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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/51033
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Titre: Estudo da característica “sensibilidade gustativa à feniltiocarbamida (PTC)” no ensino de genética
Auteur(s): Fonseca, Fernanda Martins da
Orientador(es):: Guimarães, Maria de Nazaré Klautau
Assunto:: Genótipo
Fenótipo
Estratégia de Ensino
Sabor Amargo
Date de publication: 29-nov-2024
Résumé: A educação deve capacitar os cidadãos para o desenvolvimento de diversas competências e habilidades essenciais. No contexto do Ensino de Biologia, é crucial que os estudantes sejam instruídos de modo a serem capazes de relacionar os conteúdos aprendidos com situações da vida cotidiana e utilizar esse conhecimento de maneira eficaz na resolução de problemas do mundo real. Entretanto, o ensino de conceitos científicos, especialmente na área da Genética, enfrenta inúmeros desafios, uma vez que abrange um conjunto complexo de conhecimentos abstratos, frequentemente difíceis de compreender. Para facilitar o processo de ensino e aprendizagem é necessário adotar práticas que permitam a compreensão dos princípios básicos da hereditariedade. Utilizar características humanas torna o conteúdo mais atrativo e contextualizado. O presente trabalho aborda a sensibilidade gustativa à Feniltiocarbamida (PTC) no Ensino de Genética, por meio de conhecimentos científicos da variação na sensibilidade gustativa individual e sua relação com os aspectos de nutrição e saúde. O estudo dessa característica ocorreu por meio de uma revisão bibliográfica para conhecer como ela é trabalhada no Ensino de Genética. A partir desse levantamento, os documentos foram selecionados conforme suas adequações ao conhecimento científico atual sobre as bases genéticas que explicam parte da variação da sensibilidade gustativa e analisados quanto suas adequações às competências e habilidades previstas na BNCC. Diante do panorama geral, foi elaborado como produto do TCM (Trabalho de Conclusão do Mestrado), um material didático, na forma de Estudo de Caso com abordagem investigativa. A elaboração desse material teve como principal característica permitir aos estudantes compreenderem os conceitos básicos de Genética e suas relações com os aspectos biotecnológicos e aplicações na sociedade, quanto aos aspectos da percepção gustativa na nutrição e saúde. Um ponto importante do Estudo de Caso é a possibilidade de se trabalhar os conhecimentos da Genética e da Epigenética de forma integrada. Um segundo produto do TCM foi um artigo de revisão sobre como a característica da “Sensibilidade gustativa à PTC” é trabalhada no Ensino de Genética, escrito a partir do panorama obtido das análises de documentos, (Anais do IX Encontro Nacional de Ensino de Biologia / VII Encontro Regional de Ensino de Biologia MG/GO/TO/DF 2024). A partir desse levantamento, constatou-se que a maioria dos documentos explicam a variação na sensibilidade gustativa como uma característica complexa, de herança multifatorial e as atividades propostas estimulam a curiosidade e participação dos estudantes, estando adequadas às BNCC.
Abstract: Education should empower citizens to develop a wide range of essential competencies and skills. In the context of Biology education, it is crucial that students are taught in a way that enables them to relate the content learned to everyday situations and use this knowledge effectively to solve real-world problems. However, teaching scientific concepts, particularly in the area of Genetics, faces numerous challenges, as it encompasses a complex set of abstract knowledge that is often difficult to understand. To facilitate the teaching and learning process, it is necessary to adopt practices that enable the comprehension of the basic principles of heredity. Using human characteristics makes the content more engaging and contextualized. This study addresses gustatory sensitivity to Phenylthiocarbamide (PTC) in Genetics education, through scientific knowledge of the variation in individual taste sensitivity and its relation to aspects of nutrition and health. The study of this characteristic was conducted through a literature review to understand how it is approached in Genetics education. Based on this survey, documents were selected according to their alignment with current scientific knowledge about the genetic bases that explain part of the variation in taste sensitivity and were analyzed for their alignment with the competencies and skills outlined in the BNCC. Given the overall panorama, didactic material was developed as the product of the Master’s Thesis (TCM), in the form of a Case Study with an investigative approach. The main feature of this material is to enable students to understand the basic concepts of Genetics and their relations with biotechnological aspects and applications in society, regarding taste perception in nutrition and health. An important aspect of the Case Study is the possibility of integrating knowledge of Genetics and Epigenetics. A second product of the TCM was a review article on how the characteristic of “PTC Taste Sensitivity” is addressed in Genetics education, written based on the analysis of documents (Proceedings of the IX National Meeting of Biology Teaching / VII Regional Meeting of Biology Teaching MG/GO/TO/DF 2024). From this survey, it was found that the majority of documents explain the variation in taste sensitivity as a complex characteristic, with multifactorial inheritance, and that the proposed activities stimulate students' curiosity and participation, being appropriate to the BNCC.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Biológicas
Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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