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Título: Trabalho-jogo na Educação Ambiental Crítica : uma proposta ludo-política para o exercício de cidadania ambiental
Autor(es): Barros, Maria Rosane Marques
Orientador(es): Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias
Assunto: Educação Ambiental Crítica (EAC)
Ensino superior
Jogos educativos
Data de publicação: 5-Dez-2024
Referência: BARROS, Maria Rosane Marques. Trabalho-jogo na Educação Ambiental Crítica: uma proposta ludo-política para o exercício de cidadania ambiental. 2024. 262 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A Educação Ambiental (EA) Crítica, por meio de seus processos formativos, se situa como uma educação política no enfrentamento das questões socioambientais. Tratase de uma vertente de EA que considera a importância de uma formação crítica e transformadora da realidade, em que se almejam sujeitos participativos, reflexivos, engajados, de modo que outros atores sociais possam se envolver nessa educação, a partir de ações políticas, numa esfera democrática de exercício de cidadania e na busca por justiça ambiental e social. Partindo do pressuposto que as tomadas de decisões são inerentes aos jogos, entende-se que seu uso pode suscitar decisões e ações em contextos específicos, tal qual os socioambientais. Nesse sentido, a ludicidade a partir do trabalho-jogo se apresenta como uma metodologia capaz de corresponder às práticas de EA, na medida em que tem como compromisso desvelar os contextos sociais e ambientais, com suas assimetrias e contradições. Desta forma, a pesquisa descrita nessa tese, ao associar a ludicidade à EA Crítica, buscou propor e analisar as dimensões formativas convergentes entre os dois campos, voltadas ao objeto de estudo, no sentido da problematização e da contextualização da realidade socioambiental, e à finalidade de ensino, na perspectiva da percepção crítica e da participação social como exercício de cidadania ambiental. Para isso, foi elaborado um jogo em formato de gincana e aplicado em turmas do curso de Ciências Ambientais da Universidade de Brasília, por quatro semestres, sendo três deles em formato remoto e o último no modo presencial. A estratégia da pesquisa se realizou por estudo de caso, tendo como instrumentos de coleta de dados: técnica de grupo focal adaptada com entrevistas semiestruturadas, questionários, diário de bordo, postagens dos estudantes nas redes sociais considerando suas descrições e mensagens, documentos expedidos e participações. Os dados contidos na pesquisa foram analisados por meio de técnica adaptada da análise de conteúdo de Bardin. No âmbito do objeto de estudo, que diz respeito às problemáticas socioambientais, o jogo no sentido de trabalho-jogo suscitou diferentes alcances: compreensão dos diferentes aspectos e contextos sociais, políticos, econômicos, históricos, culturais que compõem as problemáticas; desenvolvimento de sentimento de pertencimento e coletividade; maior apreensão da realidade; aspecto interacional entre conhecimento acadêmico e realidade local; percepção sobre processos de omissão do Governo; aprendizagem por meios informais; novas reflexões e questionamentos sobre os problemas; compreensão de novos conceitos reveladores dos mecanismos de desigualdade socioambiental: injustiça ambiental e racismo ambiental. Quanto à finalidade de ensino, o trabalho-jogo trouxe outros alcances: compreensão das diferentes causas, manifestações e condicionantes que envolvem os problemas; processo de interpretação e compreensão de conceitos; estudo ativo com garantias de liberdade e autonomia para pensar e atuar; práxis como prática reflexiva; aprendizado interativo por meio do diálogo de saberes e transversalidades; ocupação de diferentes espaços institucionais e não governamentais e interação com diferentes movimentos; emancipação por meio da participação em diferentes esferas sociais e políticas; mobilização por justiça social; aprendizagem social e política através da organização e articulação política das ações; compreensão das políticas públicas; transformação pessoal na perspectiva da transição de uma postura passiva diante dos problemas para uma postura ativa diante das soluções e, por fim, retorno social.
Abstract: Critical Environmental Education (EE), through its formative processes, positions itself as a political education in addressing socio-environmental issues. It is a branch of EE that takes into account the importance of a critical and transformative education, aiming for participatory, reflective, engaged subjects, so that other social actors may involve themselves in this education through political actions in a democratic sphere of exercise of citizenship and the pursuit of environmental and social justice. Assuming that decision-making is inherent to the games, it is understood that games can stimulate decision-making and action-taking in specific socio-environmental contexts. In this sense, playfulness through game-based work presents itself as a methodology capable of corresponding to the EE practices, as it is committed to unveiling social and environmental contexts with their asymmetries and contradictions. Thus, the research described in this thesis, by associating playfulness with Critical EE, sought to propose and analyze the convergent formative dimensions between the two fields, focusing on the object of study in terms of problematizing and contextualizing of socioenvironmental reality, and on the teaching purpose, from the perspective of critical perception and social participation as an exercise of environmental citizenship. To this aim, a competitive-collaborative game was developed and implemented in the Environmental Sciences course at the University of Brasilia during four terms, three in remote format and the last one in person. The research strategy was conducted through a case study, using, as data collection instruments, an adapted focus group technique with semi-structured interviews, questionnaires, a logbook, and student’s posts on social media, considering their descriptions and messages, documents issued, and participation records. The data collected was analyzed using an adapted technique of content analysis of Bardin. Regarding the study object, which concerns socio-environmental issues, the game, as a work-play, brought different outcomes: understanding of the different social, political, economic, historical, and cultural aspects and contexts that compose the issues; development of a sense of belonging and collectivity; greater awareness of reality; interactive aspect between academic knowledge and local reality; awareness of government omission processes; learning through informal processes; new reflections and questioning about the issues; understanding of new concepts which reveal mechanisms of socio-environmental inequality: environmental injustice, and environmental racism. As for the teaching purpose, the work-play brought other outcomes: the understanding of the different causes, manifestations, and conditionalities surrounding the issues; the process of interpretation and understanding of concepts; active study with guarantees of freedom and autonomy to think and act; praxis as a reflective practice; interactive learning through the dialogue of knowledges and transversalities; the occupation of different institutional and non-governmental spaces and interaction with different movements; emancipation through participation in different social and political spheres; mobilization for social justice; social and political learning through the organization and political articulation of actions; understanding of public policies; personal transformation in the perspective of transitioning from a passive stance towards problems to an active one towards solutions; and finally, social return.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Instituto de Física (IF)
Instituto de Química (IQ)
Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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