Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50541
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
YanetCastellanosArguelles_TESE.pdf6,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : O pacote semanal e os gêneros ficcionais como dispositivos de poder : um estudo sobre a série sul-coreana Round 6 na cidade de Santa Clara, Cuba
El paquete semanal y los géneros ficcionales como dispositivos de poder : un estudio sobre la serie surcoreana El juego del calamar en la ciudad de Santa Clara, Cuba
Autor : Argüelles, Yanet Castellanos
Orientador(es):: Fausto Neto, Tiago Quiroga
Assunto:: Percepção social
Comunicação informal
Gêneros cinematográficos
Neoliberalismo
Cuba
Fecha de publicación : 8-oct-2024
Citación : ARGÜELLES, Yanet Castellanos. El paquete semanal y los géneros ficcionales como dispositivos de poder : un estudio sobre la serie surcoreana El juego del calamar en la ciudad de Santa Clara, Cuba. 2024. 218 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumen : Definido como racionalidade contemporânea predominante, o neoliberalismo tem nos meios de comunicação um de seus mais importantes dispositivos de homogeneização e consumo cultural. No caso de Cuba, que permanece parcialmente fora de tal racionalidade, o processo em questão é experienciado através do Pacote Semanal, meio de comunicação informal, que distribui conteúdos digitais, incluindo bens culturais estrangeiros que escapam ao controle do governo cubano. Entre os conteúdos digitais disseminados pelo Pacote Semanal, os gêneros ficcionais são particularmente destacados como uma das mais refinadas estratégias de introdução do neoliberalismo por meio de sua dimensão simbólica. O objetivo da pesquisa é analisar como tal dimensão é introduzida em Cuba através do consumo da série sul-coreana, Squid Game. Tratase de uma série de suspense, criada por Hwang Dong-hyuk e transmitida pela Netflix, que pode ser interpretada como verdadeira alusão aos valores neoliberais. Desde a perspectiva que orienta os estudos de recepção, o intuito da tese é analisar como tais valores são reapropriados nas relações cotidianas dos moradores dos bairros Centro e Los Sirios na cidade de Santa Clara. Para isso, utiliza metodologia qualitativa, baseada no método etnográfico e na aplicação de instrumentos como observação participante, entrevistas em profundidade e grupos de discussão, por meio dos quais são explorados os acercamentos e distâncias entre o imaginário global gerado pela série sul-coreana e a localidade estudada centrada no regime socialista. O trabalho mostra como ocorrem os usos e apropriações desses produtos culturais, bem como as diferentes leituras que os receptores fazem dos mesmos, de acordo com suas determinações históricas, geográficas, econômicas e culturais.
Abstract: Defined as the predominant contemporary rationality, neoliberalism has in the media one of its most important devices for homogenization and cultural consumption. In Cuba's case, which remains partially outside of this rationality, the process in question is experienced through the Weekly Package, an informal media that distributes digital content, including foreign cultural goods that escape the control of Cuban's government. Among the digital contents disseminated by the Weekly Package, fictional genres are particularly highlighted as one of the most refined strategies for introducing neoliberalism through its symbolic dimension. The objective of the research is to analyze how this dimension is introduced in Cuba through the consumption of the South Korean series, Squid Game. This is a suspense series created by Hwang Dong-hyuk and streamed by Netflix, which can be interpreted as a true allusion to neoliberal values. From the perspective that guides reception studies, the thesis aims to analyze how these values are reappropriated in the daily relationships of the residents of the Centro and Los Sirios neighborhoods in the city of Santa Clara. For such analysis, a qualitative methodology is used, based on the ethnographic method and the application of instruments such as participant observation, in-depth interviews, and discussion groups, through which approaches and distances between the global imagery generated by the South Korean series and the studied locality centered on the socialist regime are explored. The work results show how the usage and the appropriations of these cultural products occur, as well as the different readings that recipients make of them, according to their historical, geographical, economic, and cultural determinations.
Resumen: Definido como la racionalidad contemporánea predominante, el neoliberalismo tiene en los medios de comunicación uno de sus dispositivos más importantes de homogeneización y consumo cultural. En el caso de Cuba, que permanece parcialmente fuera de esa racionalidad, el proceso en cuestión se experimenta a través del Paquete Semanal, un medio de comunicación informal que distribuye contenidos digitales, incluyendo bienes culturales extranjeros que escapan al control del gobierno cubano. Entre los contenidos digitales difundidos por el Paquete Semanal, los géneros ficcionales son particularmente destacados como una de las estrategias más refinadas de introducción del neoliberalismo a través de su dimensión simbólica. El objetivo de la investigación es analizar cómo dicha dimensión se introduce en Cuba a través del consumo de la serie surcoreana, El juego del calamar. Se trata de una serie de suspenso, creada por Hwang Dong-hyuk y transmitida por Netflix, que puede ser interpretada como una verdadera alusión a los valores neoliberales. Desde la perspectiva que orienta los estudios de recepción, el propósito de la tesis es analizar cómo dichos valores son reapropiados en las relaciones cotidianas de los habitantes de los barrios Centro y Los Sirios en la ciudad de Santa Clara. Para ello, se utiliza una metodología cualitativa basada en el método etnográfico y en la aplicación de instrumentos como observación participante, entrevistas en profundidad y grupos de discusión, a través de los cuales se exploran los acercamientos y distancias entre el imaginario global engendrado por la serie surcoreana y la localidad estudiada centrada en el régimen socialista. El trabajo muestra cómo ocurren los usos y apropiaciones de estos productos culturales, así como las diferentes lecturas que los receptores hacen de los mismos, de acuerdo con sus determinaciones históricas, geográficas, económicas y culturales.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Descripción : Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/50541/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.