Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50818
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
EdimilsonAprigioBraga_DISSERT.pdf4,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Clarice da Silvapt_BR
dc.contributor.authorBraga, Edimilson Aprígiopt_BR
dc.date.accessioned2024-11-11T18:08:05Z-
dc.date.available2024-11-11T18:08:05Z-
dc.date.issued2024-11-11-
dc.date.submitted2023-08-21-
dc.identifier.citationBRAGA, Edimilson Aprígio. Paradigmas da composição de corpos cênicos: uma proposta pedagógica. 2023. 160 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50818-
dc.descriptionDissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasília, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho objetivou desenvolver uma proposta pedagógica que buscasse a apreensão de habilidades e competências para construção de personagens por meio da hibridação entre os princípios da pré-expressividade, reunidos por Eugenio Barba; os preceitos do teatro NÔ postulados por Zeami; os fundamentos específicos do Systema - Arte Marcial Russa apresentado ao mundo ocidental pelo mestre Mikhail Ryabko; e a preparação física utilizada no Kempô Indiano difundido no Brasil pelo carioca Jô Azer, Esse processo envolveu um conjunto de ações e práticas coordenadas desenvolvidas com a finalidade de organizar o trabalho pedagógico destinado ao aprimoramento do ensino e a aprendizagem teatral. Para tanto, essa proposta pedagógica concretizou a sistematização de uma sequência didática como recurso de criação de personagens considerando os aspectos corporais, estéticos e expressivos através da pesquisa, ensino e produção estética, utilizando os tipos cênicos organizados como forma de compreensão dos princípios que orientam a linguagem cênica e preparação psicofísica. Como resultado, apresentamos uma proposta metodológica sistematizada em três eixos estruturantes e cinco eixos transversais para a organização do material artístico dos atuantes, para o trabalho pedagógico de professores em formação continuada e para a pesquisa estética ajustada a limitação de tempo, espaço e recursos da educação básica. Esse estudo pretende auxiliar no desenvolvimento de habilidades, na criação artística e nos processos composicionais para cena e na pesquisa dos elementos de linguagem teatral.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleParadigmas da composição de corpos cênicos : uma proposta pedagógicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCorpo cênicopt_BR
dc.subject.keywordCorporeidadept_BR
dc.subject.keywordPedagogia do teatropt_BR
dc.subject.keywordTeatro - estudo e ensinopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present work aimed to develop a pedagogical proposal that sought to apprehend skills and competences for building characters through the hybridization between the principles of preexpressiveness, gathered by Eugenio Barba; the precepts of the NO theater postulated by Zeami; the specific fundamentals of Systema - Russian Martial Art presented to the western world by Master Mikhail Ryabko; and the physical preparation used in Indian Kempô spread in Brazil by Jô Azer from Rio de Janeiro. This process involved a set of coordinated actions and practices developed with the aim of organizing the pedagogical work aimed at improving teaching and theatrical learning. To this end, this pedagogical proposal implemented the systematization of a didactic sequence as a resource for creating characters considering bodily, aesthetic and expressive aspects through research, teaching and aesthetic production, using organized scenic types as a way of understanding the principles that guide scenic language and psychophysical preparation. As a result, we present a methodological proposal systematized in three structuring axes and five transversal axes for the organization of the artistic material of the actors, for the pedagogical work of teachers in continuing education and for aesthetic research adjusted to the limitation of time, space and resources of basic education. This study intends to help in the development of abilities, in the artistic creation and in the compositional processes for the scene and in the research of the elements of theatrical language.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.