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Título: Adulto atípico : uma experiência com crianças da educação infantil no Distrito Federal
Outros títulos: Atypical adult : an experience with children in early childhood education in the Federal District
Autor(es): Teixeira, Lourenço Silva
Voltarelli, Monique Aparecida
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto: Educação infantil
Pesquisa com crianças
Adultos
Data de publicação: 24-Jan-2024
Editora: Revista Contribuciones a Las Ciencias Sociales
Referência: TEIXEIRA, Lourenço Silva; VOLTARELLI, Monique Aparecida. Adulto atípico: uma experiência com crianças da educação infantil no Distrito Federal. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, São José dos Pinhais, v. 17, n. 1, p. 5509–5524, 2024. DOI: 10.55905/revconv.17n.1-329. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/4543. Acesso em: 24 out. 2024.
Resumo: O artigo apresenta um recorte da perspectiva metodológica de uma pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado Profissional da Universidade de Brasília. O foco da pesquisa foi investigar as geografias e relações espaciais das crianças em uma instituição de educação infantil. Na pesquisa, adotou-se a abordagem de ser um "adulto atípico" no campo, inspirado na pesquisa de Corsaro (2005), e no texto é apresentado como essa presença foi recebida pelas crianças. A metodologia utilizada na pesquisa envolveu a observação participante, em que o pesquisador atuou como adulto atípico em uma instituição de Educação Infantil. Foram registradas experiências diárias em um diário de campo, utilizando também fotografias, vídeos, desenhos das crianças e gravações de áudio como suportes para a investigação. O texto destaca a transição de uma abordagem de "pesquisa sobre crianças" para "pesquisa com crianças", destacando a importância de considerar as crianças como sujeitos de direitos e produtores de cultura. Os autores abordam a aceitação do pesquisador como um "aluno novo" pela turma de crianças, destacando os desafios e questionamentos enfrentados inicialmente. Na conclusão, destaca-se a importância da experiência de ser um adulto atípico, que permitiu romper barreiras convencionais entre o mundo adulto e o universo infantil. A pesquisa proporcionou uma visão única sobre a autonomia, curiosidade e expressão espontânea das crianças, destacando a necessidade de ambientes educacionais mais inclusivos e sensíveis às individualidades e necessidades da primeira infância.
Abstract: The article presents an excerpt from the methodological perspective of a master's research in the Postgraduate Program in Education Professional Master's Degree at the University of Brasilia. The focus of the research was to investigate the geographies and spatial relations of children in an early childhood education institution. The research adopted the approach of being an "atypical adult" in the field, inspired by Corsaro's research (2005), and the text presents how this presence was received by the children. The methodology used in the research involved participant observation, in which the researcher acted as an atypical adult in an Early Childhood Education institution. Daily experiences were recorded in a field diary, and photographs, videos, children's drawings and audio recordings were also used to support the investigation. The text highlights the transition from an approach of "research on children" to "research with children", emphasizing the importance of considering children as subjects of rights and producers of culture. The authors address the acceptance of the researcher as a "new student" by the class of children, highlighting the challenges and questions faced initially. The conclusion highlights the importance of the experience of being an atypical adult, which allowed conventional barriers between the adult world and the world of children to be broken down. The research provided a unique insight into children's autonomy, curiosity and spontaneous expression, highlighting the need for educational environments that are more inclusive and sensitive to the individualities and needs of early childhood.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
DOI: https://doi.org/10.55905/revconv.17n.1-329
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

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