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DaiannyDeSouzaDaMota_DISSERT.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMól, Gerson de Souzapt_BR
dc.contributor.authorMota, Daianny de Souza dapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-05T21:06:28Z-
dc.date.available2024-12-05T21:06:28Z-
dc.date.issued2024-12-05-
dc.date.submitted2024-04-26-
dc.identifier.citationMOTA, Daianny de Souza da. EJA interventiva: desafios, limitações e conquistas - um estudo de caso. 2024. 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51093-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractPromover um ensino, igualitário e inclusivo não constitui uma tarefa fácil, tão pouco simples, principalmente se tratando do Público da Educação de Jovens e Adultos Interventiva – EJAI, um atendimento educacional presente em algumas escolas da Rede Pública do Distrito Federal - DF. Neste sentido, o estudo aqui apresentado, teve por objetivo o conhecimento desse atendimento. Para compreendermos seus diferentes aspectos, como é realizado o atendimento na EJAI, seus avanços e necessidades de melhorias. Contamos inicialmente com a análise de um questionário com 30 perguntas, aplicado pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF aos docentes atuantes nesse atendimento de ensino, ao todo 84 professores responderam. Posteriormente, contamos com o apoio de uma docente atuante exclusivamente na EJAI, para a qual aplicamos um questionário aberto com 7 perguntas e realizamos observações dos alunos de sua turma, durante a efetivação de ações interventivas. Os resultados indicaram que os docentes da SEEDF, em sua maioria, buscam desenvolver um trabalho que proporcione melhorias no atendimento do público da EJAI, no entanto reconhecem o caminho longo que falta percorrer, em busca das melhorias e adaptações necessárias ao ensino. Com a entrevista gravada e a discussão das questões abordadas nessa técnica de pesquisa, por meio de uma abordagem qualitativa, foi possível compreender que estamos a falar de uma docente que, além de acompanhar a evolução da EJAI, acredita em sua funcionalidade e busca, dentro do que lhe é possível, melhorias como aulas adaptadas, intervenções didáticas entre outras técnicas, para o desenvolvimento de seus alunos. A partir de nosso estudo, concluímos que tal temática é ainda marcada por um processo de descoberta e aprendizagem, de como lidar com a mesma e seu público, sendo esta uma interface entre a Educação de Jovens e Adultos – EJA e a Inclusão.pt_BR
dc.language.isoPortugûespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEJA interventiva: desafios, limitações e conquistas : um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Promoting egalitarian and inclusive education is not an easy task, nor is it simple, especially when it comes to Interventive Youth and Adult Education – EJAI, a form of educational service present in some schools in the Public Network of the Federal District - DF. In this sense, the study presented here aimed to understand this service. To understand its different aspects, how service is provided at EJAI, its advances and needs for improvements, we initially relied on the analysis of a questionnaire applied by SEEDF to teachers working in this teaching modality. Subsequently, we had the support of a teacher working exclusively at EJAI, for whom we applied an open questionnaire, and carried out observations of the students in her class, during the implementation of intervention actions. The results indicated that the Secretary's teachers, for the most part, seek to develop work that will add to improvements in the service of the EJAI public, however, they recognize the long road that remains to be covered, in search of the improvements and adaptations necessary to teaching, the realization of the dynamics used during the intervention, were configured as positive allies for the learning of the EJAI public. With the recorded interview and the discussion of the questions addressed in the interview, through a qualitative approach, it was possible to understand that we are talking about a teacher who, in addition to following the evolution of the EJAI modality, believes in its functionality and search, within the possible, improvements for the development of your students. From our study, we concluded that this theme is still marked by a process of discovery and learning, of how to deal with it and its audience, being an interface between Youth and Adult Education – EJA and Inclusion, and its public.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Biológicas (IB)pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Química (IQ)pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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