Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Fernandez, Yamilka Rabasa | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Ísis Catherine Sena de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T18:36:02Z | - |
dc.date.available | 2024-09-26T18:36:02Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-31 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Ísis Catherine Sena de. Narrativas de professores de LE em perspectiva antirracista: um centro de línguas em estudo. 2023. 118 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50463 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem por objetivo principal compreender, a partir de narrativas
autobiográficas, como o processo de formação de docentes atuantes no Centro
Interescolar de Línguas do Paranoá (CIL 01 do Paranoá), em Brasília, proporcionou ou
tem proporcionado momentos de reflexão que permitam abordar e/ou questionar a
racialidade na prática docente de ensino de línguas estrangeiras. Assim, esta pesquisa se
enquadra no paradigma qualitativo interpretativista (Chizzotti, 2006) e envolve o diálogo
com autores da Teoria Racial Crítica (Tate, 1997; Ferreira, 2014; hooks, 2003; Crenshaw,
1991; Espinoza, 1998) como ancoragem teórica. Para a coleta de dados, foram utilizadas
narrativas autobiográficas de três docentes que lecionam línguas estrangeiras no centro
acima mencionado, além de um questionário, aplicado com o objetivo de levantar o perfil
desses participantes. A análise decorreu conforme os pressupostos de Lieblich, TuvalMashiach, Zilver (1998) e Paiva (2019). A partir das análises das narrativas, percebeu-se
que a história de vida das professoras contribuiu para que a prática de sala de aula destas
fosse engajadora e reflexiva quanto ao estruturalismo racial vigente em nosso país. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Narrativas de professores de LE em perspectiva antirracista: um centro de línguas em estudo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria Racial Crítica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Narrativas autobiográficas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racismo - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Centros Interescolares de Língua (CILs) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de línguas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The main objective of this research is to understand, based on autobiographical narratives,
how the process of the teachers’ formation that work at the Centro Interescolar de
Línguas from Paranoá (CIL 01 Paranoá), in Brasília, provided or has provided moments
of reflection that allow addressing and/or questioning raciality in the teaching practice of
teaching foreign languages. Thus, this research stays into the interpretive qualitative
paradigm (Chizzotti, 2006) and involves dialogue with authors of Critical Racial Theory
(Tate, 1997; Ferreira, 2014; hooks, 2003; Crenshaw, 1991; Espinoza, 1998) as theoretical
anchoring. For data collection, autobiographical narratives from three teachers who teach
foreign languages at the center were used, in addition to a questionnaire, applied with the
aim of raising the profile of these participants. The analysis took place according to the
assumptions of Lieblich, Tuval-Mashiach, Zilver (1998) and Paiva (2019). From the
analysis of the narratives, it was noticed that the teachers' life stories contributed to their
classroom practice being engaging and reflective regarding the racial structuralism in
force in our country. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El principal objetivo de esta investigación es comprender, a partir de narrativas
autobiográficas, cómo el proceso de formación de profesores que actúan en el Centro
Interescolar de Línguas de Paranoá (CIL 01 Paranoá), en Brasilia, proporcionó o ha
proporcionado momentos de reflexión que permitan abordar y/o cuestionar la racialidad
en la práctica docente de la enseñanza de lenguas extranjeras. Así, esta investigación se
inscribe en el paradigma cualitativo interpretativo (Chizzotti, 2006) e involucra el diálogo
con autores de la Teoría Racial Crítica (Tate, 1997; Ferreira, 2014; hooks, 2003;
Crenshaw, 1991; Espinoza, 1998) como anclaje teórico. Para la recolección de datos se
utilizaron narrativas autobiográficas de tres docentes que ministran clases de lenguas
extranjeras en el centro antes mencionado, además de un cuestionario, aplicado con el
objetivo de elevar el perfil de estos participantes. El análisis se realizó según los estudios
de Lieblich, Tuval-Mashiach, Zilver (1998) y Paiva (2019). A partir del análisis de las
narrativas, se constató que las historias de vida de los docentes contribuyeron para que su
práctica en el aula fuera participativa y reflexiva a respecto del estructuralismo racial
vigente en nuestro país. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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