Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mól, Gerson de Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Mota, Daianny de Souza da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T21:06:28Z | - |
dc.date.available | 2024-12-05T21:06:28Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-26 | - |
dc.identifier.citation | MOTA, Daianny de Souza da. EJA interventiva: desafios, limitações e conquistas - um estudo de caso. 2024. 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51093 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Promover um ensino, igualitário e inclusivo não constitui uma tarefa fácil, tão pouco
simples, principalmente se tratando do Público da Educação de Jovens e Adultos
Interventiva – EJAI, um atendimento educacional presente em algumas escolas da
Rede Pública do Distrito Federal - DF. Neste sentido, o estudo aqui apresentado, teve
por objetivo o conhecimento desse atendimento. Para compreendermos seus
diferentes aspectos, como é realizado o atendimento na EJAI, seus avanços e
necessidades de melhorias. Contamos inicialmente com a análise de um questionário
com 30 perguntas, aplicado pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
- SEEDF aos docentes atuantes nesse atendimento de ensino, ao todo 84 professores
responderam. Posteriormente, contamos com o apoio de uma docente atuante
exclusivamente na EJAI, para a qual aplicamos um questionário aberto com 7
perguntas e realizamos observações dos alunos de sua turma, durante a efetivação
de ações interventivas. Os resultados indicaram que os docentes da SEEDF, em sua
maioria, buscam desenvolver um trabalho que proporcione melhorias no atendimento
do público da EJAI, no entanto reconhecem o caminho longo que falta percorrer, em
busca das melhorias e adaptações necessárias ao ensino. Com a entrevista gravada
e a discussão das questões abordadas nessa técnica de pesquisa, por meio de uma
abordagem qualitativa, foi possível compreender que estamos a falar de uma docente
que, além de acompanhar a evolução da EJAI, acredita em sua funcionalidade e
busca, dentro do que lhe é possível, melhorias como aulas adaptadas, intervenções
didáticas entre outras técnicas, para o desenvolvimento de seus alunos. A partir de
nosso estudo, concluímos que tal temática é ainda marcada por um processo de
descoberta e aprendizagem, de como lidar com a mesma e seu público, sendo esta
uma interface entre a Educação de Jovens e Adultos – EJA e a Inclusão. | pt_BR |
dc.language.iso | Portugûes | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | EJA interventiva: desafios, limitações e conquistas : um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Promoting egalitarian and inclusive education is not an easy task, nor is it simple,
especially when it comes to Interventive Youth and Adult Education – EJAI, a form of
educational service present in some schools in the Public Network of the Federal
District - DF. In this sense, the study presented here aimed to understand this service.
To understand its different aspects, how service is provided at EJAI, its advances and
needs for improvements, we initially relied on the analysis of a questionnaire applied
by SEEDF to teachers working in this teaching modality. Subsequently, we had the
support of a teacher working exclusively at EJAI, for whom we applied an open
questionnaire, and carried out observations of the students in her class, during the
implementation of intervention actions. The results indicated that the Secretary's
teachers, for the most part, seek to develop work that will add to improvements in the
service of the EJAI public, however, they recognize the long road that remains to be
covered, in search of the improvements and adaptations necessary to teaching, the
realization of the dynamics used during the intervention, were configured as positive
allies for the learning of the EJAI public. With the recorded interview and the discussion
of the questions addressed in the interview, through a qualitative approach, it was
possible to understand that we are talking about a teacher who, in addition to following
the evolution of the EJAI modality, believes in its functionality and search, within the
possible, improvements for the development of your students. From our study, we
concluded that this theme is still marked by a process of discovery and learning, of
how to deal with it and its audience, being an interface between Youth and Adult
Education – EJA and Inclusion, and its public. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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