http://repositorio.unb.br/handle/10482/50242
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_DelimitacaoMitigacaoLacunas.pdf | 652,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino |
Autor : | Alvares, Lillian Maria Araújo de Rezende Santos, Marcello José Barbosa dos |
metadata.dc.contributor.affiliation: | Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro |
Assunto:: | Ensino e aprendizagem Aprendizagem significativa |
Fecha de publicación : | 15-abr-2024 |
Editorial : | Ibict |
Citación : | ALVARES, Lillian Maria Araujo de Rezende; SANTOS, Marcello José Barbosa dos. Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino. Inclusão Social, Brasília, v. 17, n. 2, 2024. DOI: https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6454. Disponível em: https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/6454. Acesso em: 30 ago. 2024. |
Resumen : | Explora os complexos desafios, problemas persistentes e contratempos inesperados, contidos no ecossistema educacional e que inevitavelmente levam às lacunas de ensino e aprendizagem. Analisa toda a extensão de sua cadeia de ocorrências, passando por saber o que causa tais fragilidades e que medidas podem ser tomadas para evitar que aconteçam. Apresenta sucintamente as teorias de aprendizagem, seguido das contribuições dos grandes pensadores da educação, com destaque para David Paul Ausubel (1918-2008), com sua aprendizagem significativa e alguns modelos de ensino e aprendizagem, com destaque para o modelo A systems framework of the teaching/learning process de William G. Huitt (1995). De outro lado, traz os constructos do ensino, ressaltando que o processo se refere ao fluxo de conhecimento do professor ao aluno, ou em amplo entendimento, do ensinante ao aprendente, do educador ao educando. Traz John Dewey (1859-1952), o educador que defendeu a necessidade de um ensino contextualizado e orientado aos interesses individuais dos alunos. O trabalho finaliza considerando os principais propulsores da educação do século 21 e encerra propondo algumas iniciativas de mitigação dos problemas. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) Curso de Museologia (FCI-Museologia) |
Licença:: | (CC BY SA) |
DOI: | https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6454 |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.