Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Fonseca, Reynaldo Soares da | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Eraldo Melo da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-02T20:33:10Z | - |
dc.date.available | 2024-10-02T20:33:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-02 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-15 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Eraldo Melo da. Reflexões sobre a proibição ao nepotismo, à luz dos princípios constitucionais da legalidade, da impessoalidade e da moralidade: elementos definidores, classificações e limites de aplicabilidade de sua vedação no âmbito das serventias extrajudiciais. 2024. 144 f. Dissertação (Mestrado em Direito, Regulação e Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50514 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Mestrado Profissional em Direito, Regulação e Políticas Públicas, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Dissertação analisa a prática nepotista sob diferentes enfoques. Como fenômeno históricosocial, o nepotismo ancestralmente se apoia na ideia de que, mesmo no espaço público, certas
pessoas podem desfrutar de privilégios não acessíveis à população em geral, pelo simples fato de
terem nascido no coração de uma determinada família, clã ou tribo. Como fenômeno jurídico, o
nepotismo no âmbito da Administração Pública brasileira passou a ser mais combatido a partir
do advento da Constituição de 1988. É totalmente incompatível com um Estado que tem em seus
fundamentos os princípios republicano, democrático, da igualdade, da impessoalidade e da
moralidade administrativa permitir a confusão entre os espaços público e privado, assim como
facultar que seus agentes usem em proveito próprio o poder e a força estatais que lhe são
conferidos em caráter provisório pelas leis da República. Essa perspectiva levou o Supremo
Tribunal Federal a reconhecer que a vedação ao nepotismo possui status constitucional e, por
isso mesmo, é autoaplicável, tornando desnecessário o intermédio do legislador ordinário.
Amparado na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, este trabalho adota a posição de que
todo e qualquer ato de nepotismo deve ser aferido segundo o princípio tempus regit actum,
pressupondo a existência de um agente público em atividade que, direta ou indiretamente, ou por
uma situação de subordinação, é gerador de incompatibilidade para que seu cônjuge,
companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau possa ser
nomeado, designado ou contratado no âmbito da Administração Pública em geral. Por isso,
apresenta-se inadmissível a ideia de nepotismo tardio ou póstumo. Uma vez que as serventias
extrajudiciais integram o conceito amplo de Administração Pública, também estão sujeitas à
vedação ao nepotismo. Nessa linha de ideias, defende-se que para fins de caracterização de
nepotismo, é irrelevante a existência de relação conjugal ou de parentesco entre o substituto mais
antigo da serventia declarada vaga com o antigo delegatário, uma vez que este não integra o
conceito de agente público causador da incompatibilidade.A Dissertação analisa a prática nepotista sob diferentes enfoques. Como fenômeno históricosocial, o nepotismo ancestralmente se apoia na ideia de que, mesmo no espaço público, certas
pessoas podem desfrutar de privilégios não acessíveis à população em geral, pelo simples fato de
terem nascido no coração de uma determinada família, clã ou tribo. Como fenômeno jurídico, o
nepotismo no âmbito da Administração Pública brasileira passou a ser mais combatido a partir
do advento da Constituição de 1988. É totalmente incompatível com um Estado que tem em seus
fundamentos os princípios republicano, democrático, da igualdade, da impessoalidade e da
moralidade administrativa permitir a confusão entre os espaços público e privado, assim como
facultar que seus agentes usem em proveito próprio o poder e a força estatais que lhe são
conferidos em caráter provisório pelas leis da República. Essa perspectiva levou o Supremo
Tribunal Federal a reconhecer que a vedação ao nepotismo possui status constitucional e, por
isso mesmo, é autoaplicável, tornando desnecessário o intermédio do legislador ordinário.
