Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50209
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_UniserContratoSocial.pdf271,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorKarnikowski, Margô Gomes de Oliveira-
dc.contributor.authorGarcia, Kerolyn Ramos-
dc.contributor.authorBrito, Maria Ivoneide de Lima-
dc.contributor.authorSantos, Vivian da Silva-
dc.contributor.authorKarnikowski, Isabella Gomes de Oliveira-
dc.contributor.authorGiesteira, Bruno-
dc.date.accessioned2024-08-29T12:59:16Z-
dc.date.available2024-08-29T12:59:16Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationKARNIKOWSKI, Margô Gomes de Oliveira et al. UNISER: um contrato social para a educação sustentável e de qualidade. In: FERREIRA, Ezequiel Martins (org.). Teoria e pesquisa em psicologia. Ponta Grossa - PR: Atena, 2023. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/catalogo/post/uniser-um-contrato-social-para-a-educacao-sustentavel-e-de-qualidade. Acesso em: 29 ago. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50209-
dc.description.abstractA educação possui um papel essencial para o enfrentamento dos desafios ao longo da vida. Na velhice, as incertezas e vulnerabilidades se intensificam, e ganharam forma com o isolamento social não desejado, em alternativa à pandemia da Covid-19. A UniSER, programa educativo de extensão focado nos idosos e com abordagem intergeracional busca estimular cidadania e o desenvolvimento humano e social das pessoas. Esta investigação teve como objetivo explorar as perspectivas educacionais a serem adotadas pelo programa UniSER, a partir dos dados das pesquisas realizadas no âmbito do programa. As pesquisas envolveram a avaliação da efetividade do programa, bem como a verificação da existência de políticas educacionais para idosos nas Instituições de Educação Superior (IES) no Brasil. Os resultados foram analisados por investigadores na área de gerontologia e docentes do Programa, em uma metodologia dialógica afetiva. Evidenciou-se a ausência de políticas educacionais institucionalizadas para idosos nas IES, ainda que tenham sido identificadas a validade social, mudanças de comportamento e melhorias do bem estar subjetivo. Assim, as ações educativas para idosos nas IES são pulverizadas, dificultando a sustentabilidade, o reconhecimento e o sentimento de pertencimento. Neste sentido, a UniSER deve fomentar ações para instruir políticas educacionais dentro das IES que incluam os idosos, estabelecendo um novo contrato social de educação intergeracional.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherAtena Editorapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUNISER : um contrato social para a educação sustentável e de qualidadept_BR
dc.typeParte de livro ou capítulo de livropt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordAvaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas educacionaispt_BR
dc.rights.licenseTodo o conteúdo deste livro está licenciado sob uma Licença de Atribuição Creative Commons. Atribuição-Não-Comercial-NãoDerivativos 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0).pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade do Portopt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Ceilândia (FCE)pt_BR
dc.description.unidadeCurso de Farmácia (FCE-FAR)pt_BR
dc.description.unidadeOuvidoria (OUV)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Livros e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.