Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Delano Moody Simões da | pt_BR |
dc.contributor.author | Cortês, Letícia Silveira Barcelos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T21:06:34Z | - |
dc.date.available | 2024-12-05T21:06:34Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-26 | - |
dc.identifier.citation | CORTÊS, Letícia Silveira Barcelos. Do ensino remoto à sala de aula : reflexões sobre o refazer da prática docente em Ciências. 2024. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51098 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Ensino Remoto Emergencial (ERE) causado pela pandemia da Covid-19, evidencia
possíveis modificações na prática docente para alcançar debilidades em abordagens
a distância e de urgência. Muitas dificuldades profissionais foram encontradas nesse
cenário, em especial professores de Ciências, visto que este campo de ensino exige
práticas alternativas e lúdicas para a aplicação das aulas. A partir dessa problemática,
surgiu a inquietação de realizar esse trabalho que teve como objetivo investigar quais
foram as adaptações e práticas educacionais feitas por professores de Ciências da
rede pública do Distrito Federal durante e após o Ensino Remoto Emergencial.
Considerando o exposto, a metodologia utilizada é qualitativa, com técnicas de coleta
de dados que incluem a aplicação de um formulário de sondagem inicial e a condução
de rodas de conversas presenciais. A análise dos dados foi conduzida utilizando a
Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, que facilita a identificação e a interpretação
de padrões nos dados. Este trabalho pretende auxiliar os educadores de Ciências na
reflexão sobre as mudanças didáticas que se consolidaram e influenciaram a
Educação em Ciências após o período emergencial. Os resultados indicam que tanto
os professores quanto os alunos enfrentaram desafios significativos relacionados ao
uso de tecnologias. Além disso, apenas um participante reconheceu que sua
Formação Inicial ajudou no enfrentamento do ensino remoto durante a pandemia,
enquanto a maioria precisou se aprimorar. Apesar dessas dificuldades, os professores
continuaram a utilizar algumas práticas, como jogos e vídeos. Após a pandemia,
houve uma mudança para uma abordagem mais flexível e menos centrada no
conteúdo, em resposta às lacunas educacionais resultantes da pandemia. Este estudo
destaca a necessidade de realizar mais pesquisas sobre recursos que possam ajudar
a preencher as lacunas de aprendizado existentes. | pt_BR |
dc.language.iso | Portugûes | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Do ensino remoto à sala de aula: reflexões sobre o refazer da prática docente em Ciências | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de Ciências | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - prática de ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Emergency Remote Teaching (ERT) triggered by the COVID-19 pandemic
highlights potential changes in teaching practices aimed at addressing weaknesses in
distance and emergency learning approaches. Numerous professional challenges
were encountered in this context, particularly among Science teachers, as this area of
education demands alternative and engaging practices for effective lesson delivery.
From this challenge, the motivation to conduct this study emerged, which aimed to
investigate the adaptations and educational practices implemented by public school
Science teachers in the Federal District during and after the Emergency Remote
Teaching period. In light of the above, the methodology employed was qualitative, with
data collection techniques including the application of an initial survey and the
facilitation of in-person focus groups. Data analysis was conducted using Laurence
Bardin’s Content Analysis, which aids in identifying and interpreting patterns in the
data. This study aims to assist Science educators in reflecting on the pedagogical
changes that consolidated and influenced Science Education following the emergency
period. The findings suggest that both teachers and students faced significant
challenges related to the use of technology. Moreover, only one participant
acknowledged that their Initial Teacher Education supported them in adapting to
remote teaching during the pandemic, while the majority had to improve their skills on
the job. Despite these difficulties, teachers continued to use certain practices, such as
games and videos. After the pandemic, there was a shift towards a more flexible
approach, less focused on content, in response to the educational gaps caused by the
pandemic. This study emphasizes the need for further research on resources that can
help bridge existing learning gaps. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|