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Title: Do letramento ao letramento crítico : rumos e passagens por meio de uma oficina literária em uma escola em Ceilândia - DF
Authors: Sousa, João Otávio
Orientador(es):: Silva, Kleber Aparecido da
Assunto:: Letramento
Letramento literário
Letramento crítico
Escrita criativa
Escrita literária
Issue Date: 20-Sep-2024
Citation: SOUSA, João Otavio. Do letramento ao letramento crítico: rumos e passagens por meio de uma oficina literária em uma escola em Ceilândia - DF. 2024. 152 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília 2024.
Abstract: Para ir além das habilidades de codificação e decodificação, o conceito de letramento crítico tem se tornado cada vez mais relevante no contexto escolar. Nessa abordagem, o objetivo do processo de letramento é tornar possível que os leitores avaliem, analisem e, acima de tudo, questionem as informações apresentadas, desenvolvendo assim suas capacidades críticas. Nos termos de Lopes; Andreotti e Menezes de Souza (2006), o letramento crítico estimula a habilidade de identificar pressupostos/ implicações, o que os autores chamam de reflexividade. Essa discussão amplia as formulações de letramento de Soares (2004); Rojo (2009, 2012); Kalantzis; Cope e Pinheiro (2020) entre outros autores, convergindo com o que Freire (1987, 1989) já trazia no escopo das suas reflexões, ainda que não utilizasse esta nomenclatura. Pensando na relevância desta abordagem, a presente pesquisa se desenvolveu em torno de uma oficina de escrita literária para estudantes do 2º ano do ensino médio em uma escola na região administrativa da Ceilândia, localizada na capital federal. Essa oficina buscou despertar o interesse para a escrita literária, promovendo o letramento literário (Candido 2013; Cosson, 2014) e o letramento crítico dos estudantes. Os participantes foram oito estudantes entre 15 e 16 anos. Cada um deles teve como produto final um conto, a partir das formulações de (Cortázar, 2001 e Gotlib, 2006). Dos oito contos produzidos, dois foram analisados nesta pesquisa, juntamente com suas interações através das notas de campo e três questionários semiestruturados, a partir de uma base qualitativa e etnográfica (Wolcott, 1975; Lüdke & André, 1986; Braga, 1988; Minayo, 1999). Os dados foram coletados de maio a setembro de 2022 e analisados de acordo com o modelo de constatação de letramento crítico proposto por Lopes, Andreotti e Menezes de Souza (2006). Os resultados obtidos demonstraram que a oficina proporcionou as condições necessárias para que os alunos pudessem escrever os contos, bem como compreender questões que envolvem letramento, letramento literário e também letramento crítico – ainda que, em relação a este último, lacunas ulteriores tenham sido identificadas. Almeja-se que estes resultados possam contribuir de forma contínua para o aprimoramento das habilidades de escrita dos envolvidos.
Abstract: To go beyond coding and decoding skills, the concept of critical literacy has become increasingly relevant in the school context. In this approach, the objective of the literacy process is to make it possible for readers to evaluate, analyze and, above all, question the information presented, thus developing their critical capabilities. In Lopes’ terms; Andreotti and Menezes de Souza (2006), critical literacy stimulates the ability to identify assumptions/implications, what the authors call reflexivity. This discussion expands Soares’ (2004) literacy formulations; Red (2009, 2012); Kalantzis; Cope and Pinheiro (2020) among other authors, converging with what Freire (1987, 1989) already brought to the scope of his reflections, even if he did not use this nomenclature. Thinking about the relevance of this approach, this research was developed around a literary creative writing workshop for 2nd year high school students at a school in the administrative region of Ceilândia, located in the federal capital. This workshop sought to awaken interest in creative writing, promoting literary literacy (Candido 2013; Cosson, 2014) and critical literacy among students. The participants were eight students between 15 and 16 years old. Each of them had a short story as a final product, based on the formulations of (Cortázar, 2001 and Gotlib, 2006). Of the eight short stories produced, two were analyzed in this research, along with their interactions through field notes and three semi-structured questionnaires, based on a qualitative and ethnographic basis (Wolcott, 1975; Lüdke & André, 1986; Braga, 1988; Minayo, 1999). Data were collected from May to September 2022 and analyzed according to the critical literacy verification model proposed by Lopes, Andreotti and Menezes de Souza (2006). The results obtained demonstrated that the workshop provided the necessary conditions for students to be able to write short stories, as well as understand issues involving literacy, literary literacy, and critical literacy – even though, in relation to the latter, further gaps were identified. It is hoped that these results can continuously contribute to improving the writing skills of those involved.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
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