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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCanedo, Ninfa Regina de Melo-
dc.contributor.authorMedeiros, Valério Augusto Soares de-
dc.contributor.authorSilva, Caio Frederico e-
dc.date.accessioned2024-10-01T19:43:06Z-
dc.date.available2024-10-01T19:43:06Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCANEDO, Ninfa Regina de Melo; MEDEIROS, Valério Augusto Soares de; SILVA, Caio Frederico e. O verde dos condomínios horizontais: o discurso da integração e a realidade da distinção. In: PNUM 2022 Rede Lusófona de Morfologia Urbana, 2022, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Paisagens Híbridas/PROARQ-FAU/UFRJ, 2023. p. 805-816. Tema: Desafios para as formas urbanas do século XXI. Disponível em: https://pnum.fe.up.pt/pt-pt/pnum_anais2022_final.pdf. Acesso em: 01 out. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50485-
dc.description.abstractO mercado da construção civil, aproveitando-se da insegurança dos cidadãos, investiu nos condomínios horizontais fechados, disseminados no Brasil desde os anos 1990. Tais empreendimentos, lançados e usualmente direcionados à população de alta renda, insistem na associação simples à natureza, simulando um ambiente de pureza em meio à cidade, vendidos como ilhas de qualidade de vida. A partir dessas premissas, o estudo busca analisar o discurso da sustentabilidade em condomínios horizontais da cidade de Goiânia – GO, a partir de exemplares voltados para população de maior poder econômico. Pretende-se contribuir para o debate sobre o processo de estratificação social existente nessa tipologia de assentamento e no acesso diferenciado dos espaços. Para a discussão, desenvolveu-se uma interpretação morfológica da acessibilidade dos condomínio na município, por meio da Sintaxe do Espaço. Posteriormente foram analisadas as divulgações do produto (2022) por meio do material publicitário disponibilizado pelos empreendedores abordando: 1) nome como conceito; 2) especificação e 3) mensagem. Em sequência, selecionou-se um empreendimento para a verificação dos elementos naturais e práticas sustentáveis. A partir dos resultados obtidos, concluise que o mercado descobre na natureza um elemento criador de significado, conferindo-lhe um atributo diferencial, promotor de distinção e qualidade de vida. Além disso, percebeu-se que à elite cabe o privilégio “morfológico” dos espaços verdes, enquanto o ônus dos impactos ambientais gerados por eles é compartilhado por todos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPaisagens Híbridas/PROARQ-FAU/UFRJpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO verde dos condomínios horizontais : o discurso da integração e a realidade da distinçãopt_BR
dc.title.alternativeThe gated communities “green” : the integration speach and the distinction realitypt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
dc.subject.keywordSustentabilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordCondomínios horizontaispt_BR
dc.subject.keywordElites (Ciências sociais)pt_BR
dc.subject.keywordConfiguração espacialpt_BR
dc.subject.keywordSegregaçãopt_BR
dc.relation.publisherversionhttps://pnum.fe.up.pt/pt-pt/pnum_anais2022_final.pdfpt_BR
dc.description.abstract1The civil construction market, taking advantage of the citizens' insecurity, invested in gated horizontal communities, disseminated in Brazil since the 1990s. Such projects, launched and usually aimed at the high-income population, insist on a simple association with nature, simulating an environment of purity in the middle of the city, sold as islands of quality of life. From these premises, the study seeks to analyze the discourse of sustainability in gated communities in the city of Goiânia – GO (Brazil), from examples aimed at the population of greater economic power. It is intended to contribute to the debate on the process of social stratification existing in this typology of settlement and in the differentiated access to spaces. For the discussion, a morphological interpretation of the accessibility of these tipologies in the municipality was developed, through Space Syntax approach. Subsequently, product disclosures (2022) were analyzed through advertising material made available by entrepreneurs addressing: 1) name as a concept; 2) specification and 3) message. In sequence, an enterprise was selected to verify the natural elements and sustainable practices. From the results obtained, it is concluded that the market discovers in nature an element that creates meaning, giving it a differential attribute, promoting distinction and quality of life. In addition, it was noticed that the “morphological” privilege of green spaces belongs to the elite, while the burden of the environmental impacts generated by them is shared by all.pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduaçãopt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduaçãopt_BR
dc.contributor.affiliationCâmara dos Deputados, Mestrado Profissional em Poder Legislativopt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduaçãopt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
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