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Título: Characterization of verbal fluency in young and older adults
Outros títulos: Caracterização da fluência verbal em adultos jovens e idosos
Autor(es): Pinho, Karine Marques de
Bueno, Luisa Beatriz Ferreira
Satler, Corina Elizabeth
ORCID: https://orcid.org/0009-0000-8816-6520
https://orcid.org/0000-0002-2633-0417
https://orcid.org/0000-0001-7821-2183
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Universidade de Brasilia
Universidade de Brasilia
Assunto: Neuropsicologia
Testes psicológicos
Escolaridade
Cognição
Data de publicação: 22-Mar-2024
Editora: CLIUM.ORG
Referência: PINHO, Karine Marques de; BUENO, Luisa Beatriz Ferreira; SATLER, Corina Elizabeth. Characterization of verbal fluency in young and older adults: Caracterização da fluência verbal em adultos jovens e idosos. Concilium, [S. l.], v. 24, n. 5, p. 331–348, 2024. DOI: 10.53660/CLM-3072-24E35. Disponível em: https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/3072. Acesso em: 25 set. 2024.
Resumo: Tarefas de fluência verbal (FV) são amplamente utilizadas na avaliação neuropsicológica do idoso, porém percebe-se ausência de estudos brasileiros que comparem a FV entre faixas etárias utilizando tarefas de diferentes modalidades. O objetivo deste estudo é investigar o desempenho de jovens e idosos saudáveis em diferentes tarefas de FV (FAS, animais, frutas, ações e alternada), analisando de forma complementar o uso de clustering e switching. A amostra foi composta por 80 adultos divididos em dois grupos de idade (20-40; superior a 60 anos) e anos de escolaridade para o segundo grupo (escolaridade básica; superior). Foram aplicados instrumentos para caracterização da amostra e cinco tarefas de FV. Variáveis demográficas, clínicas e o desempenho nas tarefas de FV foram analisadas utilizando o teste t para amostras independentes. Resultados indicaram diferença estatisticamente significativa entre os grupos etários no desempenho nas tarefas de FV. No grupo idoso, houve melhor desempenho nas tarefas fonológica, de ações e alternada naqueles participantes com nível educacional mais elevado. Conclui-se que tarefas de FV são sensíveis ao declínio esperado nas funções cognitivas-executivas pelo processo de envelhecimento típico, bem como à influência da escolaridade, particularmente nas tarefas que exigem mais esforço cognitivo.
Abstract: Verbal fluency (VF) tasks are widely used in the neuropsychological assessment of older adults, however there is a lack of Brazilian studies that compare VF between age groups using tasks of different modalities. The objective of this study is to investigate the performance of healthy young and older adults in different VF tasks (FAS, animals, fruits, actions and switching), analyzing in a complementary way the use of clustering and switching. The sample consisted of 80 adults divided into two age groups (20-40; over 60 years old) and years of education for the second group (basic education; higher education). Instruments were applied to characterize the sample and five VF tasks. Demographic and clinical variables and performance on VF tasks were analyzed using the t test for independent samples. Results indicated a statistically significant difference between age groups in performance on VF tasks. In the elderly group, there was better performance in the phonological, action and switching tasks in those participants with a higher educational level. It is concluded that VF tasks are sensitive to the expected decline in cognitive- executive functions due to the typical aging process, as well as the influence of education, particularly in tasks that require more cognitive effort.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Ceilândia (FCE)
Curso de Fonoaudiologia (FCE-FONO)
DOI: 10.53660/CLM-3072-24E35
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

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