http://repositorio.unb.br/handle/10482/50975
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
RicardoDaCostaNunes_TESE.pdf | 48,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O gasto em Ensino Fundamental Municipal : uma análise na perspectiva da teoria das escolhas públicas |
Autor(es): | Nunes, Ricardo da Costa |
Orientador(es): | Nunes, André |
Assunto: | Gastos públicos Teoria das escolhas públicas Gestão financeira Educação - financiamento - Brasil Doença de custo de Baumol Análise envoltória de dados Alocação de recursos Políticas públicas educacionais |
Data de publicação: | 19-Nov-2024 |
Data de defesa: | 10-Abr-2024 |
Referência: | NUNES, Ricardo da Costa. O gasto em Ensino Fundamental Municipal: uma análise na perspectiva da teoria das escolhas públicas. 2024. 83 f. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Esta tese examina a eficácia dos gastos públicos na educação fundamental municipal no Brasil, utilizando a Teoria das Escolhas Públicas como base teórica. A pesquisa mostra que, apesar do aumento nos investimentos, os resultados educacionais e econômicos não melhoraram devido à gestão inadequada dos recursos. O primeiro artigo aplica a Teoria do Fundo Comum para explicar a ineficácia das políticas educacionais, mostrando como a disputa por recursos leva à subutilização e ineficiência. A análise dos gastos municipais de 2009 a 2019 confirma essa teoria. O segundo artigo aborda a "doença de custo de Baumol", destacando como o aumento dos salários dos professores sem um aumento correspondente na produtividade eleva os custos. O estudo sugere que os gastos por aluno tendem a diminuir com o aumento da população municipal, exceto nas maiores cidades. O terceiro artigo utiliza a Análise Envoltória de Dados (DEA) para avaliar a eficácia dos investimentos educacionais em diferentes municípios, mostrando que a expansão dos gastos educacionais retira recursos de outras áreas essenciais, resultando em perda de bem-estar para os contribuintes. O artigo recomenda uma reformulação das políticas públicas para melhorar a eficiência e a transparência na aplicação dos fundos educacionais. Em resumo, a tese sugere uma revisão das estratégias de alocação e gestão dos recursos educacionais no Brasil para assegurar que os investimentos resultem em melhorias nos indicadores de qualidade da educação e no desenvolvimento econômico dos municípios. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.