Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50819
Files in This Item:
File SizeFormat 
FernandaRosasPereiraDeAraujo_DISSERT.pdf79,68 MBAdobe PDFView/Open
Title: "A caneta é mais leve que a enxada" : relações entre muralismo, ensino de arte e trabalho em uma escola do campo
Authors: Araújo, Fernanda Rosas Pereira de
Orientador(es):: Gonçalves, Felipe Canova
Assunto:: Educação do campo
Arte - estudo e ensino
Muralismo
Issue Date: 11-Nov-2024
Citation: ARAÚJO, Fernanda Rosas Pereira de. "A caneta é mais leve que a enxada": relações entre muralismo, ensino de arte e trabalho em uma escola do campo. 2023. 125 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Abstract: Este trabalho busca experimentar as contribuições teóricas da Educação do Campo, em especial o trabalho como princípio educativo, no desenvolvimento de uma prática artística: a pintura de um mural. Faz uma revisão bibliográfica sobre Educação do Campo: procura compreender seus pressupostos teóricos e matrizes formativas, assim como a relação entre trabalho e escola do campo. Investiga, através da literatura, o reflexo prático da Educação do Campo no ensino de arte em diferentes contextos, articulando esta bibliografia com pensadoras como Ana Mae Barbosa, Fayga Ostrower e Paulo Freire. Por fim, utiliza a pesquisa-ação, dentre outras técnicas, para elaborar e executar uma sequência didática para a pintura do mural e analisa a repercussão da prática na percepção e no cotidiano dos estudantes do Centro Educacional Carlos Ramos Mota, localizado na área rural de Sobradinho, no Distrito Federal. Através de uma avaliação conjunta com os educandos, constata a validade do processo criativo coletivo e o aprendizado de uma nova forma de se organizar para o trabalho, no caminho da auto-organização, além de outros aprendizados, referentes ao ensino de arte e a aspectos formativos.
Abstract: This work seeks to experiment with contributions to the theories of Rural Education, in particular work as an educational principle, in the development of an artistic practice: painting a mural. It carries out a bibliographical review on Rural Education: try to understand its theoretical assumptions and training matrices, as well as the relationship between work and rural schools. Investigates, through literature, the practical reflection of Rural Education in the teaching of art in different contexts, articulating this bibliography with thinkers such as Ana Mae Barbosa, Fayga Ostrower and Paulo Freire. Finally, it uses action research, among other techniques, to develop and execute a didactic sequence for painting the mural and analyzes the impact of the practice on the perception and daily lives of students at Centro Educacional Carlos Ramos Mota, located in the rural area of Sobradinho in the Federal District. Through a joint assessment with the students, the validity of the collective creative process and the learning of a new way of organizing oneself for work, on the path to self-organization, are verified, in addition to other learning related to the teaching of art and to training aspects.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Description: Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasília, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/50819/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.