Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50585
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
FlavianePires_TESE.pdf13,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAraújo, Ricardopt_BR
dc.contributor.authorPires, Flavianept_BR
dc.date.accessioned2024-10-14T20:24:51Z-
dc.date.available2024-10-14T20:24:51Z-
dc.date.issued2024-10-14-
dc.date.submitted2024-03-15-
dc.identifier.citationPIRES, Flaviane. A semiose na poesia de Arnaldo Antunes: o nome das coisas não são as coisas. 2024. 156 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50585-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA evolução da técnica e dos recursos tecnológicos, relacionados à modernização dos meios de produção, consequentemente resulta em inovadoras mudanças nos meios de concepção artística. Nesse contexto, novas formas de criação literária e do fazer poético, aliadas às tecnologias de ponta, também se estruturam, proporcionando um novo rumo à poesia. É seguindo esses pressupostos que se propõe como objetivo geral, nesta pesquisa, destacar subsídios que apontem para as possíveis relações semióticas que possam se estabelecer, durante a confecção da poesia digital, bem como as diferenças ocasionadas na estética e na recepção, por meio de sucessivas mudanças de suporte. Esse trabalho encontra-se inserido no eixo de Literatura, seguindo a linha de pesquisa de Literatura e Outras Artes, tendo em vista que a abordagem investigativa da nova sensibilidade, que sustenta a desrealização e a variação de suporte, traz à tona as tendências estéticas que caracterizam a produção poética contemporânea. A tese apresenta como problematização verificar as possíveis relações semióticas que se estabelecem entre os aspectos composicionais, próprios das tecnologias e de outros recursos combinados, entre as várias linguagens utilizadas e as parcerias com as outras artes, ou seja, as inovações e flexibilizações que possibilitam a produção de uma poesia visual alternativa que circula no espaço eletroeletrônico-digital. Essa pesquisa justifica-se por ser a internet um universo da contemporaneidade que amplia a quantidade de possibilidades combinatórias, além da acessibilidade e divulgação de obras. Outro aspecto, também abordado, encontra-se na descentralização do “eu”, presente na poesia digital, acarretada pela dinâmica da tecnologia computacional que, por conseguinte, estabelece-se também nas artes, em geral. Como referência para análise escolheu-se a produção poética de Arnaldo Antunes, em especial cinco obras do autor que foram publicadas em diferentes suportes. Principiando pelas páginas dos livros Tudos e Nome, aos videopoemas, passando pelo cassete, CD, DVD até a veiculação dos mesmos poemas do DVD Nome na internet, suas várias nuances, tipologias, relações semióticas e conexões com outras artes que podem ser observadas no decorrer desse trabalho. Nesse contexto, Arnaldo Antunes trata da relação entre a transparência da arte realista e a objetivação do mundo, em contraponto com a sofisticação formal e a valorização da subjetividade do artista na arte de vanguarda. Nesse trabalho, privilegia-se a pesquisa de abordagem qualitativa; quanto aos objetivos é exploratória; quanto aos procedimentos é uma pesquisa bibliográfica e netnográfica. A pesquisa apresenta uma aproximação ao método Fenomenológico fundamentado, principalmente, nas obras e entrevistas concedidas pelo poeta Arnaldo Antunes (1986, 1993, 1997, 2000, 2006, 2009) e, também, em poetas e estudiosos, a saber: José Ortega y Gasset, (1999), Octávio Paz (1991), Décio Pignatari (1978, 1979, 1981, 1995, 1989, 2004), Ricardo Araújo (1999), Walter Benjamin (1989, 1991, 2000), Roger Chartier (1999, 1996, 1997, 2000) e Haroldo de Campos (1991, 1997). Ainda, como referencial complementar, Herbert Marshall Mchulan (1974, 1980), Piérre Lévy (1994, 2003), Lúcia Santaella (1997, 2003), Júlio Plaza (1993), Júlio Plaza e Mônica Tavares (1998), Jorge Luiz Antonio (2010), Christopher Funkhouser (2007, 2012), Eduardo Kac (1996, 2004), Umberto Eco (1981), Philadelpho Menezes (1985, 1991), Ítalo Moriconi (1997, 1998), Antônio Risério (1998); além do registro de observações, para coleta e consolidação de dados.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA semiose na poesia de Arnaldo Antunes : o nome das coisas não são as coisaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordAntunes, Arnaldopt_BR
dc.subject.keywordTecnologiapt_BR
dc.subject.keywordContemporaneidadept_BR
dc.subject.keywordPoesia contemporâneapt_BR
dc.subject.keywordIntermidialidadept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The evolution of technique and technological resources, related to the modernization of the means of production, consequently results in innovative changes in the means of artistic conception. In this context, new forms of literary creation and poetic making, combined with cutting-edge technologies, are also structured, providing a new direction for poetry. It is following these assumptions that the general objective of this research is to highlight subsidies that point to the possible semiotic relationships that can be established during the production of digital poetry, as well as the differences caused in aesthetics and reception, through successive support changes. This work is inserted in the Literature axis, following the line of research of Literature and Other Arts, considering that the investigative approach of the new sensitivity, which supports the derealization and variation of support, brings to light the aesthetic tendencies that characterize contemporary poetic production. The thesis presents as a problematization to verify the possible semiotic relationships that are established between the compositional aspects, typical of technologies and other combined resources, between the various languages used and the partnerships with other arts, that is, the innovations and flexibility that enable the production of an alternative visual poetry that circulates in the electro-electronic-digital