Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50532
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_EmilyLuizMourao_DISSERT.pdf726,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Patrimônio alimentar : uma fatia do passado, um resquício do presente e um recurso do futuro. Uma análise do papel da patrimonialização alimentar no desenvolvimento rural e no enfrentamento às mudanças climáticas
Autor(es): Mourão, Emily Luiz
Orientador(es): Guerroué, Jean-Louis Le
Assunto: Desenvolvimento rural
Sustentabilidade
Mudanças climáticas
Alimentação
Data de publicação: 8-Out-2024
Referência: MOURÃO, Emily Luiz. Patrimônio alimentar: uma fatia do passado, um resquício do presente e um recurso do futuro. Uma análise do papel da patrimonialização alimentar no desenvolvimento rural e no enfrentamento às mudanças climáticas. 2023. 71 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como foco analisar a inserção do patrimônio alimentar em diversos diálogos ao longo das últimas décadas, especialmente em contextos que abordam o desenvolvimento local sustentável, a preservação ambiental e o enfrentamento às mudanças climáticas. Diversas estratégias de valorização do patrimônio alimentar estão sendo desenvolvidas e debatidas em várias partes do mundo. No entanto, a discussão em torno do desenvolvimento rural muitas vezes é tratada como um resultado secundário ou até mesmo é negligenciada. Além disso, não se sabe ao certo a influência de fenômenos como as mudanças climáticas em patrimônios alimentares e quais as estratégias de enfrentamento dos principais atores envolvidos nesse processo. Por meio de revisões de literatura, este trabalho se desdobrou em quatro principais eixos de discussão na qual se discutiu o papel da valorização do patrimônio alimentar em diferentes contextos: i. transição de sistemas agroalimentares e iniciativas de valorização do patrimônio como um meio para promover o desenvolvimento rural sustentável; ii. a utilização do patrimônio alimentar pelo turismo como uma ferramenta para enriquecer a cultura local e possivelmente impulsionar o desenvolvimento rural sustentável; iii. a formalização da patrimonialização alimentar como um fator promotor do desenvolvimento rural sustentável; iv. os impactos das mudanças climáticas nos patrimônios alimentares e sua capacidade de adaptação e resiliência. Concluiu-se que a promoção e a valorização do patrimônio alimentar fortalecem as cadeias de abastecimento de alimentos locais e regionais, tornando-as mais flexíveis e alinhadas com as necessidades dos consumidores, resultando em uma maior resiliência. As abordagens tradicionais, como a agroecologia e a promoção do patrimônio alimentar, desempenham um papel fundamental na adaptação e mitigação às mudanças climáticas, não apenas garantindo a segurança alimentar, mas também contribuindo para a construção de sistemas agrícolas mais sustentáveis e resilientes, abordando, assim, os desafios globais relacionados ao clima e à produção de alimentos.
Abstract: This work focuses on analyzing the insertion of food heritage in various dialogues over the last few decades, especially in contexts that address sustainable local development, environmental preservation and combating climate change. Various strategies for valuing food heritage are being developed and debated in various parts of the world. However, the discussion around rural development is often treated as a secondary result or even neglected. Furthermore, it is not known for sure the influence of phenomena such as climate change on food heritage and what coping strategies the main actors involved in this process have. Through literature reviews, this work unfolded into four main axes of discussion in which the role of valuing food heritage in different contexts was discussed: i. transition of agri-food systems and heritage enhancement initiatives as a means to promote sustainable rural development; ii. the use of food heritage by tourism as a tool to enrich local culture and possibly boost sustainable rural development; iii. the formalization of food patrimonialization as a factor promoting sustainable rural development; iv. the impacts of climate change on food heritage and its capacity for adaptation and resilience. It was concluded that the promotion and appreciation of food heritage strengthens local and regional food supply chains, making them more flexible and aligned with consumer needs, resulting in greater resilience. Traditional approaches, such as agroecology and the promotion of food heritage, play a fundamental role in adapting and mitigating climate change, not only ensuring food security, but also contributing to the construction of more sustainable and resilient agricultural systems, thus addressing, global challenges related to climate and food production.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Agronegócios
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.