Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50242
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_DelimitacaoMitigacaoLacunas.pdf652,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino
Autor : Alvares, Lillian Maria Araújo de Rezende
Santos, Marcello José Barbosa dos
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Assunto:: Ensino e aprendizagem
Aprendizagem significativa
Fecha de publicación : 15-abr-2024
Editorial : Ibict
Citación : ALVARES, Lillian Maria Araujo de Rezende; SANTOS, Marcello José Barbosa dos. Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino. Inclusão Social, Brasília, v. 17, n. 2, 2024. DOI: https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6454. Disponível em: https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/6454. Acesso em: 30 ago. 2024.
Resumen : Explora os complexos desafios, problemas persistentes e contratempos inesperados, contidos no ecossistema educacional e que inevitavelmente levam às lacunas de ensino e aprendizagem. Analisa toda a extensão de sua cadeia de ocorrências, passando por saber o que causa tais fragilidades e que medidas podem ser tomadas para evitar que aconteçam. Apresenta sucintamente as teorias de aprendizagem, seguido das contribuições dos grandes pensadores da educação, com destaque para David Paul Ausubel (1918-2008), com sua aprendizagem significativa e alguns modelos de ensino e aprendizagem, com destaque para o modelo A systems framework of the teaching/learning process de William G. Huitt (1995). De outro lado, traz os constructos do ensino, ressaltando que o processo se refere ao fluxo de conhecimento do professor ao aluno, ou em amplo entendimento, do ensinante ao aprendente, do educador ao educando. Traz John Dewey (1859-1952), o educador que defendeu a necessidade de um ensino contextualizado e orientado aos interesses individuais dos alunos. O trabalho finaliza considerando os principais propulsores da educação do século 21 e encerra propondo algumas iniciativas de mitigação dos problemas.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Curso de Museologia (FCI-Museologia)
Licença:: (CC BY SA)
DOI: https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6454
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/50242/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.