Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias | pt_BR |
dc.contributor.author | Barros, Maria Rosane Marques | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T21:06:37Z | - |
dc.date.available | 2024-12-05T21:06:37Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-15 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Maria Rosane Marques. Trabalho-jogo na Educação Ambiental Crítica: uma proposta ludo-política para o exercício de cidadania ambiental. 2024. 262 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51100 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação Ambiental (EA) Crítica, por meio de seus processos formativos, se situa
como uma educação política no enfrentamento das questões socioambientais. Tratase de uma vertente de EA que considera a importância de uma formação crítica e
transformadora da realidade, em que se almejam sujeitos participativos, reflexivos,
engajados, de modo que outros atores sociais possam se envolver nessa educação,
a partir de ações políticas, numa esfera democrática de exercício de cidadania e na
busca por justiça ambiental e social. Partindo do pressuposto que as tomadas de
decisões são inerentes aos jogos, entende-se que seu uso pode suscitar decisões e
ações em contextos específicos, tal qual os socioambientais. Nesse sentido, a
ludicidade a partir do trabalho-jogo se apresenta como uma metodologia capaz de
corresponder às práticas de EA, na medida em que tem como compromisso desvelar
os contextos sociais e ambientais, com suas assimetrias e contradições. Desta forma,
a pesquisa descrita nessa tese, ao associar a ludicidade à EA Crítica, buscou propor
e analisar as dimensões formativas convergentes entre os dois campos, voltadas ao
objeto de estudo, no sentido da problematização e da contextualização da realidade
socioambiental, e à finalidade de ensino, na perspectiva da percepção crítica e da
participação social como exercício de cidadania ambiental. Para isso, foi elaborado
um jogo em formato de gincana e aplicado em turmas do curso de Ciências Ambientais
da Universidade de Brasília, por quatro semestres, sendo três deles em formato
remoto e o último no modo presencial. A estratégia da pesquisa se realizou por estudo
de caso, tendo como instrumentos de coleta de dados: técnica de grupo focal
adaptada com entrevistas semiestruturadas, questionários, diário de bordo, postagens
dos estudantes nas redes sociais considerando suas descrições e mensagens,
documentos expedidos e participações. Os dados contidos na pesquisa foram
analisados por meio de técnica adaptada da análise de conteúdo de Bardin. No âmbito
do objeto de estudo, que diz respeito às problemáticas socioambientais, o jogo no
sentido de trabalho-jogo suscitou diferentes alcances: compreensão dos diferentes
aspectos e contextos sociais, políticos, econômicos, históricos, culturais que
compõem as problemáticas; desenvolvimento de sentimento de pertencimento e
coletividade; maior apreensão da realidade; aspecto interacional entre conhecimento
acadêmico e realidade local; percepção sobre processos de omissão do Governo;
aprendizagem por meios informais; novas reflexões e questionamentos sobre os problemas; compreensão de novos conceitos reveladores dos mecanismos de
desigualdade socioambiental: injustiça ambiental e racismo ambiental. Quanto à
finalidade de ensino, o trabalho-jogo trouxe outros alcances: compreensão das
diferentes causas, manifestações e condicionantes que envolvem os problemas;
processo de interpretação e compreensão de conceitos; estudo ativo com garantias
de liberdade e autonomia para pensar e atuar; práxis como prática reflexiva;
aprendizado interativo por meio do diálogo de saberes e transversalidades; ocupação
de diferentes espaços institucionais e não governamentais e interação com diferentes
movimentos; emancipação por meio da participação em diferentes esferas sociais e
políticas; mobilização por justiça social; aprendizagem social e política através da
organização e articulação política das ações; compreensão das políticas públicas;
transformação pessoal na perspectiva da transição de uma postura passiva diante dos
problemas para uma postura ativa diante das soluções e, por fim, retorno social. | pt_BR |
dc.language.iso | Portugûes | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Trabalho-jogo na Educação Ambiental Crítica : uma proposta ludo-política para o exercício de cidadania ambiental | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação Ambiental Crítica (EAC) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos educativos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Critical Environmental Education (EE), through its formative processes, positions itself
as a political education in addressing socio-environmental issues. It is a branch of EE
that takes into account the importance of a critical and transformative education, aiming
for participatory, reflective, engaged subjects, so that other social actors may involve
themselves in this education through political actions in a democratic sphere of
exercise of citizenship and the pursuit of environmental and social justice. Assuming
that decision-making is inherent to the games, it is understood that games can
stimulate decision-making and action-taking in specific socio-environmental contexts.
In this sense, playfulness through game-based work presents itself as a methodology
capable of corresponding to the EE practices, as it is committed to unveiling social and
environmental contexts with their asymmetries and contradictions. Thus, the research
described in this thesis, by associating playfulness with Critical EE, sought to propose
and analyze the convergent formative dimensions between the two fields, focusing on
the object of study in terms of problematizing and contextualizing of socioenvironmental reality, and on the teaching purpose, from the perspective of critical
perception and social participation as an exercise of environmental citizenship. To this
aim, a competitive-collaborative game was developed and implemented in the
Environmental Sciences course at the University of Brasilia during four terms, three in
remote format and the last one in person. The research strategy was conducted
through a case study, using, as data collection instruments, an adapted focus group
technique with semi-structured interviews, questionnaires, a logbook, and student’s
posts on social media, considering their descriptions and messages, documents
issued, and participation records. The data collected was analyzed using an adapted
technique of content analysis of Bardin. Regarding the study object, which concerns
socio-environmental issues, the game, as a work-play, brought different outcomes:
understanding of the different social, political, economic, historical, and cultural
aspects and contexts that compose the issues; development of a sense of belonging
and collectivity; greater awareness of reality; interactive aspect between academic
knowledge and local reality; awareness of government omission processes; learning
through informal processes; new reflections and questioning about the issues;
understanding of new concepts which reveal mechanisms of socio-environmental
inequality: environmental injustice, and environmental racism. As for the teaching purpose, the work-play brought other outcomes: the understanding of the different
causes, manifestations, and conditionalities surrounding the issues; the process of
interpretation and understanding of concepts; active study with guarantees of freedom
and autonomy to think and act; praxis as a reflective practice; interactive learning
through the dialogue of knowledges and transversalities; the occupation of different
institutional and non-governmental spaces and interaction with different movements;
emancipation through participation in different social and political spheres; mobilization
for social justice; social and political learning through the organization and political
articulation of actions; understanding of public policies; personal transformation in the
perspective of transitioning from a passive stance towards problems to an active one
towards solutions; and finally, social return. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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