Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50415
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RuyMartinsDosSantosBatista_TESE.pdf3,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Um galo sozinho não tece uma manhã : contribuições da extensão universitária para o desenvolvimento do letramento acadêmico
Outros títulos: The university extension as enabling the development of academic practices : interfaces with academic literacy
Autor(es): Batista, Ruy Martins dos Santos
Orientador(es): Ribeiro, Ormezinda Maria
Assunto: Extensão universitária
Letramento acadêmico
Interação social
Data de publicação: 20-Set-2024
Referência: BATISTA, Ruy Martins dos Santos. Um galo sozinho não tece uma manhã: contribuições da extensão universitária para o desenvolvimento do letramento acadêmico. 2024. 236 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília 2024.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo investigar como a Extensão Universitária possibilita o desenvolvimento do letramento acadêmico, a partir dos resultados alcançados em um curso de extensão realizado com alunos do ensino médio e professores da educação básica vinculados à rede estadual de ensino, graduandos e pós-graduandos da Universidade Federal do Tocantins, em 2021, cuja temática foi a leitura e a escrita no âmbito acadêmico. Nesse sentido, buscou-se nessa pesquisa, especificamente: i) analisar a percepção dos oficineiros, no referido curso de extensão, priorizando o papel social da Extensão Universitária; ii) investigar, a partir da percepção dos oficineiros, como o projeto de extensão possibilitou uma ressignificação da prática docente; iii) analisar a percepção dos colaboradores estudantes e colaboradores oficineiros sobre a relevância da Extensão Universitária no desenvolvimento do letramento acadêmico dos participantes. Para tanto, metodologicamente, a pesquisa está respaldada na abordagem qualitativa e de natureza interpretativista (Denzin; Lincoln, 2006). O corpus do estudo é constituído pelo Curso de Extensão: Desenvolvendo o Letramento Acadêmico: Práticas de leitura e escrita na Universidade. Dessa maneira, a proposta em questão está ancorada na área de conhecimento denominada Linguística Aplicada, em uma “perspectiva indisciplinar” (Moita Lopes, 2009, 2013) que se ocupa em pesquisar a linguagem humana nas suas relações de interação social, bem como a concepção social de Letramento (Lea; Street, 1998, 2014; Street 1995; 2012; 2014). Por fim, com os resultados constatou-se que: a) a extensão se mostra como uma estratégia privilegiada, capaz de possibilitar múltiplas interações que, às vezes, sem necessariamente advir do ensino ou pesquisa, pode materializar o papel social da universidade, viabilizando dessa maneira a ampliação e atuação da instituição; b) a extensão universitária possibilita o fortalecimento social dos participantes nos ambientes acadêmicos; e c) as atividades desenvolvidas na extensão universitária, mais especificamente no curso alvo dessa pesquisa, contribuíram de forma significativa, tanto para os cursistas quanto para os colaboradores-oficineiros, reforçando as teorias já adquiridas no processo de ensino-aprendizagem no compêndio universitário, induzindo os graduandos a uma melhor reflexão, percepção e domínio acerca dos conteúdos ministrados.
Abstract: This study aimed to investigate how University Extension enables the development of academic literacy, based on the results achieved in an extension course held with high school students and basic education teachers linked to the state education network, undergraduates and graduate students at the Federal University of Tocantins, in 2021, whose theme was reading and writing in the academic sphere. In this sense, it was specifically sought in this research: i) to analyze the perception of the workshops, in the aforementioned extension course, prioritizing the social role of University Extension; ii) to investigate, based on the perception of the workshops, how the extension project enabled a reframing of teaching practice; iii) to analyze the perception of student collaborators and workshop collaborators on the relevance of University Extension in the development of the participants' academic literacy. Methodologically, the research is based on a qualitative and interpretivist approach (Denzin; Lincoln, 2006). The corpus of the study consists of the Extension Course: Developing Academic Literacy: Reading and writing practices at university. In this way, the proposal in question is anchored in the area of knowledge called Applied Linguistics, in an "indisciplinary perspective" (Moita Lopes, 2009, 2013) which is concerned with researching human language in its relations of social interaction, as well as the social conception of Literacy (Lea; Street, 1998, 2014; Street 1995; 2012; 2014). Finally, the results show that: a) extension is shown to be a privileged strategy, capable of enabling multiple interactions which, sometimes without necessarily stemming from teaching or research, can materialize the social role of the university, thus enabling the institution to expand and act; b) university extension enables the social strengthening of participants in academic environments; and c) the activities developed in university extension, more specifically in the course that is the target of this research, have made a significant contribution, both for the course participants and for the teacher collaborators, reinforcing the theories already acquired in the teachinglearning process in the university compendium, inducing the undergraduates to better reflect on, perceive and master the content taught.
Resumen: El presente estudio tuvo por objetivo investigar cómo la Extensión Universitaria posibilita el desarrollo del “letramento” académico, a partir de los resultados alcanzados en un curso de extensión realizado con alumnos de la enseñanza secundaria y profesores de la educación básica vinculados a la red estatal de enseñanza, graduandos y posgraduandos de la Universidad Federal de Tocantins, en 2021, cuya temática fue la lectura y la escritura en el ámbito académico. En este sentido, esta investigación buscó , específicamente: i) analizar la percepción de los talleristas, en dicho curso de extensión, priorizando el papel social de la Extensión Universitaria; ii) investigar, a partir de la percepción de los talleristas, cómo el proyecto de extensión posibilitó una resignificación de la práctica docente; iii) analizar la percepción de los colaboradores estudiantes y colaboradores talleristas sobre la relevancia de la Extensión Universitaria en el desarrollo del letramento académico de los participantes. Para ello, metodológicamente, la investigación está respaldada en el enfoque cualitativo y de naturaleza interpretativista (Denzin; Lincoln, 2006). El corpus del estudio está constituido por el Curso de Extensión: Desarrollando el Letramento Académico: Prácticas de lectura y escritura en la Universidad. De esta manera, la propuesta en cuestión está anclada en el área de conocimiento denominada Lingüística Aplicada, en una perspectiva indisciplinar (Moita Lopes, 2009, 2013) que se ocupa de investigar el lenguaje humano en sus relaciones de interacción social, así como la concepción social de Letramento (Lea; Street, 1998, 2014; Street 1995; 2012; 2014). Finalmente, con los resultados fue encontrado que: a) la extensión se muestra como una estrategia privilegiada, capaz de posibilitar múltiples interacciones que, a veces, sin necesariamente derivar de la enseñanza o investigación, puede materializar el papel social de la universidad, viabilizando de esta manera la ampliación y actuación de la institución; b) la extensión universitaria posibilita el fortalecimiento social de los participantes en los ambientes académicos; y c) las actividades desarrolladas en la extensión universitaria, más específicamente en el curso objetivo de esta investigación, contribuyeron de manera significativa, tanto para los cursistas como para los colaboradores-talleristas, reforzando las teorías ya adquiridas en el proceso de enseñanza-aprendizaje en el compendio universitario, induciendo a los graduandos a una mejor reflexión, percepción y dominio acerca de los contenidos impartidos.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.