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dc.contributor.advisorRego, João Henrique da Silvapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Bruno Vendramini dospt_BR
dc.date.accessioned2024-12-09T18:52:50Z-
dc.date.available2024-12-09T18:52:50Z-
dc.date.issued2024-12-09-
dc.date.submitted2024-09-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Bruno Vendramini dos. Uso da avaliação do ciclo de vida e técnicas de análise de incertezas em projetos rodoviários brasileiros: estudo de caso com diferentes fontes de dados ambientais do cimento portland. 2024. 203 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51106-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil, Faculdade de Tecnologia, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO setor de transportes impulsiona o crescimento socioeconômico de muitos países, mas também gera consideráveis impactos ambientais. No Brasil, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pelas rodovias federais brasileiras, carece de ferramentas para avaliar e mitigar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de seus projetos, o que pode ser alcançado por meio da técnica de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). Além disso, a escassez de dados ambientais de insumos-chave, como o cimento Portland, leva à utilização de bases de dados estrangeiras nos estudos de ACV realizados no Brasil, gerando incertezas nos resultados. O objetivo geral desta pesquisa é estabelecer uma metodologia que combine os conceitos de ACV, técnicas de análise de incertezas e as normas do DNIT para avaliar as emissões de GEE dos projetos das rodovias federais brasileiras, considerando as fases de produção de materiais, transporte e obra. O modelo desenvolvido na pesquisa foi aplicado em um projeto rodoviário do DNIT com pavimento rígido de concreto, avaliando a influência do uso de dados ambientais do cimento Portland local em comparação com seu equivalente produzido nos Estados Unidos da América (EUA) e na Europa sobre os resultados determinísticos e probabilísticos de emissões de GEE. Os resultados determinísticos indicam que a fase de produção de materiais é a mais impactante nas emissões globais do projeto, contribuindo com mais de 78% em todos os cenários. A fase de transporte representa mais de 16% das emissões globais. As disciplinas de pavimento novo e restaurado são as principais em termos de emissões unitárias, seguidas pela terraplanagem. A utilização de dados ambientais de cimentos estrangeiros resultou em aumentos de 7,31% (Europa) e 12,91% (EUA) nas emissões globais do projeto, com as diferenças mais significativas nas disciplinas de pavimentação. A análise probabilística mostrou que o uso do cimento brasileiro levou às menores emissões globais e incertezas entre os resultados dos três cenários. Entretanto, a abordagem probabilística dos cenários com o uso dos cimentos europeu e americano revelou que os parâmetros qualitativos dos dados ambientais de seus cimentos podem levar a resultados de emissões globais equivalentes, dependendo da faixa de probabilidade considerada na análise. A abordagem probabilística revelou ainda que o cimento Portland desempenha um papel crítico nos resultados do projeto integral e individualmente na maioria de suas disciplinas, mas essa criticidade pode ser alterada em função das propriedades qualitativas de seu dado ambiental. Em conclusão, a pesquisa oferece uma alternativa para estimar as emissões de GEE dos projetos das rodovias federais brasileiras, avaliando os efeitos da variação da origem dos dados ambientais de insumos-chave nos resultados, além de propor novas pesquisas para o avanço do tema no Brasil.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUso da avaliação do ciclo de vida e técnicas de análise de incertezas em projetos rodoviários brasileiros : estudo de caso com diferentes fontes de dados ambientais do cimento portlandpt_BR
dc.title.alternativeUse of life cycle assessment and uncertainty analysis techniques in brazilian highway projects : a case study with different sources of portland cement environmental datapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCiclo de vida - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordCimento portlandpt_BR
dc.subject.keywordRodovias - projetos e construçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The transportation sector drives the socioeconomic growth of many countries, but it also generates considerable environmental impacts. In Brazil, the National Department of Transportation Infrastructure (DNIT), responsible for federal highways, lacks tools to assess and mitigate greenhouse gas (GHG) emissions from its projects, which can be addressed through the Life Cycle Assessment (LCA) technique. Moreover, the scarcity of environmental data for key materials, such as Portland cement, leads to the use of foreign databases in LCA studies conducted in Brazil, generating uncertainties in the results. The general objective of this research is to establish a methodology that combines LCA concepts, uncertainty analysis techniques, and DNIT standards to evaluate GHG emissions from federal highway projects in Brazil, considering the material production, transportation, and construction phases. The model developed in the research was applied to a DNIT highway project using rigid concrete pavement, evaluating the influence of using environmental data from local Portland cement compared to its equivalent produced in the United States (USA) and Europe on the deterministic and probabilistic results of GHG emissions. The deterministic results indicate that the material production phase is the most impactful on the project’s overall emissions, contributing over 78% in all scenarios. The transportation phase accounts for over 16% of the total emissions. The new and restored pavement disciplines are the main contributors to unit emissions, followed by earthworks. The use of environmental data from foreign types of cement resulted in increases of 7.31% (Europe) and 12.91% (USA) in the project’s total emissions, with the most significant differences observed in the pavement disciplines. The probabilistic analysis showed that using Brazilian cement led to the lowest overall emissions and uncertainties among the three scenarios. However, the probabilistic approach for the scenarios using European and American types of cement revealed that the qualitative parameters of the environmental data for these types of cement can lead to equivalent overall emissions results, depending on the probability range considered in the analysis. The probabilistic approach also revealed that Portland cement plays a critical role in the project's overall and individual results for most disciplines, though this criticality can change based on the qualitative properties of its environmental data. In conclusion, the research provides an alternative to estimating GHG emissions from Brazilian federal highway projects, evaluating the effects of varying the origin of environmental data for key materials on the results, while also proposing further research for advancing the topic in Brazil.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civilpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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