Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50315
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
WiltonBorgesDeSousa_DISSERT.pdf4,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Dos crimes ao museu : processos informacionais nas coleções de arte apreendidas pela Operação Lava Jato (2014-2024)
Autor : Sousa, Wilton Borges de
Orientador(es):: Britto, Clovis Carvalho
Assunto:: Arte - colecionadores e coleção
Operação Lava Jato
Museus
Processos da informação
Fecha de publicación : 9-sep-2024
Citación : SOUSA, Wilton Borges de. Dos crimes ao museu: processos informacionais nas coleções de arte apreendidas pela Operação Lava Jato (2014-2024). 2024. 174 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumen : A dissertação investiga os processos informacionais que foram construídos a partir das coleções de arte apreendidas em onze fases da denominada “Operação Lava Jato”, no período compreendido entre 2014 e 2024, as quais se encontram, à exceção de uma, custodiadas no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba/PR. A pesquisa analisa, em um primeiro momento, as relações possíveis entre Artes Visuais, Ciência da Informação, Museologia e Direito, com destaque para algumas experiências de musealização de coleções de arte apreendidas em operações policiais tendo instituições museológicas como fiéis depositárias. Em seguida, a “Operação Lava Jato” é contextualizada no tocante às fases em que conjuntos artísticos foram apreendidos, o que possibilitou apresentar obras e artistas que compõem a referida coleção. Na parte final, a pesquisa se debruça na indicação das possíveis fontes de informação (laudos periciais, catálogos e demais informações técnicas sobre a coleção) elaboradas a partir da construção desse peculiar acervo de obras, formado no contexto de diferentes processos judiciais criminais. A metodologia adotada é do tipo descritiva e exploratória com abordagem qualitativa, faz uso de um estudo de caso com apoio em literatura específica a respeito do tema, bem como em pesquisas e trabalhos que versam sobre musealização de coleções, o que culminou em revisão de literatura, análise documental e visitas técnicas na mobilização de uma ampla gama de documentos extraídos das mais diversas fontes (documentos judiciais de acesso público, documentos administrativos, notícias e matérias jornalísticas, dentre outros), em ordem a evidenciar os desafios enfrentados pelos museus, em geral, e pelo Museu Oscar Niemeyer, em particular, no processo de musealização de obras desse gênero.
Abstract: The dissertation investigates the informational processes that were built from the art collections seized in eleven phases of the so-called "Operação Lava Jato", between 2014 and 2024, which are, with the exception of one, in the custody of the Oscar Niemeyer Museum in Curitiba/PR. The research first analyzes the possible relationships between Visual Arts, Information Science, Museology and Law, highlighting some experiences of musealization of art collections seized in police operations with museum institutions as faithful custodians. Next, "Operação Lava Jato" is contextualized in terms of the phases in which art collections were seized, making it possible to present the works and artists that make up this collection. In the final section, the research focuses on possible sources of information (expert reports, catalogs and other technical information about the collection) drawn from the construction of this peculiar collection of works, formed in the context of different criminal court cases. The methodology adopted is descriptive and exploratory, with a qualitative approach. It makes use of a case study supported by specific literature on the subject, as well as research and work on the musealization of collections, which culminated in a literature review and documentary analysis that mobilized a wide range of documents drawn from the most diverse sources (publicly accessible court documents, administrative documents, news and journalistic articles, among others), in order to highlight the challenges faced by museums in general, and by the Oscar Niemeyer Museum in particular, in the process of musealizing works of this nature.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/50315/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.