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LeticiaSilveiraBarcelosCortes_DISSERT.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSilva, Delano Moody Simões dapt_BR
dc.contributor.authorCortês, Letícia Silveira Barcelospt_BR
dc.date.accessioned2024-12-05T21:06:34Z-
dc.date.available2024-12-05T21:06:34Z-
dc.date.issued2024-12-05-
dc.date.submitted2024-09-26-
dc.identifier.citationCORTÊS, Letícia Silveira Barcelos. Do ensino remoto à sala de aula : reflexões sobre o refazer da prática docente em Ciências. 2024. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51098-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO Ensino Remoto Emergencial (ERE) causado pela pandemia da Covid-19, evidencia possíveis modificações na prática docente para alcançar debilidades em abordagens a distância e de urgência. Muitas dificuldades profissionais foram encontradas nesse cenário, em especial professores de Ciências, visto que este campo de ensino exige práticas alternativas e lúdicas para a aplicação das aulas. A partir dessa problemática, surgiu a inquietação de realizar esse trabalho que teve como objetivo investigar quais foram as adaptações e práticas educacionais feitas por professores de Ciências da rede pública do Distrito Federal durante e após o Ensino Remoto Emergencial. Considerando o exposto, a metodologia utilizada é qualitativa, com técnicas de coleta de dados que incluem a aplicação de um formulário de sondagem inicial e a condução de rodas de conversas presenciais. A análise dos dados foi conduzida utilizando a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, que facilita a identificação e a interpretação de padrões nos dados. Este trabalho pretende auxiliar os educadores de Ciências na reflexão sobre as mudanças didáticas que se consolidaram e influenciaram a Educação em Ciências após o período emergencial. Os resultados indicam que tanto os professores quanto os alunos enfrentaram desafios significativos relacionados ao uso de tecnologias. Além disso, apenas um participante reconheceu que sua Formação Inicial ajudou no enfrentamento do ensino remoto durante a pandemia, enquanto a maioria precisou se aprimorar. Apesar dessas dificuldades, os professores continuaram a utilizar algumas práticas, como jogos e vídeos. Após a pandemia, houve uma mudança para uma abordagem mais flexível e menos centrada no conteúdo, em resposta às lacunas educacionais resultantes da pandemia. Este estudo destaca a necessidade de realizar mais pesquisas sobre recursos que possam ajudar a preencher as lacunas de aprendizado existentes.pt_BR
dc.language.isoPortugûespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDo ensino remoto à sala de aula: reflexões sobre o refazer da prática docente em Ciênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordProfessores de Ciênciaspt_BR
dc.subject.keywordProfessores - prática de ensinopt_BR
dc.subject.keywordRecursos didáticospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The Emergency Remote Teaching (ERT) triggered by the COVID-19 pandemic highlights potential changes in teaching practices aimed at addressing weaknesses in distance and emergency learning approaches. Numerous professional challenges were encountered in this context, particularly among Science teachers, as this area of education demands alternative and engaging practices for effective lesson delivery. From this challenge, the motivation to conduct this study emerged, which aimed to investigate the adaptations and educational practices implemented by public school Science teachers in the Federal District during and after the Emergency Remote Teaching period. In light of the above, the methodology employed was qualitative, with data collection techniques including the application of an initial survey and the facilitation of in-person focus groups. Data analysis was conducted using Laurence Bardin’s Content Analysis, which aids in identifying and interpreting patterns in the data. This study aims to assist Science educators in reflecting on the pedagogical changes that consolidated and influenced Science Education following the emergency period. The findings suggest that both teachers and students faced significant challenges related to the use of technology. Moreover, only one participant acknowledged that their Initial Teacher Education supported them in adapting to remote teaching during the pandemic, while the majority had to improve their skills on the job. Despite these difficulties, teachers continued to use certain practices, such as games and videos. After the pandemic, there was a shift towards a more flexible approach, less focused on content, in response to the educational gaps caused by the pandemic. This study emphasizes the need for further research on resources that can help bridge existing learning gaps.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Biológicas (IB)pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Química (IQ)pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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