Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Anete Maria de | - |
dc.contributor.author | Dourado, Gilmara da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-11T20:18:58Z | - |
dc.date.available | 2024-11-11T20:18:58Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-11 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-28 | - |
dc.identifier.citation | DOURADO, Gilmara da Silva. Sequência didática no estudo das águas com o uso de recursos audiovisuais na educação básica ambiental crítica no Distrito Federal, Brasil. 2024. 124 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50833 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem como tema a água e objeto de estudo o ciclo hidrológico e
impactos antropogênicos O produto pedagógico é uma Sequência Didática (SD) com uso de
recurso audiovisual. O objetivo principal da pesquisa foi desenvolver uma sequência didática,
na perspectiva da Educação Ambiental (EA), para docentes com uso do audiovisual sobre o
tema ciclo da água e impactos da ação humana (impactos antropogênicos). O método
utilizado centrou-se na pesquisa-ação socialmente crítica com abordagem quali-quantitativa.
A SD foi planejada para ser desenvolvida em uma turma do 5º ano em classe comum
inclusiva do Ensino Fundamental I na Região Administrativa (RA) da Candangolândia,
pertencente a rede pública do Distrito Federal, Brasil, constituída por 20 alunos com idade
entre 10 e 13 anos, sendo destes, um com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista, um
com laudo de Deficiência Intelectual e uma com Transtornos Funcionais Específicos de
Aprendizagem (TFEA). A SD foi aplicada em 8 encontros que abrangeram exposição teórica
por meio de análise de vídeos, atividades teórico-práticas, aula de campo e produção
audiovisual, além de contar com adequações curriculares para inclusão dos estudantes com
deficiência. A validação da SD foi verificada por análises das aulas e pelos resultados de
questionários semi-abertos. Os resultados obtidos demonstraram que uma SD construída com
propósito específico e numa turma inclusiva pode (i) ampliar e/ou modificar conceitos
científicos sobre o tema água no planeta; (ii) dar pertencimento humano ao processo de
reciclagem e distribuição da água planetária; (iii) gerar atitudes em consonância com esses
processos naturais e, (iv) praticar a inclusão. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Sequência didática no estudo das águas com o uso de recursos audiovisuais na educação básica ambiental crítica no Distrito Federal, Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciclo hidrológico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação Ambiental Crítica (EAC) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recursos hídricos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The water and the water cycle and its anthropogenic impacts are the aim of these dissertation.
The Didactic Sequence (DS) applying audiovisual as didactic resource is the final result. A
quali-quantitative approach based the methodological procedures focused on critical social
action-research from the Environmental Education perspective. The DS was applied for a 5º.
grade class of the Fundamental Education I of the RA of Candangolândia, Federal District,
Brazil, comprising of 20 primary students, between 10-13 ages, one of them with ID
(Intellectual Deficient) and other with Functional Disorder of Specific Learning (FDSL), both
formal diagnosed. The SD adapted for inclusive students (DI + FDSL) was accomplished in
eight (8) classes varying from teorethical and theoric-pratical activities, as well field trip and
audiovisual productions. Two quali-quantitative half-open surveys, one before and another
after the SD application; results of the audiovisual production and supervising of the author
were used for validation. The final results show that a DS well prepared and worked can (i)
amplify or change the scientific concepts of water; (ii) put human being in the natural process
of recycling and distribution of the planet water; (iii) create attitudes in accordance with these
process; (iv) exemplify the practice of inclusion. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Ambientais, Mestrado Profissionalizante | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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