Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/50825
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
RildoFredericoFerreira_DISSERT.pdf1,34 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Possibilidades pedagógicas com a Capoeira em aulas de Arte
Auteur(s): Ferreira, Rildo Frederico
Orientador(es):: Sales, Jonas de Lima
Assunto:: Capoeira
Capoeira - educação
Cultura popular
Corporeidade
Arte - estudo e ensino
Date de publication: 11-nov-2024
Référence bibliographique: FERREIRA, Rildo Frederico. Possibilidades pedagógicas com a Capoeira em aulas de Arte. 2023. 122 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Résumé: Possibilidades pedagógicas com a capoeira em aulas de arte abordam a contribuição dessa manifestação artístico-cultural secular como colaboradora no ensino e compreensão do corpo e da arte nas escolas de ensino básico. Em revisão bibliográfica, buscou-se temas relacionados à história, benefícios físicos, cognitivos e socioemocionais, bem como à experiência pessoal para apresentar uma contribuição para a disseminação dos valores intrínsecos da capoeira, conforme preconiza a Lei 10.639/2003. Nesse sentido, foram elaboradas atividades práticas desenvolvidas no espaço escolar através da abordagem triangular, a fim de apresentar os fundamentos da capoeira, sua historicidade, musicalidade e movimentos corporais. Também se aponta para o processo de salvaguarda da capoeira no estado do Amapá, registrando historicamente e buscando as relações com a educação. Com isso, busca-se primordialmente valorizar a diversidade cultural do Brasil, da qual esta expressão cultural mantém-se ao longo dos séculos como símbolo de resistência, evidenciando sua relevância para a formação e salvaguarda de manifestações do povo brasileiro.
Abstract: Pedagogical possibilities with Capoeira in art classes address the contribution of this secular artistic and cultural manifestation as a collaborator in the teaching and understanding of the body and art in basic education schools. In a bibliographic review, topics related to history, physical, cognitive, and socio-emotional benefits, as well as personal experience, were sought to present a contribution to the dissemination of Capoeira's intrinsic values, as advocated by Law 10.639/2003. In this sense, practical activities were developed in the school space through the triangular approach in order to present the foundations of Capoeira, its historicity, musicality, and bodily movements. It also points to the process of safeguarding Capoeira in the state of Amapá, historically documenting and seeking its connections with education. With this, the primary goal is to value Brazil's cultural diversity, of which this cultural expression has endured through the centuries as a symbol of resistance, highlighting its relevance for the formation and safeguarding of Brazilian people's manifestations.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Description: Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasília, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/50825/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.