Amparado na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, este trabalho adota a posição de que
todo e qualquer ato de nepotismo deve ser aferido segundo o princípio tempus regit actum,
pressupondo a existência de um agente público em atividade que, direta ou indiretamente, ou por
uma situação de subordinação, é gerador de incompatibilidade para que seu cônjuge,
companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau possa ser
nomeado, designado ou contratado no âmbito da Administração Pública em geral. Por isso,
apresenta-se inadmissível a ideia de nepotismo tardio ou póstumo. Uma vez que as serventias
extrajudiciais integram o conceito amplo de Administração Pública, também estão sujeitas à
vedação ao nepotismo. Nessa linha de ideias, defende-se que para fins de caracterização de
nepotismo, é irrelevante a existência de relação conjugal ou de parentesco entre o substituto mais
antigo da serventia declarada vaga com o antigo delegatário, uma vez que este não integra o
conceito de agente público causador da incompatibilidade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre a proibição ao nepotismo, à luz dos princípios constitucionais da legalidade, da impessoalidade e da moralidade : elementos definidores, classificações e limites de aplicabilidade de sua vedação no âmbito das serventias extrajudiciais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Administração pública - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Nepotismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviços notariais e registrais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Princípio da razoabilidade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | A Dissertação analisa a prática nepotista sob diferentes enfoques. Como fenômeno históricosocial, o nepotismo ancestralmente se apoia na ideia de que, mesmo no espaço público, certas
pessoas podem desfrutar de privilégios não acessíveis à população em geral, pelo simples fato de
terem nascido no coração de uma determinada família, clã ou tribo. Como fenômeno jurídico, o
nepotismo no âmbito da Administração Pública brasileira passou a ser mais combatido a partir
do advento da Constituição de 1988. É totalmente incompatível com um Estado que tem em seus
fundamentos os princípios republicano, democrático, da igualdade, da impessoalidade e da
moralidade administrativa permitir a confusão entre os espaços público e privado, assim como
facultar que seus agentes usem em proveito próprio o poder e a força estatais que lhe são
conferidos em caráter provisório pelas leis da República. Essa perspectiva levou o Supremo
Tribunal Federal a reconhecer que a vedação ao nepotismo possui status constitucional e, por
isso mesmo, é autoaplicável, tornando desnecessário o intermédio do legislador ordinário.
Amparado na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, este trabalho adota a posição de que
todo e qualquer ato de nepotismo deve ser aferido segundo o princípio tempus regit actum,
pressupondo a existência de um agente público em atividade que, direta ou indiretamente, ou por
uma situação de subordinação, é gerador de incompatibilidade para que seu cônjuge,
companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau possa ser
nomeado, designado ou contratado no âmbito da Administração Pública em geral. Por isso,
apresenta-se inadmissível a ideia de nepotismo tardio ou póstumo. Uma vez que as serventias
extrajudiciais integram o conceito amplo de Administração Pública, também estão sujeitas à
vedação ao nepotismo. Nessa linha de ideias, defende-se que para fins de caracterização de
nepotismo, é irrelevante a existência de relação conjugal ou de parentesco entre o substituto mais
antigo da serventia declarada vaga com o antigo delegatário, uma vez que este não integra o
conceito de agente público causador da incompatibilidade.The dissertation analyzes the practice of nepotism from different perspectives. As a socialhistorical phenomenon, nepotism is ancestrally based on the idea that, even in the public sphere,
certain people can enjoy privileges not available to the general population, simply because they
were born into a particular family, clan or tribe. As a legal phenomenon, nepotism in the Brazilian
public administration has been more combated since the 1988 Constitution. It is totally
incompatible with a state whose foundations are the principles of republicanism, democracy,
equality, impersonality and administrative morality to allow confusion between the public and
private spheres, as well as to allow its agents to use the state power and force conferred on them
provisionally by the laws of the Republic to their own advantage. This perspective led the Federal
Supreme Court to recognize that the ban on nepotism has constitutional status and is therefore
self-applicable, making unnecessary the intervention of the ordinary legislator. Since
extrajudicial offices are part of the broad concept of public administration, they are also subject
to the ban on nepotism. Based on the jurisprudence of the Federal Supreme Court, this
dissertatiton adopts the position that any act of nepotism must be assessed according to the
principle of tempus regit actum, presupposing the existence of a public agent in activity who,
directly or indirectly, or through a situation of subordination, is incompatible for their spouse,
partner or relative in a direct, collateral or affinity line up to the third degree to be appointed,
designated or contracted within the scope of the Public Administration in general. Therefore, the
idea of late or posthumous nepotism is inadmissible. Since extrajudicial services are part of the
broad concept of Public Administration, they are also subject to the prohibition against nepotism.
Along these lines of thought, it is argued that for the purposes of characterizing nepotism, the
existence of a marital or kinship relationship between the oldest substitute for the position
declared vacant with the former delegate is irrelevant, since this does not integrate the concept
of agent. public causing the incompatibility. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Direito (FD) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Direito, Regulação e Políticas Públicas, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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