Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50447
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CartografiaRadiosPublicas.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Cartografia de rádios públicas brasileiras no contexto da plataformização: o caso das Rádios MEC AM e MEC FM
Autor(es): Pinheiro, Elton Bruno Barbosa
Santos, Luís António
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1465-1288
https://orcid.org/0000-0002-7062-0307
Afiliação do autor: Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional
Universidade do Minho
Assunto: Rádio
Comunicação
Radiodifusão
Data de publicação: 1-Jan-2024
Referência: PINHEIRO, Elton Bruno; SANTOS, Luís António. Cartografia de rádios públicas brasileiras no contexto da plataformização: o caso das Rádios MEC AM e MEC FM. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 22, n. 44, 2024. DOI: https://doi.org/10.55738/alaic.v22i44.1066. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1066. Acesso em: 25 set. 2024.
Resumo: Analisa-se a atuação de rádios públicas brasileiras no ambiente das plataformas sociodigitais. Delimita-se o estudo ao caso da Rádio MEC AM e da Rádio MEC FM, vinculadas à Empresa Brasil de Comunicação e exercita-se a cartografia com gestos propostos por Kastrup (2007): rastreio, toque, pouso e reconhecimento atento (nos sites, Spotify, YouTube e App EBC Rádios). Articulam-se dados sobre o consumo de rádio online no Brasil, a regulação do Serviço de Radiodifusão Pública (SRP) e o conceito de Plataformização. Percebe-se que estas rádios ora possuem ações integradas e estratégicas ora atuam com ações dispersivas e irregulares nas plataformas.
Abstract: This paper analyzes the performance of Brazilian public radio stations around socio-digital platforms. The study is limited to the case of Rádio MEC AM and Rádio MEC FM, linked to the Empresa Brasil de Comunicación, using the cartographic method based on gestures proposed by Kastrup (2007): tracking, touching, landing and attentive recognition in websites (Spotify, YouTube and EBC Rádios Application). Thus, data on the consumption of online radio in Brazil, the regulation of the Public Radio Broadcasting Service (SRP) and the Platform concept are articulated. It is observed that these radios sometimes have integrated and strategic actions, or they also act with dispersive and irregular actions on the platforms.
Resumen: Se analiza el desempeño de las radios públicas brasileñas en el entorno de las plataformas sociodigitales. El estudio se limita al caso de la Rádio MEC AM y la Rádio MEC FM, vinculadas a la Empresa Brasil de Comunicación, y ejercita la cartografía con gestos propuestos por Kastrup (2007): rastreo, toque, aterrizaje y reconocimiento atento en sitios web (Spotify, YouTube y Aplicación EBC Rádios). De este modo, se articulan datos sobre el consumo de radio online en Brasil, la regulación del Servicio Público de Radiodifusión (SRP) y el concepto de Plataformización. Se observa que estas radios a veces tienen acciones integradas y estratégicas, o bien actúan con acciones dispersivas e irregulares en las plataformas.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Departamento de Comunicação Organizacional (FAC COR)
DOI: https://doi.org/10.55738/alaic.v22i44.1066
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.