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AnaPaulaMacielGurski_DISSERT.pdf2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSantana, Rafael Santos-
dc.contributor.authorGurski, Ana Paula Maciel-
dc.date.accessioned2024-10-03T15:23:22Z-
dc.date.available2024-10-03T15:23:22Z-
dc.date.issued2024-10-03-
dc.date.submitted2023-08-24-
dc.identifier.citationGURSKI, Ana Paula Maciel. O componente especializado da assistência farmacêutica: uma análise comparativa de políticas e estratégias em saúde para acesso de medicamentos de alto custo no Brasil e no mundo. 2023. 96 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50520-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2023.pt_BR
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: A garantia do acesso a medicamentos de alto preço aliada àsustentabilidade financeira se constitui como um dos principais desafios dos sistemasde saúde do mundo. No Brasil, o Componente Especializado da AssistênciaFarmacêutica (CEAF) foi estabelecido em 2009, e se configura como uma estratégiade acesso a medicamentos de alto impacto orçamentário para o Sistema Único deSaúde. Estudos prévios sobre o CEAF mostraram disparidade na execução docomponente entre as diferentes regiões brasileiras. O presente trabalho analisa oCEAF dentro de seu processo histórico, bem como seus resultados de acesso nasdiferentes regiões do Brasil. Ademais, traça um panorama das diferentes estratégiaspara acesso a medicamentos de alto preço no mundo. Por fim, apresenta um produtotécnico destinado ao serviço. OBJETIVO: Analisar políticas de acesso amedicamentos de alto preço no Brasil e no mundo, caracterizando o ComponenteEspecializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) entre os anos de 2012 e 2021 eseus resultados de acesso nas diferentes regiões brasileiras, e descrever políticas desaúde de mesma finalidade em outros países. MÉTODO: A metodologia foi dividia emtrês momentos. No primeiro momento, foram consultadas bases de dados de acessopúblico para coleta de dados demográficos das regiões brasileiras, número demedicamentos do CEAF dispensados em cada região, quantidade de recursosfinanceiros dispendidos às regiões para aquisição de medicamentos do CEAF. Osdados não publicados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação. Nosegundo momento, foi conduzida uma revisão integrativa, por meio da consulta a trêsbases de dados (PubMED, Lilacs e SciELO), utilizando descritores em inglês,português e espanhol. Terceiro momento: identificação das normativas referentes aoscritérios para acesso a medicamentos do CEAF e elaboração de layout contendoessas informações para inserção no sítio eletrônico do CEAF-DF. RESULTADO: Nasanálises realizadas no primeiro momento, foi identificado que entre 2012 e 2021,foram incorporados 130 medicamentos no CEAF, passaram a ser atendidos ummilhão de novos pacientes e o financiamento permaneceu quase inalterado. Asregiões Sul e Sudeste dispensaram mais medicamentos e receberam mais recursosfinanceiros advindos da União, em comparação com as regiões Norte e Nordeste. Noque se refere ao segundo momento, foi possível identificar que a maioria dos paísesestudados fornece medicamentos de alto preço à população por meio de reembolso,com ou sem copagamento, o que pode se configurar como uma barreira de acesso.Por fim, no terceiro momento, foi construído produto técnico voltado à tradução doconhecimento sobre critérios de acesso aos medicamentos do CEAF. CONCLUSÃO:Ainda que o CEAF tenha demonstrado ter sido bem gerido pela administração pública,com os custos per capita diminuindo significativamente ao longo de 10 anos,inequidades geográficas persistem para acesso ao componente. Todavia, ofornecimento de medicamentos de alto custo sem reembolso ou copagamento colocao Brasil em uma posição de destaque no mundo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.pt_BR
dc.titleO componente especializado da assistência farmacêutica : uma análise comparativa de políticas e estratégias em saúde para acesso de medicamentos de alto custo no Brasil e no mundopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSistema Único de Saúde (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordAssistência farmacêuticapt_BR
dc.subject.keywordMedicamentos de alto custopt_BR
dc.subject.keywordMedicamentos - política - Brasilpt_BR
dc.description.abstract1INTRODUCTION: Ensuring access to high-priced medicines combined with financialsustainability is one of the main challenges facing health systems around the world. InBrazil, the Specialized Component of Pharmaceutical Assistance (CEAF) wasestablished in 2009, and is configured as a strategy for accessing medicines with ahigh budgetary impact for the Unified Health System. Previous studies on the CEAFshowed disparities in the execution of the component between the different Brazilianregions. The present work analyzes the CEAF within its historical process, as well asits access results in different regions of Brazil. In addition, it outlines an overview of thedifferent strategies for accessing high-priced medicines in the world. Finally, it presentsa technical product intended for the service. OBJECTIVE: To analyze access policiesto high-priced medicines in Brazil and around the world, characterizing the SpecializedComponent of Pharmaceutical Assistance (CEAF) between the years 2012 and 2021and its access results in different Brazilian regions, and describe health policies forsame purpose in other countries. METHOD: The methodology was divided into threemoments. Initially, publicly accessible databases were consulted to collectdemographic data on Brazilian regions, the number of CEAF medicines dispensed ineach region, and the amount of financial resources spent on the regions to acquireCEAF medicines. Unpublished data were obtained through the Freedom of InformationAct. In the second stage, an integrative review was conducted by consulting threedatabases (PubMED, Lilacs and SciELO), using descriptors in English, Portugueseand Spanish. Third moment: identification of regulations relating to the criteria foraccess to CEAF medicines and preparation of a layout containing this information forinclusion on the CEAF-DF website. RESULT: In the analyzes carried out initially, it wasidentified that between 2012 and 2021, 130 medicines were incorporated into CEAF,one million new patients were served and financing remained almost unchanged. TheSouth and Southeast regions dispensed more medicines and received more financialresources from the Union, compared to the North and Northeast regions. Regardingthe second moment, it was possible to identify that the majority of the countries studiedprovide high-priced medicines to the population through reimbursement, with orwithout copayment, which can be configured as an access barrier. Finally, in the thirdstage, a technical product was created aimed at translating knowledge about accesscriteria to CEAF medicines. CONCLUSION: Even though CEAF has demonstrated tohave been well managed by the public administration, with per capita costs decreasingsignificantly over 10 years, geographic inequities persist in access to the component.However, the provision of high-cost drugs without reimbursement or co-paymentplaces Brazil in a prominent position in the world.pt_BR
dc.contributor.emailanapaulamacielgurski@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Mestrado Profissionalizantept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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