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Título: Uma análise do filme Barbie (2023), da boneca e suas implicações no desenvolvimento da criança
Autor(es): Ribeiro, Vannini de Medeiros Mendes
Ferreira, Ana Tereza Ramos de Jesus
Risieri, Otávio Augusto Castro
Borges, Fabrícia Teixeira
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2824-9134
https://orcid.org/0000-0002-9238-3445
https://orcid.org/0009-0001-9168-5548
https://orcid.org/0000-0003-2824-9134
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto: Barbie
Brincar
Brinquedos
Capitalismo
Crianças - desenvolvimento
Data de publicação: 25-Set-2023
Editora: Boletim de Conjuntura (BOCA)
Referência: RIBEIRO, Vannini de Medeiros Mendes et al. Uma análise do filme Barbie (2023), da boneca e suas implicações no desenvolvimento da criança. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 45, p. 284–309, 2023. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8342825. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2099. Acesso em: 11 out. 2024.
Resumo: Barbie, a boneca mais vendida desde 1959, retoma os holofotes em 2023 a partir da exibição do filme dirigido por Greta Gerwig. No entanto, no filme, o universo glamouroso e cor-de-rosa da boneca é atravessado por dilemas e problemáticas sociais que permeiam a contemporaneidade. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo fazer uma análise fílmica do longa-metragem Barbie (2023) e discutir a participação da boneca Barbie no desenvolvimento das crianças. A metodologia da análise fílmica será empregada na análise dos dados após a decomposição do filme em confronto com o arcabouço teórico obtido por meio de pesquisas em bases de dados, tais como Google acadêmico, Scielo e livros que abordam o tema, bem como a elaboração de um mapa semiótico. Os resultados indicaram que o filme aborda o brinquedo como algo que não pode ser manipulado pela criança, que os padrões de beleza que a boneca representa são incompatíveis com o corpo humano provocando problemas de saúde física e mental para aqueles que usam a boneca como modelo. Por fim, concluímos que embora o filme traga novas discussões sobre o patriarcado e sobre a posição da mulher na sociedade, a boneca Barbie continua sendo uma representação social de uma pequena parcela da sociedade. Ademais, a marca Barbie possui uma gama de animações empobrecidas no tocante à criatividade, linguagem e crítica social, educacional disponíveis nos streamings, e que carregam fortes valores de riqueza, perfeição e beleza, em um padrão não-humano e opressor, principalmente, para as mulheres.
Abstract: Barbie, the best-selling doll since 1959, is back in the spotlight in 2023 with the film directed by Greta Gerwig. However, in the film, the doll's glamorous, pink universe is crossed by social dilemmas and problems that permeate contemporary society. In this sense, this article is intended to carry out a film analysis of the feature film Barbie (2023) and discuss the role of the Barbie doll in children's development. The methodology of film analysis will be used to analyze the data after breaking down the film and comparing it with the theoretical framework obtained by searching databases such as Google Scholar, Scielo and books on the subject, as well as drawing up a semiotic map. The results indicated that the film approaches the toy as something that cannot be manipulated by the child, and that the beauty standards that the doll represents are incompatible with the human body, causing physical and mental health problems for those who use the doll as a model. Finally, we conclude that although the film offers new insights into patriarchy and the position of women in society, the Barbie doll continues to be a social representation of a small section of society. Furthermore, the Barbie brand has a range of animations that are impoverished in terms of creativity, language and social criticism, which are educationally available on streams, and which carry strong values of wealth, perfection and beauty, in a non-human and oppressive standard, especially for women.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Licença: (CC BY) Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/2099. Acesso em: 11 out. 2024.
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8342825
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