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Título : Avaliação do desempenho matemático no PISA : foco nos países latino-americanos
Autor : Lima, Paulo Vinícius Pereira de
Moreira, Geraldo Eustáquio
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0001-6679-8439
https://orcid.org/0000-0002-1455-6646
metadata.dc.contributor.affiliation: Secretaria de Estado e Educação do Goiás
Universidade de Brasília
Assunto:: Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa)
Avaliação
Matemática
Resultados
América Latina
Fecha de publicación : 21-ago-2024
Editorial : Sociedade Brasileira de Educação Matemática
Citación : LIMA, Paulo Vinícius Pereira de; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Avaliação do desempenho matemático no PISA: foco nos países latino-americanos. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 29, n. 84, p. 1-23, jul./set. 2024. DOI: https://doi.org/10.37001/emr.v29i84.3926. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3926. Acesso em: 19 set. 2024.
Resumen : O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) tem propiciado insights importantes sobre o desempenho dos estudantes no campo de conhecimento da Matemática na América Latina nas edições já realizadas, de 2000 até 2022. Infelizmente, os resultados alcançados revelam uma lacuna significativa entre os países latino-americanos e os países membros da OCDE que participam da avaliação. Diante disso, este artigo tem como objetivo geral analisar os resultados na área de Matemática no Pisa nos países da América Latina nas edições de 2000-2022. Como metodologia, utilizamos a pesquisa exploratória com ênfase nos documentos oficiais divulgados pelo Pisa e disponibilizados pela OCDE. Os principais resultados revelam que os países da América Latina - Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai, apresentam médias inferiores aos países que participam da avaliação, variando entre 334 e 456 pontos no decorrer das edições realizadas. Indicam, ainda, que os países latino-americanos têm conquistado posições inferiores e crescido de forma amena, demonstrando que os estudantes possuem habilidades básicas em Matemática apenas o bastante para entender resultados e resolver questões simples que estão relacionadas ao contexto, sem aprofundamento significativo. A análise contínua desses resultados é crucial para fortalecer políticas educacionais mais eficazes e promover a equidade no acesso a uma Educação Matemática de qualidade na América Latina.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: (CC BY NC SA)
DOI: https://doi.org/10.37001/emr.v29i84.3926
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

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