Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rivera, Amanda Athayde Linhares Martins | pt_BR |
dc.contributor.author | Viegas, Maria Augusta Ferreira Guimarães | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-12T21:08:52Z | - |
dc.date.available | 2024-09-12T21:08:52Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-12 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-29 | - |
dc.identifier.citation | VIEGAS, Maria Augusta Ferreira Guimarães. Teoria da regulação positiva como proposta para suprir lacunas regulatórias: a busca por um ambiente regulatório com repercussões concorrenciais positivas. 2024. 112 f., il. Dissertação (Mestrado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50348 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho analisa as situações em setores de infraestrutura nas quais foram identificados
prejuízos ao mercado e à sociedade, decorrentes da existência de lacunas regulatórias. Elassão
encontradas nos cenários em que o regulador deveria agir, mas não o faz – ou o faz de forma
ineficiente e intempestiva. A partir do estudo de três casos dos setores de aviação civil, energia
elétrica e transporte ferroviário de cargas, foram indentificadas quatro características que
delimitariam aslacunas regulatórias a serem estudadas. São elas: (a) ocorrência em setores de
infraestrutura; (b) existência de essential facility; (c) mercados em que duas agências
reguladoras se unem; e (d) busca de agentes por estrutura que permita maior eficiência na
prestação do serviço. A partir dessas características setoriais, o regulador deveria estar mais
atento à possibilidade de existência de lacunas regulatórias. Esse trabalho buscou a teoria
regulatória mais adequada para solucionar de forma estrutural esses problemas.Em que pese a
teoria mais utilizada pelos reguladores brasileirosser a regulação responsiva, observou-se que
a utilização da teoria da regulação positiva pode ser mais adequada para solucionar os
problemas decorrentes da existência dessaslacunasregulatórias.Isso porque ela dá ao regulador
os mecanismos necessários para evitar a perpetuação de lacunas regulatórias, a partir do seu
objetivo de fomentar a competitividade do mercado e da sua metodologia, que perpassa a
definição de objetivos claros e o alinhamento de expectativas com os regulados, para incentiválos a cumprir a regulação proposta. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Teoria da regulação positiva como proposta para suprir lacunas regulatórias : a busca por um ambiente regulatório com repercussões concorrenciais positivas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infraestrutura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Regulação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Regulação positiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Concorrência | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper analyzes situationsin infrastructure sectorsin which the market and society
were harmed, resulting from the existence of regulatory gaps. These gaps occur in scenarios
where the regulator should act but fails to do so—or does so ineffectively and untimely.
Through the study of three cases in the civil aviation, electricity, and freight rail transport
sectors, four characteristics delimiting these regulatory gaps were identified: (a) occurrence in
infrastructure sectors; (b) presence of essential facilities; (c) markets regulated by multiple
agencies; and (d) agents seeking structures that enhance service efficiency. Based on these
sector-specific characteristics, regulatorsshould be more attentive to the potential existence of
regulatory gaps. Thisstudy sought the most appropriate regulatory theory to structurally address
these issues. Despite the prevalent use of responsive regulation theory by Brazilian regulators,
it was observed that positive regulation theory might be more suitable for resolving problems
arising from these regulatory gaps. This is because it equips regulators with mechanisms to
prevent the perpetuation of regulatory gaps, focusing on fostering market competitiveness
through clear goal-setting and aligning expectations with regulated entities to encourage
compliance with proposed regulations. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Direito (FD) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Direito | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|