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SamuelDeAlmeidaTorquatoESilva_TESE.pdf4,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorFarias, Márcio Muniz dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Samuel de Almeida Torquato ept_BR
dc.date.accessioned2024-11-13T19:53:49Z-
dc.date.available2024-11-13T19:53:49Z-
dc.date.issued2024-11-13-
dc.date.submitted2024-06-18-
dc.identifier.citationSILVA, Samuel de Almeida Torquato e. Método híbrido lattice-elementos discretos para modelagem de ensaios virtuais de lastro ferroviário. 2024. 112 f., il. Tese (Doutorado em Geotecnia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50910-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA modelagem do lastro ferroviário pode ser realizada por diferentes abordagens, por meio de modelos contínuos ou discretos, os quais possuem suas vantagens e desvantagens comparativas. Métodos baseados em mecânica do contínuo costumam utilizar muitos parâmetros empíricos e demandam elevado esforço laboratorial para calibração. Métodos baseados em elementos discretos convencionais possuem elevada capacidade de representação do lastro ferroviário, mas devido a inconsistências físicas em sua formulação podem incorrer no mesmo problema. Este trabalho tem como objetivo propor o uso do método híbrido Lattice – Método dos Elementos Discretos (Híbrido LED) para modelagem de ensaios virtuais de lastro ferroviário. As vantagens do uso desta técnica são: (i) determinação simples dos parâmetros de entrada e otimização de esforços laboratoriais (ii) representação realista de geometrias complexas das partículas do lastro ferroviário (iii) visualização de fenômenos micromecânicos, como fraturamento de partículas; (iv) monitoramento de variáveis de estado ao longo das simulações, como estado de tensão, índices de quebra, porosidade e granulometria. Primeiramente, a calibração dos parâmetros foi realizada a partir de resultados obtidos na literatura de ensaios de laboratório em rocha granítica. Em seguida foram concatenados métodos de geração de partículas, discretização em Voronoi e algoritmos de empacotamento para construir modelos de amostras de lastro ferroviário. Esses modelos foram usados para simular ensaios mecânicos, quais sejam: compressão de partícula, compressão uniaxial confinada, compressão triaxial monotônica, compressão triaxial cíclica e módulo de resiliência. Houve consistência entre os resultados e observações empíricas relatadas na literatura. Além disso, foram observadas variações na granulometria dos corpos de prova durante as simulações, bem como as causas da falha do corpo de prova puderam ser investigadas, se ocorreram primordialmente por deslizamento ou por quebra dos agregados. Além disso, o método permitiu avaliar o tipo de ruptura predominante, se houve quebra nos cantos, fratura por compressão diametral ou esmagamento. Ao analisar esses elementos em conjunto, pode-se obter uma compreensão detalhada do comportamento mecânico do material em estudo. O método apresentou como principal desvantagem o custo computacional que, embora não torne seu uso proibitivo, é mais elevado que em métodos convencionais. Esta dificuldade pode ser superada com o uso de recursos computacionais como clusters e computação em nuvem. Finalmente, conclui-se que o método Híbrido LED é eficaz para simulação de ensaios laboratoriais de lastro ferroviário e capaz de representar geometrias complexas e diversas condições de contorno.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMétodo híbrido lattice-elementos discretos para modelagem de ensaios virtuais de lastro ferroviáriopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordMétodo Híbrido Latticept_BR
dc.subject.keywordModelos Latticept_BR
dc.subject.keywordLastro ferroviáriopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoRasmussen, Leandro Limapt_BR
dc.description.abstract1Railway ballast modeling can be performed by different approaches, through continuous or discrete models, which have their comparative advantages and disadvantages. Continuum mechanics-based methods often rely on numerous empirical parameters and require significant laboratory effort for calibration. Conventional discrete element methods have a high capacity to represent railway ballast; however, due to physical inconsistencies in their formulation, they may encounter similar issues. This study aims to propose the Hybrid Lattice-Discrete Element Method (Hybrid LED) for virtual modeling of railway ballast tests. The advantages of employing this technique include: (i) simplified determination of input parameters and optimization of laboratory efforts, (ii) realistic representation of complex geometries of railway ballast particles, (iii) visualization of micromechanical phenomena, such as particle fracturing, and (iv) monitoring of state variables throughout simulations, such as stress state, breakage indices, porosity, and particle size distribution. Initially, material parameters were defined based on laboratory test results obtained from the literature. Then, particle generation, Voronoi discretization and packing algorithms were used to build models of railway ballast samples. These models were used to simulate mechanical tests, namely single particle compression, confined uniaxial compression, monotonic triaxial compression and cyclic triaxial compression. There was consistency between the results and the empirical observations reported in the literature. In addition, variations in particle size distribution were observed during the simulations, and the causes of failure, primarily attributed to particle slippage or breakage, were investigated. Moreover, predominant particle breakage modes were assessed, such as corner breakage or crushing. By analyzing these elements together, a detailed understanding of the mechanical behavior of the studied material may be obtained. The primary drawback of the method was its computational cost, which, although not prohibitive, is higher than conventional methods. However, this challenge can be overcome through the utilization of computational resources such as clusters and cloud computing. In conclusion, the Hybrid LED method proves to be effective for simulating laboratory tests on railway ballast, capable of representing complex geometries and various boundary conditions.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Geotecniapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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