http://repositorio.unb.br/handle/10482/50818
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
EdimilsonAprigioBraga_DISSERT.pdf | 4,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Paradigmas da composição de corpos cênicos : uma proposta pedagógica |
Autor(es): | Braga, Edimilson Aprígio |
Orientador(es): | Costa, Clarice da Silva |
Assunto: | Corpo cênico Corporeidade Pedagogia do teatro Teatro - estudo e ensino |
Data de publicação: | 11-Nov-2024 |
Data de defesa: | 21-Ago-2023 |
Referência: | BRAGA, Edimilson Aprígio. Paradigmas da composição de corpos cênicos: uma proposta pedagógica. 2023. 160 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O presente trabalho objetivou desenvolver uma proposta pedagógica que buscasse a apreensão de habilidades e competências para construção de personagens por meio da hibridação entre os princípios da pré-expressividade, reunidos por Eugenio Barba; os preceitos do teatro NÔ postulados por Zeami; os fundamentos específicos do Systema - Arte Marcial Russa apresentado ao mundo ocidental pelo mestre Mikhail Ryabko; e a preparação física utilizada no Kempô Indiano difundido no Brasil pelo carioca Jô Azer, Esse processo envolveu um conjunto de ações e práticas coordenadas desenvolvidas com a finalidade de organizar o trabalho pedagógico destinado ao aprimoramento do ensino e a aprendizagem teatral. Para tanto, essa proposta pedagógica concretizou a sistematização de uma sequência didática como recurso de criação de personagens considerando os aspectos corporais, estéticos e expressivos através da pesquisa, ensino e produção estética, utilizando os tipos cênicos organizados como forma de compreensão dos princípios que orientam a linguagem cênica e preparação psicofísica. Como resultado, apresentamos uma proposta metodológica sistematizada em três eixos estruturantes e cinco eixos transversais para a organização do material artístico dos atuantes, para o trabalho pedagógico de professores em formação continuada e para a pesquisa estética ajustada a limitação de tempo, espaço e recursos da educação básica. Esse estudo pretende auxiliar no desenvolvimento de habilidades, na criação artística e nos processos composicionais para cena e na pesquisa dos elementos de linguagem teatral. |
Abstract: | The present work aimed to develop a pedagogical proposal that sought to apprehend skills and competences for building characters through the hybridization between the principles of preexpressiveness, gathered by Eugenio Barba; the precepts of the NO theater postulated by Zeami; the specific fundamentals of Systema - Russian Martial Art presented to the western world by Master Mikhail Ryabko; and the physical preparation used in Indian Kempô spread in Brazil by Jô Azer from Rio de Janeiro. This process involved a set of coordinated actions and practices developed with the aim of organizing the pedagogical work aimed at improving teaching and theatrical learning. To this end, this pedagogical proposal implemented the systematization of a didactic sequence as a resource for creating characters considering bodily, aesthetic and expressive aspects through research, teaching and aesthetic production, using organized scenic types as a way of understanding the principles that guide scenic language and psychophysical preparation. As a result, we present a methodological proposal systematized in three structuring axes and five transversal axes for the organization of the artistic material of the actors, for the pedagogical work of teachers in continuing education and for aesthetic research adjusted to the limitation of time, space and resources of basic education. This study intends to help in the development of abilities, in the artistic creation and in the compositional processes for the scene and in the research of the elements of theatrical language. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasília, 2023. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.