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Título : Era uma vez uma parabólica enfiada na lama : a narrativa poético-musical de “Da lama ao caos”
Autor : Castro, Karine Lyra Corrêa de
Orientador(es):: Barbosa, Sidney
Assunto:: Manguebeat
Música e literatura
Pernambuco (PE)
Fecha de publicación : 14-nov-2024
Citación : CASTRO, Karine Lyra Corrêa de. Era uma vez uma parabólica enfiada na lama: a narrativa poético-musical de “Da lama ao caos”. 2024. 206 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumen : O álbum “Da lama ao caos” (1994) de Chico Science e Nação Zumbi é um marco do movimento manguebit. Ele inaugura um novo ritmo, caracterizado pela mistura da música popular pernambucana, como o maracatu e a embolada, com o rock, funk e rap. Seu impacto no Recife, cidade que viu surgir o movimento manguebit, foi imenso, perdurando até a atualidade, trinta anos após o seu lançamento. Busco, nesta tese, compreender onde reside a força desta obra de arte. Para isto, é relevante entender o que ela comunica, como realiza semelhante comunicação, para quem ela se dirige, e o que ela oferece de importante ao seu receptor. Naturalmente, nesta empreitada é preciso estar atento às diversas artes que, juntas, formam o produto final: música, literatura e pintura, além do elemento externo da performance, mistura de dança e teatro, que se acopla à experiência de consumo da obra de arte. A pesquisa conclui que o álbum “Da lama ao caos” (1994) comunica uma mensagem política, em especial para os jovens periféricos do Recife e da sua região metropolitana. Esta mensagem é comunicada por meio de uma narrativa poético-musical, dotada de enredo, personagens, narrador e um espaço e tempo determinados. A inusitada narrativa oferece aos seus receptores, em especial o seu público-alvo, os jovens de periferia, uma oportunidade de somar às suas identidades híbridas mais uma característica: podem eles ser, também, caranguejos com cérebro.
Abstract: The album ‘Da lama ao caos’ (1994) by Chico Science e Nação Zumbi, is a landmark in the manguebit movement. It creates a new rhythm, characterized by a mix of traditional music from Pernambuco, such as maracatu and embolada, with rock, funk and rap. Its impact on Recife, the city that saw the emergence of the manguebit movement , was immense, lasting to this day, thirty years after its launch. In this thesis, I seek to understand where this work of arts strength lies. For this, it is important to understand what it communicates, how it carries out such communication, who it is aimed for and what important legacy it offers to its public. Naturally, in this endeavor it is necessary to be aware of the different arts that, together, form the final product: music, literature and painting, in addition to the external element of performance, a mixture of dance and theater, which is coupled with the experience of consuming this kind of work of art. The research concludes that the album ‘Da lama ao caos’ (1994) communicates a political message, especially to young people from the poor neighborhoods of Recife and its metropolitan area. This message is communicated through a poetic-musical narrative, equipped with a plot, characters, narrator and a determined space and time. The unusual narrative offers its public, especially its target audience, young people from poor neighborhoods, an opportunity to add another characteristic to their hybrid identities : they can also be ‘caranguejos com cérebro’.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Descripción : Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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