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RogerPenaDeLima_TESE.pdf6,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCastioni, Remipt_BR
dc.contributor.authorLima, Roger Pena dept_BR
dc.date.accessioned2024-09-26T20:30:49Z-
dc.date.available2024-09-26T20:30:49Z-
dc.date.issued2024-09-26-
dc.date.submitted2024-05-28-
dc.identifier.citationLIMA, Roger Pena de. A implementação do Sistema Permanente de Avaliação Educacional do Distrito Federal (SIPAE-DF): território em disputa. 2024. 314 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50472-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo insere-se no campo de análise de Políticas Públicas e teve como objetivo analisar o processo de implementação do Sistema Permanente de Avaliação Educacional do Distrito Federal (Sipae-DF), cuja função precípua é “assegurar o processo distrital de avaliação dos estudantes, das unidades escolares e do sistema de ensino” (Distrito Federal, 2020). Orientado pela abordagem qualitativa, optou-se pela estratégia metodológica do Estudo de Caso, recorrendo à análise documental, à aplicação de questionário, a entrevistas semiestruturadas e à pesquisa em grupo do tipo roda de conversa. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. O arcabouço teórico que sustentou a elaboração da tese tem como elemento central o Advocacy Coalition Framework (ACF), teoria que objetiva compreender a formulação e os padrões de mudança nas políticas públicas, analisar o processo político a partir das diversas possibilidades de agrupamentos de atores em coalizões de defesa para apoio ou oposição a uma Política Pública a partir de suas crenças e valores e demonstrar como as coalizões competem por políticas que legitimem suas crenças. Considerando os pressupostos do ACF, o presente estudo identificou a atuação de três distintas coalizões de defesa no subsistema, que disputam e antagonizam o processo decisório e buscam conformar o Sistema Permanente de Avaliação Educacional do Distrito Federal à luz de seu modelo de crenças. A coalizão não-regulatória, que agrega atores ligados ao movimento social e sindical e à academia, tem como atribuição básica de suas convicções a crença de que as avaliações externas em larga escala fazem parte de uma ação em favor do capital e têm servido para a implementação de uma educação domesticadora. A coalizão diagnóstico-formativa se orienta pela crença de que as avaliações externas em larga escala podem se constituir num meio relevante para proporcionar feedback de qualidade aos estudantes, professores e gestores a fim de orientar a ação pedagógica e as políticas públicas. A coalizão regulatória, ligada à organizações da sociedade civil, tem como atribuição básica de seu modelo de crenças a ideia de que as avaliações externas em larga escala garantem padrões mínimos que devem referenciar o desempenho escolar e as habilidades que devem ser garantidas a todos os estudantes por meio da regulação e do controle da ação pedagógica. Os resultados do estudo revelam que os antagonismos estabelecidos entre as coalizões de defesa originam-se de diferenças significativas entre as crenças e valores que compõem o modelo de crenças, que é por sua vez construído por meio de esquemas mentais e heurísticas justificadas não somente por caráter subjetivo, mas também de estudos técnicos e pesquisas acadêmicas produzidas sobre avaliações externas em larga escala. No decorrer da pesquisa, foram analisados os padrões de mudança na trajetória da política, permitindo perceber que crenças e valores antagônicos estão em constante disputa para influenciar a configuração do Sipae-DF e podem moldar o sistema a depender de dinâmicas internas ou externas ao subsistema. Foi possível desvelar também as dinâmicas e os recursos utilizados pelas coalizões de defesa para transpor suas convicções centrais profundas e suas convicções centrais sobre a política do campo discursivo para o plano prático na tentativa de conformar a política de avaliação educacional do Distrito Federal à luz de seus valores e crenças. Por fim, o estudo apresentou reflexões a respeito da influência que os antagonismos e disputas constantes entre as coalizões de defesa presentes em um determinado subsistema de Política Pública pode exercer sobre o desenvolvimento de capacidades institucionais necessárias à implementação de políticas que reflitam as crenças e os valores das coalizões de defesa.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA implementação do Sistema Permanente de Avaliação Educacional do Distrito Federal (SIPAE-DF) : território em disputapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordAvaliação educacionalpt_BR
dc.subject.keywordAvaliação externapt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordEstratégias pedagógicaspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present study falls within the field of Public Policy analysis and aimed to analyze the implementation process of the Permanent Educational Assessment System of the Federal District (Sipae-DF), whose main function is to “ensure the district process of student assessment , school units and the education system” (Distrito Federal, 2020). Guided by the qualitative approach, we opted for the methodological strategy of the Case Study, using documentary analysis, the application of a questionnaire, semi-structured interviews and group research of the conversation type. The data was analyzed using the Content Analysis technique. The theoretical framework that supported this thesis has as its central element the Advocacy Coalition Framework (ACF), a theory that aims to understand the formulation and patterns of change in public policies, analyze the political process based on the different possibilities of groupings of actors in coalitions defense to support or oppose a Public Policy based on their beliefs and values and demonstrate how coalitions compete for policies that legitimize their beliefs. Considering the assumptions of the ACF, the present study identified the actions of three distinct defense coalitions in the subsystem, which dispute and antagonize the decisionmaking process and seek to conform the Permanent System of Educational Assessment of the Federal District based on their model of beliefs. The non-regulatory coalition, which brings together actors linked to the social and trade union movement and academia, has as its basic convictions the belief that large-scale external assessments are part of an action in favor of capital and have served to implementation of domesticating education. The diagnosticformative coalition is guided by the belief that large-scale external assessments can constitute a relevant means of providing quality feedback to students, teachers and managers in order to guide pedagogical action and public policies.The regulatory coalition, linked to civil society organizations, has as a basic attribution of its belief model the idea that large-scale external assessments guarantee minimum standards that must reference school performance and the skills that must be guaranteed to all students by through the regulation and control of pedagogical action. The results of the study reveal that the antagonisms established between defense coalitions originate due to significant differences between the beliefs and values that make up the belief model, which is in turn constructed through mental schemes and heuristics justified from not only subjective in nature, but also technical studies and academic research produced on large-scale external assessments. During the research, patterns of change in the policy trajectory were analyzed, allowing us to understand that antagonistic beliefs and values are in constant dispute to influence the configuration of Sipae-DF, and can shape the system depending on internal or external dynamics to the subsystem. It was also possible to unveil the dynamics and resources used by defense coalitions to transpose their deep central convictions and their central convictions about politics from the discursive field to the practical plane in an attempt to conform the Federal District's educational assessment policy in light of its values and beliefs. Finally, the study presented reflections regarding the influence that constant antagonisms and disputes between defense coalitions present in a given Public Policy subsystem can exert on the development of institutional capabilities necessary for the implementation of policies that reflect the beliefs and values of defense coalitions.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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