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dc.contributor.advisorFernandez, Yamilka Rabasapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Ísis Catherine Sena dept_BR
dc.date.accessioned2024-09-26T18:36:02Z-
dc.date.available2024-09-26T18:36:02Z-
dc.date.issued2024-09-26-
dc.date.submitted2023-10-31-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ísis Catherine Sena de. Narrativas de professores de LE em perspectiva antirracista: um centro de línguas em estudo. 2023. 118 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50463-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem por objetivo principal compreender, a partir de narrativas autobiográficas, como o processo de formação de docentes atuantes no Centro Interescolar de Línguas do Paranoá (CIL 01 do Paranoá), em Brasília, proporcionou ou tem proporcionado momentos de reflexão que permitam abordar e/ou questionar a racialidade na prática docente de ensino de línguas estrangeiras. Assim, esta pesquisa se enquadra no paradigma qualitativo interpretativista (Chizzotti, 2006) e envolve o diálogo com autores da Teoria Racial Crítica (Tate, 1997; Ferreira, 2014; hooks, 2003; Crenshaw, 1991; Espinoza, 1998) como ancoragem teórica. Para a coleta de dados, foram utilizadas narrativas autobiográficas de três docentes que lecionam línguas estrangeiras no centro acima mencionado, além de um questionário, aplicado com o objetivo de levantar o perfil desses participantes. A análise decorreu conforme os pressupostos de Lieblich, TuvalMashiach, Zilver (1998) e Paiva (2019). A partir das análises das narrativas, percebeu-se que a história de vida das professoras contribuiu para que a prática de sala de aula destas fosse engajadora e reflexiva quanto ao estruturalismo racial vigente em nosso país.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleNarrativas de professores de LE em perspectiva antirracista: um centro de línguas em estudopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeoria Racial Críticapt_BR
dc.subject.keywordNarrativas autobiográficaspt_BR
dc.subject.keywordRacismo - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordCentros Interescolares de Língua (CILs)pt_BR
dc.subject.keywordProfessores de línguaspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The main objective of this research is to understand, based on autobiographical narratives, how the process of the teachers’ formation that work at the Centro Interescolar de Línguas from Paranoá (CIL 01 Paranoá), in Brasília, provided or has provided moments of reflection that allow addressing and/or questioning raciality in the teaching practice of teaching foreign languages. Thus, this research stays into the interpretive qualitative paradigm (Chizzotti, 2006) and involves dialogue with authors of Critical Racial Theory (Tate, 1997; Ferreira, 2014; hooks, 2003; Crenshaw, 1991; Espinoza, 1998) as theoretical anchoring. For data collection, autobiographical narratives from three teachers who teach foreign languages at the center were used, in addition to a questionnaire, applied with the aim of raising the profile of these participants. The analysis took place according to the assumptions of Lieblich, Tuval-Mashiach, Zilver (1998) and Paiva (2019). From the analysis of the narratives, it was noticed that the teachers' life stories contributed to their classroom practice being engaging and reflective regarding the racial structuralism in force in our country.pt_BR
dc.description.abstract2El principal objetivo de esta investigación es comprender, a partir de narrativas autobiográficas, cómo el proceso de formación de profesores que actúan en el Centro Interescolar de Línguas de Paranoá (CIL 01 Paranoá), en Brasilia, proporcionó o ha proporcionado momentos de reflexión que permitan abordar y/o cuestionar la racialidad en la práctica docente de la enseñanza de lenguas extranjeras. Así, esta investigación se inscribe en el paradigma cualitativo interpretativo (Chizzotti, 2006) e involucra el diálogo con autores de la Teoría Racial Crítica (Tate, 1997; Ferreira, 2014; hooks, 2003; Crenshaw, 1991; Espinoza, 1998) como anclaje teórico. Para la recolección de datos se utilizaron narrativas autobiográficas de tres docentes que ministran clases de lenguas extranjeras en el centro antes mencionado, además de un cuestionario, aplicado con el objetivo de elevar el perfil de estos participantes. El análisis se realizó según los estudios de Lieblich, Tuval-Mashiach, Zilver (1998) y Paiva (2019). A partir del análisis de las narrativas, se constató que las historias de vida de los docentes contribuyeron para que su práctica en el aula fuera participativa y reflexiva a respecto del estructuralismo racial vigente en nuestro país.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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