Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Michele Tereza Marques | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Talita Evelyn Paulino da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-09T18:52:59Z | - |
dc.date.available | 2024-12-09T18:52:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-09 | - |
dc.date.submitted | 2024-06-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Talita Evelyn Paulino da. Automação da estimativa de custo de execução de infraestrutura ferroviária utilizando o BIM. 2024. 86 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51118 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil, Faculdade de Tecnologia, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A integração de linguagens de programação e o Building Information Modeling (BIM) é
fundamental na facilitação do compartilhamento detalhado de informações em projetos de
infraestrutura. No entanto, é essencial que as informações utilizadas para estimar os custos dos
projetos de infraestrutura tenha maior acurácia, confiabilidade de dados e menor discrepâncias
nos dados do projeto, contribuindo assim para uma tomada de decisão mais embasada. O
objetivo desta pesquisa é desenvolver um fluxo automatizado para quantificação de execução
dos serviços de terraplenagem e para aplicação da estimativa de custos de projeto ferroviário
em BIM, além de validar por meio de estudo de caso e entrevistas com profissionais da área de
conhecimento. Para isso, utilizou-se o Dynamo da Autodesk Civil 3D para elaborar scripts e
automatizar a extração e implementação de informações necessárias à distribuição de
terraplenagem e à estimativa de custo na propriedade do modelo. Nos resultados, obteve-se 3
planilhas de um script. Uma delas com dados de estaca, corte, aterro, cota de projeto, cota de
terreno, cota vermelha, áreas e volumes. Já a outra planilha é uma matriz de distância entre
corte e aterro, e a última é para realizar a distribuição de terra. Assim, obteve-se a quantificação
dos serviços de terraplenagem, por um processo manual de análise do projetista. Esse processo
foi validado, pois a estimativa de custo foi apresentada no arquivo IFC do corredor do modelo.
Além disso, projetistas experientes ratificaram e reforçaram ainda mais a eficácia qualitativa
dessa metodologia. Este estudo contribui cientificamente para uma melhor compreensão e
desenvolvimentos de processos de fluxos automatizados de informações para estimativas de
custos de projetos de infraestrutura em BIM. Destaca-se que, até o momento, na literatura
científica não foram encontrados trabalhos com a mesma metodologia. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Automação da estimativa de custo de execução de infraestrutura ferroviária utilizando o BIM. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Automação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Building Information Modeling (BIM) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estimativa de custo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infraestrutura ferroviária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Terraplenagem | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The integration of programming languages and Building Information Modeling (BIM) is crucial
in facilitating the detailed sharing of information in infrastructure projects. However, the
information used to estimate the costs of infrastructure projects must have greater accuracy,
data reliability, and fewer discrepancies in project data, thus contributing to more informed
decision-making. The aim of this research is to develop an automated information flow for the
quantification of earthmoving services and for the application of cost estimation in railway
projects using BIM, in addition to validating it through a case study and interviews with
professionals in the field. To this end, Autodesk Civil 3D's Dynamo was used to create scripts
and automate the extraction and implementation of information necessary for earthmoving
distribution and cost estimation in the model's property. The results yielded three spreadsheets
from a script. One of them contains data on stakes, cuts, fills, project levels, terrain levels, red
levels, areas, and volumes. Another spreadsheet is a distance matrix between cuts and fills, and
the last one is for performing the distribution of soil. Thus, the designer obtained the
quantification of earthmoving services through a manual analysis process. This process has
been validated as the cost estimation was presented in the model's corridor IFC file.
Furthermore, experienced designers confirmed and further reinforced the qualitative
effectiveness of this methodology. This study scientifically contributes to a better
understanding and development of automated information flow processes for cost estimation
of infrastructure projects in BIM. It is noteworthy that, to date, no studies with the same
methodology have been found in the scientific literature. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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