Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Karnikowski, Margô Gomes de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Garcia, Kerolyn Ramos | - |
dc.contributor.author | Brito, Maria Ivoneide de Lima | - |
dc.contributor.author | Santos, Vivian da Silva | - |
dc.contributor.author | Karnikowski, Isabella Gomes de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Giesteira, Bruno | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-29T12:59:16Z | - |
dc.date.available | 2024-08-29T12:59:16Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | KARNIKOWSKI, Margô Gomes de Oliveira et al. UNISER: um contrato social para a educação sustentável e de qualidade. In: FERREIRA, Ezequiel Martins (org.). Teoria e pesquisa em psicologia. Ponta Grossa - PR: Atena, 2023. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/catalogo/post/uniser-um-contrato-social-para-a-educacao-sustentavel-e-de-qualidade. Acesso em: 29 ago. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50209 | - |
dc.description.abstract | A educação possui um papel essencial para o enfrentamento dos desafios ao longo da vida. Na velhice, as incertezas e vulnerabilidades se intensificam, e ganharam forma com o isolamento social não desejado, em alternativa à pandemia da Covid-19. A UniSER, programa educativo de extensão focado nos idosos e com abordagem intergeracional busca estimular cidadania e o desenvolvimento humano e social das pessoas. Esta investigação teve como objetivo explorar as perspectivas educacionais a serem adotadas pelo programa UniSER, a partir dos dados das pesquisas realizadas no âmbito do programa. As pesquisas envolveram a avaliação da efetividade do programa, bem como a verificação da existência de políticas educacionais para idosos nas Instituições de Educação Superior (IES) no Brasil. Os resultados foram analisados por investigadores na área de gerontologia e docentes do Programa, em uma metodologia dialógica afetiva. Evidenciou-se a ausência de políticas educacionais institucionalizadas para idosos nas IES, ainda que tenham sido identificadas a validade social, mudanças de comportamento e melhorias do bem estar subjetivo. Assim, as ações educativas para idosos nas IES são pulverizadas, dificultando a sustentabilidade, o reconhecimento e o sentimento de pertencimento. Neste sentido, a UniSER deve fomentar ações para instruir políticas educacionais dentro das IES que incluam os idosos, estabelecendo um novo contrato social de educação intergeracional. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Atena Editora | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | UNISER : um contrato social para a educação sustentável e de qualidade | pt_BR |
dc.type | Parte de livro ou capítulo de livro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.rights.license | Todo o conteúdo deste livro está licenciado sob uma Licença de Atribuição Creative Commons. Atribuição-Não-Comercial-NãoDerivativos 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade do Porto | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Ceilândia (FCE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Curso de Farmácia (FCE-FAR) | pt_BR |
dc.description.unidade | Ouvidoria (OUV) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde | pt_BR |
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