Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lopes, Othon de Azevedo | - |
dc.contributor.author | Santos, Sidney Amorim dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-15T23:20:39Z | - |
dc.date.available | 2024-10-15T23:20:39Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-15 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-21 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Sidney Amorim dos. As análises de impacto regulatório na Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC: uma medida de eficiência jurídico-econômica. 2024. 97 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Direito, Regulação e Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50599 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Mestrado Profissional em Direito, Regulação e Políticas Públicas, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação apresentou um histórico e a literatura acerca do fenômeno
regulatório e das agências reguladoras, identificou a importância de um de seus
instrumentos mais importantes, que é a Análise de Impacto Regulatório – AIR e
analisou a eficiência dessas AIRs em uma dessas agências, a Agência Nacional de
Aviação Civil – ANAC, com o propósito de não só propor uma medida de eficiência
que considere essa literatura e a legislação vigente, como também descobrir em qual
patamar de eficiência eles atualmente se encontram. Entendeu-se que havia uma
necessidade de mensurar a eficiência das AIRs por meio de uma abordagem jurídicoeconômica do próprio fenômeno regulatório em geral, que foi feito através de uma parca
literatura e recente legislação, e cujo terreno ainda é um tanto árido, partindo do geral
para o específico. Assim, de forma pontual e específica, após discorrer sobre a história
da regulação nacional e em outros países, e explanar um panorama da atividade
regulatória no Brasil, buscou-se escrutinar o instituto/princípio da eficiência não só em
seus aspectos gerais já conhecidos, mas também, e a partir daí, explorar dimensões mais
profundas que pudessem viabilizar um padrão de medição de natureza regulatória que
integrasse Direito e Economia. Essas dimensões, desenvolvidas nesta dissertação, que
são as jurídico-doutrinária e econômico-regulatória da eficiência, procuraram dar
subsídios ao método aplicado por meio dos aspectos objetivos (quantitativos) e
subjetivos (qualitativos) em sua mensuração, a fim de que se transformasse em
números, percentuais e coeficientes de eficiência as AIRs pesquisadas na amostragem.
Tal instrumento de gestão, que analisa o impacto de medidas regulatórias através de
normativos, já utilizado em outros países desde os anos 1950 e no Brasil desde 1990,
tornou-se obrigatório por aqui somente em 2019 e tem sido aperfeiçoada dentro de cada
agência reguladora através de normativos internos. Essa dissertação se justifica tendo
em vista a importância das AIRs dentro do Estado Democrático de Direito e,
especificamente, do Direito Regulatório, que procura, dentre os vários desafios que
enfrenta, fortalecer a teoria da Análise Econômica do Direito – EAD e estabelecer um
comportamento jurídico-econômico que maximize o resultado, ou seja, o produto da
eficiência das AIRs na ANAC pesquisadas. Assim, os números, percentuais,
indicadores e coeficientes de eficiência as AIRs pesquisadas na amostragem foram
exibidos ao final da dissertação por meio de tabelas, cálculos e fórmulas, evidenciando
os pontos em que as AIRs demonstraram eficiência regulatória satisfatória e os que
revelaram espaços consideráveis para aprimoramentos em seu nível de eficiência
regulatória, a ser novamente analisado e conferido em futuras pesquisas e estudos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | As análises de impacto regulatório na Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC : uma medida de eficiência jurídico-econômica | pt_BR |
dc.title.alternative | Regulatory impact analysis in the National Civil Aviation Agency – ANAC : a measure of legal-economic efficiency | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito regulatório | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de Impacto Regulatório (AIR) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Economia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Eficiência | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation presented a history and literature about the regulatory
phenomenon and regulatory agencies, identified the importance of one of its most
important instruments, which is the Regulatory Impact Analysis – RIA and analyzed the
efficiency of these RIAs in one of these agencies, the National Civil Aviation Agency –
ANAC, with the purpose of not only proposing an efficiency measure that considers this
literature and current legislation, but also finding out what level of efficiency they
currently find themselves at. It was understood that there was a need to measure the
efficiency of AIRs through a legal-economic approach to the regulatory phenomenon
itself in general, which was done through little literature and recent legislation, and
whose terrain is still somewhat barren, starting from from the general to the specific.
Thus, in a punctual and specific way, after discussing the history of national regulation
and in other countries, and explaining an overview of regulatory activity in Brazil, we
sought to scrutinize the institute/principle of efficiency not only in its already known
general aspects, but also, and from there, explore deeper dimensions that could enable a
measurement standard of a regulatory nature that integrates Law and Economics. These
dimensions, developed in this dissertation, which are the legal-doctrinal and economicregulatory dimensions of efficiency, sought to provide support to the method applied
through objective (quantitative) and subjective (qualitative) aspects in its measurement,
so that it could become a numbers, percentages and efficiency coefficients of the AIRs
researched in the sample. This management instrument, which analyzes the impact of
regulatory measures through regulations, already used in other countries since the 1950s
and in Brazil since 1990, became mandatory here only in 2019 and has been perfected
within each regulatory agency through of internal regulations. This dissertation is
justified in view of the importance of AIRs within the Democratic Rule of Law and,
specifically, Regulatory Law, which seeks, among the various challenges it faces, to
strengthen the theory of Economic Analysis of Law – EAD and establish legal behavior
-economic that maximizes the result, that is, the product of the efficiency of the AIRs in
ANAC researched. Thus, the numbers, percentages, indicators and efficiency
coefficients of the AIRs researched in the sample were displayed at the end of the
dissertation through tables, calculations and formulas, highlighting the points in which
the AIRs demonstrated satisfactory regulatory efficiency and those that revealed
considerable room for improvements in its level of regulatory efficiency, to be analyzed
again and checked in future research and studies. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Direito (FD) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Direito, Regulação e Políticas Públicas, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|