Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Castioni, Remi | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Roger Pena de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T20:30:49Z | - |
dc.date.available | 2024-09-26T20:30:49Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-26 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-28 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Roger Pena de. A implementação do Sistema Permanente de Avaliação Educacional do Distrito Federal (SIPAE-DF): território em disputa. 2024. 314 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50472 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo insere-se no campo de análise de Políticas Públicas e teve como objetivo
analisar o processo de implementação do Sistema Permanente de Avaliação Educacional do
Distrito Federal (Sipae-DF), cuja função precípua é “assegurar o processo distrital de avaliação
dos estudantes, das unidades escolares e do sistema de ensino” (Distrito Federal, 2020).
Orientado pela abordagem qualitativa, optou-se pela estratégia metodológica do Estudo de
Caso, recorrendo à análise documental, à aplicação de questionário, a entrevistas
semiestruturadas e à pesquisa em grupo do tipo roda de conversa. Os dados foram analisados
por meio da Análise de Conteúdo. O arcabouço teórico que sustentou a elaboração da tese tem
como elemento central o Advocacy Coalition Framework (ACF), teoria que objetiva
compreender a formulação e os padrões de mudança nas políticas públicas, analisar o processo
político a partir das diversas possibilidades de agrupamentos de atores em coalizões de defesa
para apoio ou oposição a uma Política Pública a partir de suas crenças e valores e demonstrar
como as coalizões competem por políticas que legitimem suas crenças. Considerando os
pressupostos do ACF, o presente estudo identificou a atuação de três distintas coalizões de
defesa no subsistema, que disputam e antagonizam o processo decisório e buscam conformar o
Sistema Permanente de Avaliação Educacional do Distrito Federal à luz de seu modelo de
crenças. A coalizão não-regulatória, que agrega atores ligados ao movimento social e sindical
e à academia, tem como atribuição básica de suas convicções a crença de que as avaliações
externas em larga escala fazem parte de uma ação em favor do capital e têm servido para a
implementação de uma educação domesticadora. A coalizão diagnóstico-formativa se orienta
pela crença de que as avaliações externas em larga escala podem se constituir num meio
relevante para proporcionar feedback de qualidade aos estudantes, professores e gestores a fim
de orientar a ação pedagógica e as políticas públicas. A coalizão regulatória, ligada à
organizações da sociedade civil, tem como atribuição básica de seu modelo de crenças a ideia
de que as avaliações externas em larga escala garantem padrões mínimos que devem referenciar
o desempenho escolar e as habilidades que devem ser garantidas a todos os estudantes por meio
da regulação e do controle da ação pedagógica. Os resultados do estudo revelam que os
antagonismos estabelecidos entre as coalizões de defesa originam-se de diferenças
significativas entre as crenças e valores que compõem o modelo de crenças, que é por sua vez
construído por meio de esquemas mentais e heurísticas justificadas não somente por caráter
subjetivo, mas também de estudos técnicos e pesquisas acadêmicas produzidas sobre avaliações
externas em larga escala. No decorrer da pesquisa, foram analisados os padrões de mudança na
trajetória da política, permitindo perceber que crenças e valores antagônicos estão em constante
disputa para influenciar a configuração do Sipae-DF e podem moldar o sistema a depender de
dinâmicas internas ou externas ao subsistema. Foi possível desvelar também as dinâmicas e os
recursos utilizados pelas coalizões de defesa para transpor suas convicções centrais profundas
e suas convicções centrais sobre a política do campo discursivo para o plano prático na tentativa
de conformar a política de avaliação educacional do Distrito Federal à luz de seus valores e
crenças. Por fim, o estudo apresentou reflexões a respeito da influência que os antagonismos e
disputas constantes entre as coalizões de defesa presentes em um determinado subsistema de
Política Pública pode exercer sobre o desenvolvimento de capacidades institucionais
necessárias à implementação de políticas que reflitam as crenças e os valores das coalizões de
defesa. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A implementação do Sistema Permanente de Avaliação Educacional do Distrito Federal (SIPAE-DF) : território em disputa | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação externa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estratégias pedagógicas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study falls within the field of Public Policy analysis and aimed to analyze the
implementation process of the Permanent Educational Assessment System of the Federal
District (Sipae-DF), whose main function is to “ensure the district process of student assessment
, school units and the education system” (Distrito Federal, 2020). Guided by the qualitative
approach, we opted for the methodological strategy of the Case Study, using documentary
analysis, the application of a questionnaire, semi-structured interviews and group research of
the conversation type. The data was analyzed using the Content Analysis technique. The
theoretical framework that supported this thesis has as its central element the Advocacy
Coalition Framework (ACF), a theory that aims to understand the formulation and patterns of
change in public policies, analyze the political process based on the different possibilities of
groupings of actors in coalitions defense to support or oppose a Public Policy based on their
beliefs and values and demonstrate how coalitions compete for policies that legitimize their
beliefs. Considering the assumptions of the ACF, the present study identified the actions of
three distinct defense coalitions in the subsystem, which dispute and antagonize the decisionmaking process and seek to conform the Permanent System of Educational Assessment of the
Federal District based on their model of beliefs. The non-regulatory coalition, which brings
together actors linked to the social and trade union movement and academia, has as its basic
convictions the belief that large-scale external assessments are part of an action in favor of
capital and have served to implementation of domesticating education. The diagnosticformative coalition is guided by the belief that large-scale external assessments can constitute
a relevant means of providing quality feedback to students, teachers and managers in order to
guide pedagogical action and public policies.The regulatory coalition, linked to civil society
organizations, has as a basic attribution of its belief model the idea that large-scale external
assessments guarantee minimum standards that must reference school performance and the
skills that must be guaranteed to all students by through the regulation and control of
pedagogical action. The results of the study reveal that the antagonisms established between
defense coalitions originate due to significant differences between the beliefs and values that
make up the belief model, which is in turn constructed through mental schemes and heuristics
justified from not only subjective in nature, but also technical studies and academic research
produced on large-scale external assessments. During the research, patterns of change in the
policy trajectory were analyzed, allowing us to understand that antagonistic beliefs and values
are in constant dispute to influence the configuration of Sipae-DF, and can shape the system
depending on internal or external dynamics to the subsystem. It was also possible to unveil the
dynamics and resources used by defense coalitions to transpose their deep central convictions
and their central convictions about politics from the discursive field to the practical plane in an
attempt to conform the Federal District's educational assessment policy in light of its values
and beliefs. Finally, the study presented reflections regarding the influence that constant
antagonisms and disputes between defense coalitions present in a given Public Policy
subsystem can exert on the development of institutional capabilities necessary for the
implementation of policies that reflect the beliefs and values of defense coalitions. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|