http://repositorio.unb.br/handle/10482/51118
Arquivo | Tamanho | Formato | |
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TalitaEvelynPaulinoDaSilva_DISSERT.pdf | 3,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Automação da estimativa de custo de execução de infraestrutura ferroviária utilizando o BIM. |
Autor(es): | Silva, Talita Evelyn Paulino da |
Orientador(es): | Carvalho, Michele Tereza Marques |
Assunto: | Automação Building Information Modeling (BIM) Estimativa de custo Infraestrutura ferroviária Terraplenagem |
Data de publicação: | 9-Dez-2024 |
Data de defesa: | 25-Jun-2024 |
Referência: | SILVA, Talita Evelyn Paulino da. Automação da estimativa de custo de execução de infraestrutura ferroviária utilizando o BIM. 2024. 86 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | A integração de linguagens de programação e o Building Information Modeling (BIM) é fundamental na facilitação do compartilhamento detalhado de informações em projetos de infraestrutura. No entanto, é essencial que as informações utilizadas para estimar os custos dos projetos de infraestrutura tenha maior acurácia, confiabilidade de dados e menor discrepâncias nos dados do projeto, contribuindo assim para uma tomada de decisão mais embasada. O objetivo desta pesquisa é desenvolver um fluxo automatizado para quantificação de execução dos serviços de terraplenagem e para aplicação da estimativa de custos de projeto ferroviário em BIM, além de validar por meio de estudo de caso e entrevistas com profissionais da área de conhecimento. Para isso, utilizou-se o Dynamo da Autodesk Civil 3D para elaborar scripts e automatizar a extração e implementação de informações necessárias à distribuição de terraplenagem e à estimativa de custo na propriedade do modelo. Nos resultados, obteve-se 3 planilhas de um script. Uma delas com dados de estaca, corte, aterro, cota de projeto, cota de terreno, cota vermelha, áreas e volumes. Já a outra planilha é uma matriz de distância entre corte e aterro, e a última é para realizar a distribuição de terra. Assim, obteve-se a quantificação dos serviços de terraplenagem, por um processo manual de análise do projetista. Esse processo foi validado, pois a estimativa de custo foi apresentada no arquivo IFC do corredor do modelo. Além disso, projetistas experientes ratificaram e reforçaram ainda mais a eficácia qualitativa dessa metodologia. Este estudo contribui cientificamente para uma melhor compreensão e desenvolvimentos de processos de fluxos automatizados de informações para estimativas de custos de projetos de infraestrutura em BIM. Destaca-se que, até o momento, na literatura científica não foram encontrados trabalhos com a mesma metodologia. |
Abstract: | The integration of programming languages and Building Information Modeling (BIM) is crucial in facilitating the detailed sharing of information in infrastructure projects. However, the information used to estimate the costs of infrastructure projects must have greater accuracy, data reliability, and fewer discrepancies in project data, thus contributing to more informed decision-making. The aim of this research is to develop an automated information flow for the quantification of earthmoving services and for the application of cost estimation in railway projects using BIM, in addition to validating it through a case study and interviews with professionals in the field. To this end, Autodesk Civil 3D's Dynamo was used to create scripts and automate the extraction and implementation of information necessary for earthmoving distribution and cost estimation in the model's property. The results yielded three spreadsheets from a script. One of them contains data on stakes, cuts, fills, project levels, terrain levels, red levels, areas, and volumes. Another spreadsheet is a distance matrix between cuts and fills, and the last one is for performing the distribution of soil. Thus, the designer obtained the quantification of earthmoving services through a manual analysis process. This process has been validated as the cost estimation was presented in the model's corridor IFC file. Furthermore, experienced designers confirmed and further reinforced the qualitative effectiveness of this methodology. This study scientifically contributes to a better understanding and development of automated information flow processes for cost estimation of infrastructure projects in BIM. It is noteworthy that, to date, no studies with the same methodology have been found in the scientific literature. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil, Faculdade de Tecnologia, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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