the National Social Assistance Policy, observing the historical process of social struggles for the rights of this public and its influence on the field of public policies. The analysis revealed that although the program is considered an innovative strategy for early childhood in the public agenda, with potential reach in territories, it is still limited to approaches centered on normalizing and biological concepts, highlighting the gap regarding the perspective of care in the social context of children with disabilities, in order to perceive them within a child development program as a way to expand their material and social rights. It was also revealed that there is no novelty about the perspective of the role of social assistance, since this social group is already part of the services typified within the scope of the Unified Social Assistance System, needing to improve and strengthen the role of social assistance in the protective capacity of families with children with disabilities in order to include these children in community life and expand their rights in accordance with the guidance of existing norms at the international and national levels.
Resumen: Esta disertación consiste en un análisis de documentos institucionales publicados por el gobierno federal entre 2016 y 2022, como estrategia orientadora para la implementación de visitas domiciliarias del Programa Niño Feliz. El Programa fue creado como una estrategia para apoyar el desarrollo infantil en línea con el Marco Legal de la Primera Infancia, dentro del ámbito del Sistema Único de Asistencia Social, priorizando a los niños de cero a seis años en la primera infancia, considerando a su familia y su contexto de vida. La investigación, de naturaleza cualitativa, adopta el método de investigación bibliográfica y análisis documental realizado entre 2022 y 2023, utilizando la técnica de análisis de contenido. El objetivo era analizar hasta qué punto el Programa Niño Feliz puede contribuir a la promoción y difusión de los derechos de los niños con discapacidad, profundizando en el estudio a partir del análisis de documentos con orientaciones y directrices para el seguimiento del PCF a niños con discapacidad y su relación con la Política Nacional de Asistencia Social, observando el proceso histórico de luchas sociales por los derechos de este público y su influencia en el campo de las políticas públicas. El análisis reveló que aunque el programa se considera una estrategia innovadora para la primera infancia en la agenda pública, con un alcance potencial en territorios, aún está limitado a enfoques centrados en conceptos normalizadores y biológicos, destacando la brecha con respecto a la perspectiva del cuidado en el contexto social de los niños con discapacidad, con el fin de percibirlos dentro de un programa de desarrollo infantil como una forma de ampliar sus derechos materiales y sociales. También se reveló que no hay novedad sobre la perspectiva del papel de la asistencia social, ya que este grupo social ya forma parte de los servicios tipificados en el ámbito del Sistema Único de Asistencia Social, siendo necesario mejorar y fortalecer el papel de la asistencia social en la capacidad protectora de las familias con niños con discapacidad para incluir a estos niños en la vida comunitaria y ampliar sus derechos de acuerdo con la orientación de las normas existentes a nivel internacional y nacional.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Serviço Social (ICH SER)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Política Social
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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