http://repositorio.unb.br/handle/10482/50810
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TelmaSilvaSantanaLopes_TESE.pdf | 3,02 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Mudanças nas produções da subjetividade social da escola em inter-relação com as ações e relações pedagógicas em tempos de pandemia |
Auteur(s): | Lopes, Telma Silva Santana |
Orientador(es):: | Martins, Maristela Rossato |
Assunto:: | Subjetividade social Ensino remoto emergencial Pandemia - Brasil Escolas |
Date de publication: | 8-nov-2024 |
Data de defesa:: | 28-fév-2024 |
Référence bibliographique: | LOPES, Telma Silva Santana. Mudanças nas produções da subjetividade social da escola em inter-relação com as ações e relações pedagógicas em tempos de pandemia. 2024. 270 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Résumé: | O objetivo central desta tese de doutorado foi compreender as mudanças nas produções subjetivas da subjetividade social da escola em inter-relação com as ações e relações pedagógicas. A pesquisa aconteceu em uma Escola Classe da rede pública de ensino do Distrito Federal, com a participação de professores, direção, equipes, pedagógica e de apoio, e demais funcionários da instituição. Foi orientada pelos pressupostos da Teoria da Subjetividade em uma perspectiva cultural-histórica e pela Epistemologia Qualitativa (EQ) e seus desdobramentos na Metodologia Construtivo-interpretativa, desenvolvidas por Fernando González Rey. Os instrumentos consistiram em recursos para produção das informações como forma de expressão livre dos participantes da pesquisa por meio de dinâmicas conversacionais, observação participante, análise de documentos e gravações, registros fotográficos, diário reflexivo, entrevistas, redação, questionários abertos, roda de conversa e diálogos que foram realizados em momentos informais, presenciais e virtuais. A construção interpretativa desta pesquisa foi estruturada em três eixos principais: (I) O Eixo 1 centrou-se nas diretrizes oficiais estabelecidas para implementação do ensino remoto presencial (ERE) durante a pandemia; o (II) O Eixo 2 seguiu apresentando as ações e relações pedagógicas em inter-relação a subjetividade social da escola no contexto do ERE e da pandemia e o (III) O Eixo 3 deu enfoque às ações e relações pedagógicas em inter-relação com a subjetividade social da escola em um cenário de ensino híbrido/presencial. Na construção interpretativa, identificamos que a subjetividade social da escola passou por diversas flutuações desde a retomada das atividades escolares no ensino remoto e se manifestaram nas relações entre os professores regentes e atuantes em outras funções na escola e foram tensionadas pelo protagonismo de alguns professores e grupos, o que permitiu a fundamentação da tese de que as mudanças nas produções da subjetividade social da escola, inter-relacionadas às ações e relações pedagógicas no contexto pesquisado, ocorreram por meio do empenho, reflexividade e protagonismo dos professores regentes e em outras funções, na condição de agentes e sujeitos. Na dinamicidade das ações e relações pedagógicas desenvolvidas, mudanças importantes relativas a novas concepções, autopercepção e convivência social foram suscitadas a partir das tensões geradas pelo ERE/ pandemia. |
Abstract: | The central objective of this doctoral thesis was to understand the changes in the subjective productions of the school's social subjectivity in interrelationship with pedagogical actions and relationships. The research took place in a Class School of the public education network in the Federal District, with the participation of teachers, management, pedagogical and support teams, and other employees of the institution.It was guided by the assumptions of the Theory of Subjectivity in a cultural-historical perspective and by Qualitative Epistemology and its developments in the Constructive-interpretative Methodology, developed by Fernando González Rey. The instruments consisted of resources for producing information through the free expression of research participants through conversational dynamics, participant observation, analysis of documents and recordings, photographic records, reflective diary, interviews, writing, open questionnaires, conversation circles and dialogues that were carried out in informal, in-person and virtual moments. The interpretative construction of this research was structured into three main axes: (I) Axis 1 focused on the official guidelines established for the implementation of face-to-face remote teaching (ERE) during the pandemic; o (II) Axis 2 continued presenting the pedagogical actions and relationships in interrelationship with the social subjectivity of the school in the context of ERE and the pandemic and o (III) Axis 3 focused on pedagogical actions and relationships in interrelationship with the social subjectivity of the school in a hybrid/face-to-face teaching scenario. In the interpretative construction, we identified that the social subjectivity of the school has undergone several fluctuations since the resumption of school activities in remote education and were manifested in the relationships between the teaching teachers and in other functions at the school and tensioned by the protagonism of some teachers and groups, the which allowed the foundation of the thesis that the changes in the productions of the school's social subjectivity, interrelated to the pedagogical actions and relationships in the researched context, occurred through the commitment, reflexivity and protagonism of the leading teachers and in other functions, in the condition of agents and subjects. In the dynamic nature of the actions and pedagogical relationships developed, important changes relating to new conceptions, self-perception and social coexistence were brought about by the tensions generated by the ERE/pandemic. |
Resumen: | El objetivo central de esta tesis doctoral fue comprender los cambios en las producciones subjetivas de la subjetividad social escolar en interrelación con acciones y relaciones pedagógicas. La investigación se desarrolló en una Escuela Primaria de la red de educación pública del Distrito Federal, con la participación de docentes, equipos directivos, pedagógicos y de apoyo, y demás empleados de la institución. Se guió por los supuestos de la Teoría de la Subjetividad en una perspectiva histórico-cultural y por la Epistemología Cualitativa y sus desarrollos en la Metodología Constructivo-interpretativa, desarrollada por Fernando González Rey. Los instrumentos consistieron en recursos para la producción de información a través de la libre expresión de los participantes de la investigación a través de dinámicas conversacionales, observación participante, análisis de documentos y grabaciones, registros fotográficos, diario reflexivo, entrevistas, escritura, cuestionarios abiertos, círculos de conversación y diálogos que se llevaron a cabo en Momentos informales, presenciales y virtuales. La construcción interpretativa de esta investigación se estructuró en tres ejes principales: (I) El eje 1 se centró en los lineamientos oficiales establecidos para la implementación de la docencia presencial a distancia (ERE) durante la pandemia. ; o (II) El Eje 2 continuó presentando las acciones y relaciones pedagógicas en interrelación con la subjetividad social de la escuela en el contexto de los ERE y la pandemia y o (III) El Eje 3 se centró en las acciones y relaciones pedagógicas en interrelación con la subjetividad social de la escuela. la escuela en un escenario de enseñanza híbrido/presencial. En la construcción interpretativa, identificamos que la subjetividad social de la escuela ha sufrido varias fluctuaciones desde la reanudación de las actividades escolares en la educación remota y se manifestaron en las relaciones entre los profesores docentes y en otras funciones en la escuela y tensadas por el protagonismo de algunos docentes y grupos, lo que permitió fundamentar la tesis de que los cambios en las producciones de la subjetividad social escolar, interrelacionadas con las acciones y relaciones pedagógicas en el contexto investigado, ocurrieron a través del compromiso, reflexividad y protagonismo de los docentes protagonistas y en otras funciones, en la condición de agentes y sujetos. En el dinamismo de las acciones y relaciones pedagógicas desarrolladas, las tensiones generadas por los ERE/pandemia provocaron cambios importantes en relación con las nuevas concepciones, la autopercepción y la convivencia social. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
Description: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2024. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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