space. This research is justified because the internet is a contemporary universe, which expands the number of combinatorial possibilities, in addition to the accessibility and dissemination of works. Another aspect, also addressed, is the decentralization of the “I”, present in digital poetry, brought about by the dynamics of computational technology which, therefore, is also established in the arts, in general. As a reference for analysis, the poetic production of Arnaldo Antunes was chosen, in particular five works by the author that were published in different media. Starting with the pages of the books Tudos and Nome, the video poems, passing through the cassette, CD, DVD until the broadcast of the same poems from the DVD Nome on the internet, their various nuances, typologies, semiotic relationships and connections with other arts that can be observed throughout of this work. In this context, Arnaldo Antunes deals with the relationship between the transparency of realistic art and the objectification of the world, in contrast to the formal sophistication and appreciation of the artist's subjectivity in avant-garde art. In this work, qualitative research is prioritized; in terms of objectives, it is exploratory; As for the procedures, it is a bibliographic and netnographic research. The research presents an approach to the Phenomenological method based mainly on the works and interviews given by the poet Arnaldo Antunes (1986, 1993, 1997, 2000, 2006, 2009) and also on poets and scholars, namely: José Ortega y Gasset , (1999), Octávio Paz (1991), Décio Pignatari (1978, 1979, 1981, 1995, 1989, 2004), Ricardo Araújo (1999), Walter Benjamin (1989, 1991, 2000), Roger Chartier (1999, 1996, 1997, 2000) and Haroldo de Campos (1991, 1997). Furthermore, as a complementary reference, Herbert Marshall Mchulan (1974, 1980), Piérre Lévy (1994, 2003), Lúcia Santaella (1997, 2003), Júlio Plaza (1993), Júlio Plaza and Mônica Tavares (1998), Jorge Luiz Antonio (2010), Christopher Funkhouser (2007, 2012), Eduardo Kac (1996, 2004), Umberto Eco (1981), Philadelpho Menezes (1985, 1991), Ítalo Moriconi (1997, 1998), Antônio Risério (1998); in addition to recording observations, for data collection and consolidation.pt_BR
dc.description.abstract2La evolución de la técnica y de los recursos tecnológicos, relacionada con la modernización de los medios de producción, redunda en consecuencia en cambios innovadores en los medios de concepción artística. En este contexto, también se estructuran nuevas formas de creación literaria y poética, combinadas con tecnologías de vanguardia, que brindan una nueva dirección a la poesía. Es siguiendo estos supuestos que el objetivo general de esta investigación es resaltar subsidios que apunten a las posibles relaciones semióticas que pueden establecerse durante la producción de poesía digital, así como las diferencias provocadas en la estética y la recepción, a través de sucesivos cambios de soporte. Este trabajo se inserta en el eje Literatura, siguiendo la línea de investigación de Literatura y Otras Artes, considerando que el enfoque investigativo de la nueva sensibilidad, que apuesta por la desrealización y variación de los soportes, saca a la luz las tendencias estéticas que caracterizan la producción poética contemporánea. . La tesis se presenta como una problematización para verificar las posibles relaciones semióticas que se establecen entre los aspectos compositivos, propios de las tecnologías y otros recursos combinados, entre los diversos lenguajes utilizados y las asociaciones con otras artes, es decir, las innovaciones y la flexibilidad que Permitir la producción de una poesía visual alternativa que circule en el espacio electro-electrónico-digital. Esta investigación se justifica porque internet es un universo contemporáneo, que amplía el número de posibilidades combinatorias, además de la accesibilidad y difusión de las obras. Otro aspecto, también abordado, es la descentralización del “yo”, presente en la poesía digital, provocada por la dinámica de la tecnología computacional que, por tanto, también se establece en las artes en general. Como referente de análisis se eligió la producción poética de Arnaldo Antunes, en particular cinco obras del autor que fueron publicadas en diferentes medios. Comenzando por las páginas de los libros Tudos y Nome, los videopoemas, pasando por el casete, CD, DVD hasta la difusión en Internet de los mismos poemas del DVD Nome, sus diversos matices, tipologías, relaciones semióticas y conexiones con otros. artes que se pueden observar a lo largo de este trabajo. En este contexto, Arnaldo Antunes aborda la relación entre la transparencia del arte realista y la objetivación del mundo, en contraste con la sofisticación formal y la apreciación de la subjetividad del artista en el arte de vanguardia. En este trabajo se prioriza la investigación cualitativa; en cuanto a objetivos, es exploratorio; En cuanto a los procedimientos, se trata de una investigación bibliográfica y netnográfica. La investigación presenta un acercamiento al método Fenomenológico basado principalmente en las obras y entrevistas realizadas por el poeta Arnaldo Antunes (1986, 1993, 1997, 2000, 2006, 2009) y también en poetas y estudiosos, a saber: José Ortega y Gasset, (1999), Octávio Paz (1991), Décio Pignatari (1978, 1979, 1981, 1995, 1989, 2004), Ricardo Araújo (1999), Walter Benjamin (1989, 1991, 2000), Roger Chartier (1999, 1996, 1997, 2000) y Haroldo de Campos (1991, 1997). Además, como referencia complementaria, Herbert Marshall Mchulan (1974, 1980), Piérre Lévy (1994, 2003), Lúcia Santaella (1997, 2003), Júlio Plaza (1993), Júlio Plaza y Mônica Tavares (1998), Jorge Luiz Antonio (2010), Christopher Funkhouser (2007, 2012), Eduardo Kac (1996, 2004), Umberto Eco (1981), Philadelpho Menezes (1985, 1991), Ítalo Moriconi (1997, 1998), Antônio Risério (1998); además de registrar observaciones, para la recolección y consolidación de datos.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.