Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Costa, Clarice da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Braga, Edimilson Aprígio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-11T18:08:05Z | - |
dc.date.available | 2024-11-11T18:08:05Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-11 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-21 | - |
dc.identifier.citation | BRAGA, Edimilson Aprígio. Paradigmas da composição de corpos cênicos: uma proposta pedagógica. 2023. 160 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50818 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho objetivou desenvolver uma proposta pedagógica que buscasse a apreensão
de habilidades e competências para construção de personagens por meio da hibridação entre os
princípios da pré-expressividade, reunidos por Eugenio Barba; os preceitos do teatro NÔ
postulados por Zeami; os fundamentos específicos do Systema - Arte Marcial Russa
apresentado ao mundo ocidental pelo mestre Mikhail Ryabko; e a preparação física utilizada
no Kempô Indiano difundido no Brasil pelo carioca Jô Azer, Esse processo envolveu um
conjunto de ações e práticas coordenadas desenvolvidas com a finalidade de organizar o
trabalho pedagógico destinado ao aprimoramento do ensino e a aprendizagem teatral. Para
tanto, essa proposta pedagógica concretizou a sistematização de uma sequência didática como
recurso de criação de personagens considerando os aspectos corporais, estéticos e expressivos
através da pesquisa, ensino e produção estética, utilizando os tipos cênicos organizados como
forma de compreensão dos princípios que orientam a linguagem cênica e preparação
psicofísica. Como resultado, apresentamos uma proposta metodológica sistematizada em três
eixos estruturantes e cinco eixos transversais para a organização do material artístico dos
atuantes, para o trabalho pedagógico de professores em formação continuada e para a pesquisa
estética ajustada a limitação de tempo, espaço e recursos da educação básica. Esse estudo
pretende auxiliar no desenvolvimento de habilidades, na criação artística e nos processos
composicionais para cena e na pesquisa dos elementos de linguagem teatral. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Paradigmas da composição de corpos cênicos : uma proposta pedagógica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Corpo cênico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Corporeidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia do teatro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro - estudo e ensino | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work aimed to develop a pedagogical proposal that sought to apprehend skills and
competences for building characters through the hybridization between the principles of preexpressiveness, gathered by Eugenio Barba; the precepts of the NO theater postulated by Zeami;
the specific fundamentals of Systema - Russian Martial Art presented to the western world by
Master Mikhail Ryabko; and the physical preparation used in Indian Kempô spread in Brazil
by Jô Azer from Rio de Janeiro. This process involved a set of coordinated actions and practices
developed with the aim of organizing the pedagogical work aimed at improving teaching and
theatrical learning. To this end, this pedagogical proposal implemented the systematization of
a didactic sequence as a resource for creating characters considering bodily, aesthetic and
expressive aspects through research, teaching and aesthetic production, using organized scenic
types as a way of understanding the principles that guide scenic language and psychophysical
preparation. As a result, we present a methodological proposal systematized in three structuring
axes and five transversal axes for the organization of the artistic material of the actors, for the
pedagogical work of teachers in continuing education and for aesthetic research adjusted to the
limitation of time, space and resources of basic education. This study intends to help in the
development of abilities, in the artistic creation and in the compositional processes for the scene
and in the research of the elements of theatrical language. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|