Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Teixeira, Lourenço Silva | - |
dc.contributor.author | Voltarelli, Monique Aparecida | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-25T15:04:55Z | - |
dc.date.available | 2024-10-25T15:04:55Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-24 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Lourenço Silva; VOLTARELLI, Monique Aparecida. Adulto atípico: uma experiência com crianças da educação infantil no Distrito Federal. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, São José dos Pinhais, v. 17, n. 1, p. 5509–5524, 2024. DOI: 10.55905/revconv.17n.1-329. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/4543. Acesso em: 24 out. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50735 | - |
dc.description.abstract | O artigo apresenta um recorte da perspectiva metodológica de uma pesquisa de mestrado no
Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado Profissional da Universidade de Brasília. O
foco da pesquisa foi investigar as geografias e relações espaciais das crianças em uma instituição
de educação infantil. Na pesquisa, adotou-se a abordagem de ser um "adulto atípico" no campo,
inspirado na pesquisa de Corsaro (2005), e no texto é apresentado como essa presença foi
recebida pelas crianças. A metodologia utilizada na pesquisa envolveu a observação participante,
em que o pesquisador atuou como adulto atípico em uma instituição de Educação Infantil. Foram
registradas experiências diárias em um diário de campo, utilizando também fotografias, vídeos,
desenhos das crianças e gravações de áudio como suportes para a investigação. O texto destaca
a transição de uma abordagem de "pesquisa sobre crianças" para "pesquisa com crianças",
destacando a importância de considerar as crianças como sujeitos de direitos e produtores de
cultura. Os autores abordam a aceitação do pesquisador como um "aluno novo" pela turma de
crianças, destacando os desafios e questionamentos enfrentados inicialmente. Na conclusão,
destaca-se a importância da experiência de ser um adulto atípico, que permitiu romper barreiras
convencionais entre o mundo adulto e o universo infantil. A pesquisa proporcionou uma visão
única sobre a autonomia, curiosidade e expressão espontânea das crianças, destacando a
necessidade de ambientes educacionais mais inclusivos e sensíveis às individualidades e
necessidades da primeira infância. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Revista Contribuciones a Las Ciencias Sociales | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Adulto atípico : uma experiência com crianças da educação infantil no Distrito Federal | pt_BR |
dc.title.alternative | Atypical adult : an experience with children in early childhood education in the Federal District | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pesquisa com crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adultos | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.55905/revconv.17n.1-329 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The article presents an excerpt from the methodological perspective of a master's research in the
Postgraduate Program in Education Professional Master's Degree at the University of Brasilia.
The focus of the research was to investigate the geographies and spatial relations of children in
an early childhood education institution. The research adopted the approach of being an "atypical
adult" in the field, inspired by Corsaro's research (2005), and the text presents how this presence
was received by the children. The methodology used in the research involved participant
observation, in which the researcher acted as an atypical adult in an Early Childhood Education
institution. Daily experiences were recorded in a field diary, and photographs, videos, children's
drawings and audio recordings were also used to support the investigation. The text highlights
the transition from an approach of "research on children" to "research with children",
emphasizing the importance of considering children as subjects of rights and producers of
culture. The authors address the acceptance of the researcher as a "new student" by the class of
children, highlighting the challenges and questions faced initially. The conclusion highlights the
importance of the experience of being an atypical adult, which allowed conventional barriers
between the adult world and the world of children to be broken down. The research provided a
unique insight into children's autonomy, curiosity and spontaneous expression, highlighting the
need for educational environments that are more inclusive and sensitive to the individualities and
needs of early childhood. | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
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