Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rego, João Henrique da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Bruno Vendramini dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-09T18:52:50Z | - |
dc.date.available | 2024-12-09T18:52:50Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-09 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-12 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Bruno Vendramini dos. Uso da avaliação do ciclo de vida e técnicas de análise de incertezas em projetos rodoviários brasileiros: estudo de caso com diferentes fontes de dados ambientais do cimento portland. 2024. 203 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51106 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil, Faculdade de Tecnologia, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O setor de transportes impulsiona o crescimento socioeconômico de muitos países, mas
também gera consideráveis impactos ambientais. No Brasil, o Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pelas rodovias federais brasileiras, carece
de ferramentas para avaliar e mitigar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de seus
projetos, o que pode ser alcançado por meio da técnica de Avaliação do Ciclo de Vida
(ACV). Além disso, a escassez de dados ambientais de insumos-chave, como o cimento
Portland, leva à utilização de bases de dados estrangeiras nos estudos de ACV realizados no
Brasil, gerando incertezas nos resultados. O objetivo geral desta pesquisa é estabelecer uma
metodologia que combine os conceitos de ACV, técnicas de análise de incertezas e as normas
do DNIT para avaliar as emissões de GEE dos projetos das rodovias federais brasileiras,
considerando as fases de produção de materiais, transporte e obra. O modelo desenvolvido
na pesquisa foi aplicado em um projeto rodoviário do DNIT com pavimento rígido de
concreto, avaliando a influência do uso de dados ambientais do cimento Portland local em
comparação com seu equivalente produzido nos Estados Unidos da América (EUA) e na
Europa sobre os resultados determinísticos e probabilísticos de emissões de GEE. Os
resultados determinísticos indicam que a fase de produção de materiais é a mais impactante
nas emissões globais do projeto, contribuindo com mais de 78% em todos os cenários. A
fase de transporte representa mais de 16% das emissões globais. As disciplinas de pavimento
novo e restaurado são as principais em termos de emissões unitárias, seguidas pela
terraplanagem. A utilização de dados ambientais de cimentos estrangeiros resultou em
aumentos de 7,31% (Europa) e 12,91% (EUA) nas emissões globais do projeto, com as
diferenças mais significativas nas disciplinas de pavimentação. A análise probabilística
mostrou que o uso do cimento brasileiro levou às menores emissões globais e incertezas
entre os resultados dos três cenários. Entretanto, a abordagem probabilística dos cenários
com o uso dos cimentos europeu e americano revelou que os parâmetros qualitativos dos
dados ambientais de seus cimentos podem levar a resultados de emissões globais
equivalentes, dependendo da faixa de probabilidade considerada na análise. A abordagem
probabilística revelou ainda que o cimento Portland desempenha um papel crítico nos
resultados do projeto integral e individualmente na maioria de suas disciplinas, mas essa
criticidade pode ser alterada em função das propriedades qualitativas de seu dado ambiental.
Em conclusão, a pesquisa oferece uma alternativa para estimar as emissões de GEE dos
projetos das rodovias federais brasileiras, avaliando os efeitos da variação da origem dos
dados ambientais de insumos-chave nos resultados, além de propor novas pesquisas para o
avanço do tema no Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uso da avaliação do ciclo de vida e técnicas de análise de incertezas em projetos rodoviários brasileiros : estudo de caso com diferentes fontes de dados ambientais do cimento portland | pt_BR |
dc.title.alternative | Use of life cycle assessment and uncertainty analysis techniques in brazilian highway projects : a case study with different sources of portland cement environmental data | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciclo de vida - avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cimento portland | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rodovias - projetos e construção | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The transportation sector drives the socioeconomic growth of many countries, but it also
generates considerable environmental impacts. In Brazil, the National Department of
Transportation Infrastructure (DNIT), responsible for federal highways, lacks tools to assess
and mitigate greenhouse gas (GHG) emissions from its projects, which can be addressed
through the Life Cycle Assessment (LCA) technique. Moreover, the scarcity of
environmental data for key materials, such as Portland cement, leads to the use of foreign
databases in LCA studies conducted in Brazil, generating uncertainties in the results. The
general objective of this research is to establish a methodology that combines LCA concepts,
uncertainty analysis techniques, and DNIT standards to evaluate GHG emissions from
federal highway projects in Brazil, considering the material production, transportation, and
construction phases. The model developed in the research was applied to a DNIT highway
project using rigid concrete pavement, evaluating the influence of using environmental data
from local Portland cement compared to its equivalent produced in the United States (USA)
and Europe on the deterministic and probabilistic results of GHG emissions. The
deterministic results indicate that the material production phase is the most impactful on the
project’s overall emissions, contributing over 78% in all scenarios. The transportation phase
accounts for over 16% of the total emissions. The new and restored pavement disciplines are
the main contributors to unit emissions, followed by earthworks. The use of environmental
data from foreign types of cement resulted in increases of 7.31% (Europe) and 12.91%
(USA) in the project’s total emissions, with the most significant differences observed in the
pavement disciplines. The probabilistic analysis showed that using Brazilian cement led to
the lowest overall emissions and uncertainties among the three scenarios. However, the
probabilistic approach for the scenarios using European and American types of cement
revealed that the qualitative parameters of the environmental data for these types of cement
can lead to equivalent overall emissions results, depending on the probability range
considered in the analysis. The probabilistic approach also revealed that Portland cement
plays a critical role in the project's overall and individual results for most disciplines, though
this criticality can change based on the qualitative properties of its environmental data. In
conclusion, the research provides an alternative to estimating GHG emissions from Brazilian
federal highway projects, evaluating the effects of varying the origin of environmental data
for key materials on the results, while also proposing further research for advancing the topic
in Brazil. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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