Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Farias, Márcio Muniz de | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Samuel de Almeida Torquato e | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-13T19:53:49Z | - |
dc.date.available | 2024-11-13T19:53:49Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-13 | - |
dc.date.submitted | 2024-06-18 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Samuel de Almeida Torquato e. Método híbrido lattice-elementos discretos para modelagem de ensaios virtuais de lastro ferroviário. 2024. 112 f., il. Tese (Doutorado em Geotecnia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50910 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A modelagem do lastro ferroviário pode ser realizada por diferentes abordagens, por meio de
modelos contínuos ou discretos, os quais possuem suas vantagens e desvantagens comparativas.
Métodos baseados em mecânica do contínuo costumam utilizar muitos parâmetros empíricos e
demandam elevado esforço laboratorial para calibração. Métodos baseados em elementos
discretos convencionais possuem elevada capacidade de representação do lastro ferroviário,
mas devido a inconsistências físicas em sua formulação podem incorrer no mesmo problema.
Este trabalho tem como objetivo propor o uso do método híbrido Lattice – Método dos
Elementos Discretos (Híbrido LED) para modelagem de ensaios virtuais de lastro ferroviário.
As vantagens do uso desta técnica são: (i) determinação simples dos parâmetros de entrada e
otimização de esforços laboratoriais (ii) representação realista de geometrias complexas das
partículas do lastro ferroviário (iii) visualização de fenômenos micromecânicos, como
fraturamento de partículas; (iv) monitoramento de variáveis de estado ao longo das simulações,
como estado de tensão, índices de quebra, porosidade e granulometria. Primeiramente, a
calibração dos parâmetros foi realizada a partir de resultados obtidos na literatura de ensaios de
laboratório em rocha granítica. Em seguida foram concatenados métodos de geração de
partículas, discretização em Voronoi e algoritmos de empacotamento para construir modelos
de amostras de lastro ferroviário. Esses modelos foram usados para simular ensaios mecânicos,
quais sejam: compressão de partícula, compressão uniaxial confinada, compressão triaxial
monotônica, compressão triaxial cíclica e módulo de resiliência. Houve consistência entre os
resultados e observações empíricas relatadas na literatura. Além disso, foram observadas
variações na granulometria dos corpos de prova durante as simulações, bem como as causas da
falha do corpo de prova puderam ser investigadas, se ocorreram primordialmente por
deslizamento ou por quebra dos agregados. Além disso, o método permitiu avaliar o tipo de
ruptura predominante, se houve quebra nos cantos, fratura por compressão diametral ou
esmagamento. Ao analisar esses elementos em conjunto, pode-se obter uma compreensão
detalhada do comportamento mecânico do material em estudo. O método apresentou como
principal desvantagem o custo computacional que, embora não torne seu uso proibitivo, é mais
elevado que em métodos convencionais. Esta dificuldade pode ser superada com o uso de
recursos computacionais como clusters e computação em nuvem. Finalmente, conclui-se que o
método Híbrido LED é eficaz para simulação de ensaios laboratoriais de lastro ferroviário e
capaz de representar geometrias complexas e diversas condições de contorno. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Método híbrido lattice-elementos discretos para modelagem de ensaios virtuais de lastro ferroviário | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Método Híbrido Lattice | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modelos Lattice | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lastro ferroviário | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Rasmussen, Leandro Lima | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Railway ballast modeling can be performed by different approaches, through continuous or
discrete models, which have their comparative advantages and disadvantages. Continuum
mechanics-based methods often rely on numerous empirical parameters and require significant
laboratory effort for calibration. Conventional discrete element methods have a high capacity
to represent railway ballast; however, due to physical inconsistencies in their formulation, they
may encounter similar issues. This study aims to propose the Hybrid Lattice-Discrete Element
Method (Hybrid LED) for virtual modeling of railway ballast tests. The advantages of
employing this technique include: (i) simplified determination of input parameters and
optimization of laboratory efforts, (ii) realistic representation of complex geometries of railway
ballast particles, (iii) visualization of micromechanical phenomena, such as particle fracturing,
and (iv) monitoring of state variables throughout simulations, such as stress state, breakage
indices, porosity, and particle size distribution. Initially, material parameters were defined
based on laboratory test results obtained from the literature. Then, particle generation, Voronoi
discretization and packing algorithms were used to build models of railway ballast samples.
These models were used to simulate mechanical tests, namely single particle compression,
confined uniaxial compression, monotonic triaxial compression and cyclic triaxial
compression. There was consistency between the results and the empirical observations
reported in the literature. In addition, variations in particle size distribution were observed
during the simulations, and the causes of failure, primarily attributed to particle slippage or
breakage, were investigated. Moreover, predominant particle breakage modes were assessed,
such as corner breakage or crushing. By analyzing these elements together, a detailed
understanding of the mechanical behavior of the studied material may be obtained. The primary
drawback of the method was its computational cost, which, although not prohibitive, is higher
than conventional methods. However, this challenge can be overcome through the utilization
of computational resources such as clusters and cloud computing. In conclusion, the Hybrid
LED method proves to be effective for simulating laboratory tests on railway ballast, capable
of representing complex geometries and various boundary conditions. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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