Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Vasconcelos, Laércia Abreu | - |
dc.contributor.author | Camimura, Cinthia Borges | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-29T21:42:30Z | - |
dc.date.available | 2024-08-29T21:42:30Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-29 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-12 | - |
dc.identifier.citation | CAMIMURA, Cinthia Borges. Inovações em práticas culturais com a “justiça restaurativa”: as “medidas socioeducativas”. 2023. 115 f. , il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.f. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50241 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE, Lei nº 12.594/2012) é uma
política pública de alto impacto para jovens em conflito com a lei, implementando mudanças
culturais da criança e adolescente com plenos direitos. Esta pesquisa apresenta três fases de análise,
resultando em uma combinação de métodos inovadores para a análise de políticas públicas: a
análise de leis em nível operante, análise das metacontingências prescritas pelos documentos
oficiais que regulamentam o SINASE e aplicação de ferramentas de análise de sistemas
comportamentais – TPSs e o mapa do processo. A metacontingência é uma unidade de análise
específica, - definida como a relação entre Contingências Comportamentais Entrelaçadas e
Produtos Agregados selecionados pelas respectivas consequências culturais. As análises
focalizaram variáveis favorecedoras da implementação de princípios da Justiça Restaurativa e dos
Direitos Humanos, características inovadoras do ECA e do próprio SINASE, visto que muitas das
práticas que acontecem no sistema são regulamentadas por leis, demonstrando que leis podem
constituir um instrumento de mudança social em larga escala. Fragilidades e potencialidades nas
leis e na estrutura organizacional das Medidas socioeducativas são apontadas. Identificaram-se
prescrições de ações cujo conhecimento poderá favorecer o alcance dos objetivos do Sistema;
problemas relacionados às consequências individuais prescritas; a complexidade e a necessidade
de intersetorialidade para a execução das medidas socioeducativas, resguardando os princípios
restaurativos explícitos na Lei. Apesar de iniciais, esses estudos avançam em direção ao
desenvolvimento de avaliações funcionais de práticas culturais em contextos aplicados e fornecem
contribuições que podem ser incorporadas de imediato ao Sistema Socioeducativo, bem como
podem sugerir aplicação para o aprimoramento da formulação de leis e de políticas públicas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Inovações em práticas culturais com a “justiça restaurativa” : as “medidas socioeducativas” | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metacontingência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assistência a menores - Brasil | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The National Socio-Educational Assistance System (SINASE, Law nº 12.594/2012) is a high impact public policy for young people in conflict with the law, implementing cultural changes for
children and adolescents with full rights. This research presents three phases of analysis, resulting
in a combination of innovative methods for analyzing public policies: analysis of laws at the
operational level, analysis of metacontingencies prescribed by official documents that regulate
SINASE and application of behavioral systems analysis tools – TPSs and the process map.
Metacontingency is a specific unit of analysis, - defined as the relationship between Intertlocked
Behavioral Contingencies and Aggregate Products selected by their respective cultural
consequences. The analyzes focused on variables that favor the implementation of principles of
Restorative Justice and Human Rights, innovative characteristics of ECA and SINASE itself, since
many of the practices that take place in the system are regulated by laws, demonstrating that laws
can constitute an instrument of social change on a large scale. Weaknesses and potentialities in the
laws and organizational structure of socio-educational measures are highlighted. Action
prescriptions were identified whose knowledge could favor the achievement of the System's
objectives; problems related to prescribed individual consequences; the complexity and the need
for intersectorality for the execution of socio-educational measures, safeguarding the restorative
principles explicit in the Law. Despite being initial, these studies advance towards the development
of functional assessments of cultural practices in applied contexts and provide contributions that
can be immediately incorporated into the Socio-educational System, as well as may suggest
applications for improving the formulation of laws and public policies. | pt_BR |
dc.contributor.email | ccamimura@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|