http://repositorio.unb.br/handle/10482/50386
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ARTIGO_MasculinidadesPraticasSociais .pdf | 434,25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Masculinidades como práticas sociais : um olhar para os meninos da educação infantil e suas ações “desviantes” |
Other Titles: | Masculinities as social practices : a look at boys in early childhood education and their "deviant" actions |
Authors: | Atta, Danielle de Oliveira Voltarelli, Monique Aparecida |
metadata.dc.identifier.orcid: | https://orcid.org/0000-0003-3487-5596 https://orcid.org/0000-0003-2605-0930 |
metadata.dc.contributor.affiliation: | Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Universidade de Brasília, Faculdade de Educação |
Assunto:: | Educação Infantil Meninos Masculinidade Sociologia da infância |
Issue Date: | 8-Aug-2024 |
Publisher: | Núcleo de Estudo e Pesquisas da Educação na Pequena Infância do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - NUPEIN-CED-UFSC |
Citation: | ATTA, Danielle; VOLTARELLI, Monique Aparecida. Masculinidades como práticas sociais: um olhar para os meninos da educação infantil e suas ações “desviantes”. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 26, n. 49, p. 210-233, jan./jun., 2024. DOI:https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e93901. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/93901. Acesso em: 19 set. 2024. |
Abstract: | Esse artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado em Educação, realizada com um grupo de 15 crianças – 10 meninos e 5 meninas, com idade entre quatro e cinco anos, na qual se investigou as masculinidades como práticas sociais na perspectiva dos meninos da Educação Infantil e traz relatos e registros de episódios em que os meninos transgridem as fronteiras de gênero e vivem uma masculinidade diferenciada dos padrões hegemonicamente conhecidos e socialmente impostos fazendo escolhas que, para muitos, podem ser consideradas desviantes. Utilizando referenciais teóricos da Sociologia da Infância e uma metodologia qualitativa que utilizou a observação participante, o estudo mostra que há práticas sociais estabilizando e desestabilizando as relações e que meninos estão presos nos estereótipos e engessamentos que a visão binária carrega. Alguns deles, todavia, assumem posturas desviantes e vivem uma masculinidade mais saudável. |
Abstract: | This article presents an excerpt from a Master's research project in Education, carried out with a group of 15 children -10 boys and 5 girls, aged between four and five, in which m asculinities were investigated as social practices from the perspective of boys in Early Childhood Education and brings together reports and records of episodes in which the boys transgress gender boundaries and live a m asculinity that differs from the hegemonically known and socially im posed standards, m aking choices that, for m any, can be considered deviant. Using theoretical references from the Sociology of Childhood and a qualitative m ethodology that used participant observation, the study shows that there are social practices that stabilize and destabilize relations and that boys are trapped in the stereotypes and casts that the binary view carries. Som e of them , however, take deviant positions and live a healthier m asculinity. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
Licença:: | LICENÇA DE USO–uso exclusivo da revistaOs autores cedem à Zero-a-Seisos direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho sim ultaneamente licenciado sob a Licença Creative Com m ons Attribution(CC BY) 4.0 International. Esta licença perm ite que terceirosrem ixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autorestêm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar um a tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. |
DOI: | https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e93901 |
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