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dc.contributor.advisorOliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista dept_BR
dc.contributor.authorRezende, Erica Aparecida dept_BR
dc.date.accessioned2024-10-25T19:14:00Z-
dc.date.available2024-10-25T19:14:00Z-
dc.date.issued2024-10-25-
dc.date.submitted2024-07-02-
dc.identifier.citationREZENDE, Erica Aparecida de. Profissionalização na Socioeducação: pode ser uma ação emancipadora para a cidadania?. 2024. 187 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50736-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, 2024.Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM), Programa de Pós-Graduação Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude, 2024pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo se propôs a desvelar a profissionalização no sistema socioeducativo. O desenvolvimento do estudo envolveu uma investigação histórica sobre a profissionalização e a socioeducação, a análise das legislações pertinentes ao tema e a exploração dos dados provenientes de entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores e jovens egressos de medida socioeducativa de internação no Distrito Federal. A educação profissional está preconizada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o direito à profissionalização está assegurada aos adolescentes e jovens na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente. Neste sentido, a profissionalização se torna importante na execução da medida socioeducativa de internação, pois além de ser um direito do jovem, as atividades de profissionalização ofertadas durante o cumprimento da medida socioeducativa, de modo intencional e atendendo os interesses dos jovens, podem ser uma oportunidade para traçar novos projetos de vida. O percurso metodológico englobou uma revisão integrativa para identificar e analisar as contribuições da produção bibliográfica sobre profissionalização oferecida a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas no Brasil, no período de 2019-2023, e os resultados indicaram que a profissionalização no âmbito das medidas socioeducativas tem progredido em termos legislativos, porém ainda enfrenta obstáculos para uma implementação eficaz e bem-sucedida. O estudo também contou com uma pesquisa de campo por intermédio de entrevistas semiestruturadas realizadas com jovens egressos do sistema socioeducativo e com gestores que atuam no Sistema Socioeducativo do Distrito Federal. Os dados foram analisados por meio de análise temática. Como resultados principais foi identificado a necessidade de estabelecer no PIA dos adolescentes e jovens o seu projeto de vida ao longo da medida socioeducativa, visando seu desenvolvimento integral, com ênfase na conclusão dos estudos e engajamento em programas de profissionalização alinhados com seus interesses, visando sua futura inserção no mercado de trabalho. No entanto, há ainda diversos desafios, como a escassez de oportunidades para cursos profissionalizantes, práticas discriminatórias e critérios de seleção excludentes para esses jovens. Contudo, há perspectivas de melhoria na qualificação oferecida na socioeducação, especialmente através da melhoria das relações interpessoais, da implementação de cursos que despertem o interesse dos jovens e, principalmente, do estabelecimento de diretrizes para o eixo profissionalização. Almeja-se que os resultados obtidos por meio da pesquisa possam contribuir para o aprimoramento do embasamento teórico existente e para o desenvolvimento de novas estratégias e diretrizes em programas de políticas públicas direcionados aos jovens que estejam cumprindo medidas socioeducativas. Acredita-se que o presente estudo possa contribuir ao trazer visibilidade para a questão do cumprimento do direito à profissionalização na socioeducação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProfissionalização na socioeducação : pode ser uma ação emancipadora para a cidadania?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSocioeducaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordEgressospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.unidadeCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas para Infância e Juventudept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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